Publicidade

Olaf Scholz é eleito chanceler e encerra era Angela Merkel na Alemanha

Scholz vai governar o país pelos próximos quatro anos, caso consiga manter de pé uma coalizão de três partidos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias de trader para trader

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Olaf Scholz é eleito chanceler e encerra era Angela Merkel na Alemanha; invistaja.info;


MELK3 | Pat.Liq: 1177750000.0 | Div.Brut/Pat.: 0.03 | P/ACL: 0.87 | PSR: 1.273 | Cotacao: 4.18 | Mrg.Liq.: 0.0923

Após 16 anos, está oficialmente encerrada a era Angela Merkel na Alemanha. Vencedor das eleições de setembro passado, o social-democrata Olaf Scholz, 63, foi eleito como novo chanceler federal pelo Parlamento nesta quarta-feira (8) e vai governar o país pelos próximos quatro anos, caso consiga manter de pé uma coalizão de três partidos.

Scholz precisava de 369 votos no Parlamento, mas recebeu 395, um pouco a menos do que os 416 disponíveis na aliança formada pelo Partido Social-Democrata (SPD), pelo Partido Democrático Liberal (FDP) e pela legenda ambientalista Os Verdes.

Em seguida, Scholz foi empossado como chanceler pelo presidente Frank-Walter Steinmeier, no Palácio de Bellevue, em Berlim. Ele é o quarto chefe de governo do SPD desde a queda do nazismo, após Willy Brandt (1969-1974), Helmut Schmidt (1974-1982) e Gerhard Schroeder (1998-2005). Já a União Democrata-Cristã (CDU), partido conservador de Merkel, volta para a oposição depois de 16 anos no poder.

+Para Barclays e UBS, nem Fed nem ômicron vão segurar as bolsas

Assim como sua antecessora, Scholz é visto como pragmático e pouco carismático, mas também como um cumpridor de metas capaz de lidar com temas espinhosos.

De perfil discreto, ele viu sua popularidade crescer durante a pandemia, quando, na função de ministro das Finanças, instituiu subsídios estatais substanciais para proteger a economia nacional.

Scholz também é um dos autores do fundo de recuperação da União Europeia, instrumento inédito que vai distribuir 750 bilhões de euros entre os Estados-membros para garantir a retomada econômica do bloco.

O acordo da coalizão “semáforo” prevê um aumento do salário mínimo de 9,60 para 12 euros por hora, a legalização da maconha para adultos e que 80% da energia da Alemanha seja produzida por fontes renováveis até 2030.

Além disso, Scholz prometeu distribuir 1 bilhão de euros em bônus para trabalhadores da saúde na linha de frente contra a pandemia.

hotWords: angela eleito merkel olaf scholz

Publique seu negócio no invistaja.info

O novo governo toma posse em um momento de explosão dos novos casos de Covid-19 no país, que vem batendo seguidos recordes de contágios diários, enquanto as mortes voltaram ao patamar do fim de fevereiro.

Scholz defende a vacinação obrigatória contra a Covid, e o Parlamento deve começar a discutir o tema nos próximos dias.

Atualmente, pessoas que não tenham se imunizado ou não estejam recém-curadas da doença não podem frequentar locais de lazer e o comércio não essencial.

Felicitações

Após a eleição de Scholz pelo Bundestag, o presidente da China, Xi Jinping, enviou uma mensagem de congratulações para o novo chanceler.

No texto, o mandatário destaca a “grande importância das relações” entre os dois países e se diz disposto a “trabalhar para levar os laços bilaterais a um novo nível”.

Já a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, desejou um “bom início” de mandato e afirmou aguardar “com impaciência para continuar uma colaboração confiável para uma Europa forte”. (ANSA)

Analista da Rico Corretora ensina ferramentas práticas a extrair lucro do mercado financeiro de forma consistente. Inscreva-se Grátis.

palavras-chave: Olaf Scholz é eleito chanceler e encerra era Angela Merkel na Alemanha; invistaja.info;

GLEBA PALHANO | economia | invistaja.info – Olaf Scholz é eleito chanceler e encerra era Angela Merkel na Alemanha

REFLEXÃO: Bill Mann, da Motley Fool Asset Management: Busque investir em conjunto com grandes gestores, depois, é só ser paciente.

Notícias relacionadas:

Pesquisa mostra 63% de micros e pequenos empresários otimistas com seus negócios

Eletrobras tem privatização analisada, BRF estipula guidance de receita e mais notícias

Guedes: vamos falar sobre privatizações com redução de pobreza na campanha

BRF projeta receita líquida de R$ 65 bi para período 2021-24

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade