Negociando na bolsa de valores
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Mundo caminha para recessão e Brasil deve crescer só 2,2% em 2025, projeta ONU; invistaja.info;
IGTI3 | P/VP: 1.07 | Liq.Corr.: 2.76 | Cotacao: 2.23 | Mrg.Ebit: 0.539 | Mrg.Liq.: 0.3234 | Cresc.5anos: 0.1624
A guerra comercial travada por Donald Trump faz a economia global caminhar para uma recessão, e o impacto será sentido no Brasil, avalia a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). Em relatório divulgado nesta quarta-feira (16), a entidade projeta desaceleração do crescimento mundial para 2,3% em 2025, abaixo da marca de 2,5%, considerada o limiar técnico de uma fase recessiva global.
“O ambiente atual de fragmentação econômica e instabilidade financeira está puxando a economia mundial para baixo”, diz o relatório.
A UNCTAD alerta para o aumento da incerteza econômica e os efeitos das tarifas impostas pelos Estados Unidos sob a gestão Trump, que vêm pressionando o comércio internacional e prejudicando países em desenvolvimento.
+Ibovespa Futuro cai com reação à decisão do governo dos EUA sobre chips da Nvidia
Para o Brasil, a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) é de 2,2% em 2025, abaixo dos 3,4% registrados no ano passado, em desaceleração em ambiente de juros altos, dólar volátil e menor fluxo de capitais para mercados emergentes. O país, segundo a UNCTAD, também sofre com o enfraquecimento da demanda externa e o impacto de tarifas comerciais sobre cadeias produtivas globais.
O relatório afirma que o dinamismo observado no final de 2024 — impulsionado por uma antecipação de compras diante da expectativa de tarifas — não se sustentou. A reversão do impulso comercial e a elevação do chamado “índice do medo” nos mercados financeiros indicam uma perspectiva de estagflação: crescimento baixo com pressão inflacionária.
hotWords: projeta caminha recessão para 2,2% brasil
Além disso, diz a entidade, a incerteza em relação à política econômica atingiu, no início de 2025, seu nível mais alto desde 2000. O clima de instabilidade, afirma a UNCTAD, afeta diretamente decisões de investimento, contratação e financiamento — sobretudo nos países em desenvolvimento.
Diante desse cenário, a entidade recomenda maior integração comercial regional e reforço em acordos Sul-Sul como alternativas para mitigar os impactos de choques externos. Para o Brasil, reforça, isso significa ampliar parcerias na América Latina e na Ásia, diversificando mercados e fontes de financiamento.
OMC vê maior queda do comércio desde a pandemia
O relatório da UNCTAD vem no mesmo dia em que a Organização Mundial do Comércio (OMC) cortou sua previsão para o comércio global de mercadorias, passando a ver queda de 0,2% este ano, ante expectativa anterior de crescimento de 3,0%.
Segundo a entidade, as novas tarifas dos Estados Unidos e efeitos colaterais podem levar à maior queda do comércio global desde o auge da pandemia de Covid-19.
palavras-chave: Mundo caminha para recessão e Brasil deve crescer só 2,2% em 2025, projeta ONU; invistaja.info;
RIO DE JANEIRO | economia | invistaja.info – Mundo caminha para recessão e Brasil deve crescer só 2,2% em 2025, projeta ONU
REFLEXÃO: Robert Brokamp, da Motley Fool: Diversificação reduz os riscos, aumenta a previsibilidade e impulsiona os retornos.
Notícias relacionadas:
Dólar hoje avança com incerteza sobre política tarifária dos EUA
Vendas no varejo dos EUA sobem em março por compra de veículos antes das tarifas
Smartfit (SMFT3) é novidade na 2ª prévia do próximo Ibovespa; veja carteira
Itaú revisa para baixo projeção para inflação, mas mantém Selic a 15,25% este ano
Seja anunciante no invistaja.info