Publicidade

OMC prevê que comércio global vai se recuperar de forma lenta, porém constante

Para a Organização Mundial do Comércio, o abrandamento das pressões inflacionárias deve ajudar a elevar volume do comércio de mercadorias em 2,6% em 2024 e 3,3% em 2025, após declínio de 1,2% em 2023

Negociando na bolsa de valores

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: OMC prevê que comércio global vai se recuperar de forma lenta, porém constante; invistaja.info;


CMET4 | Pat.Liq: 2847970000.0 | P/ACL: 27.2 | Liq.2meses: 0.0 | Mrg.Liq.: 0.4303 | ROE: 0.664 | P/Ativo: 3.136

ListenToMarket: OMC prevê que comércio global vai se recuperar de forma lenta, porém constante – Áudio gerado às: 12:40:9

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

Genebra (MarketMsg) – O comércio global de mercadorias deve se recuperar neste ano, porém de forma mais lenta do que o esperado anteriormente, depois de apenas seu terceiro declínio em 30 anos em 2023, disse a Organização Mundial do Comércio (OMC) nesta quarta-feira (10).

O órgão sediado em Genebra disse que o abrandamento das pressões inflacionárias deve ajudar o volume do comércio de mercadorias a aumentar 2,6% em 2024 e 3,3% em 2025, após um declínio de 1,2% no ano passado. A OMC havia previsto anteriormente uma alta de 3,3% em 2024.

Ao mesmo tempo, a OMC alertou sobre os riscos da fragmentação do comércio devido às tensões geopolíticas, ao aumento do protecionismo e ao agravamento da crise no Oriente Médio, em que os ataques a navios comerciais no Mar Vermelho já têm desviado o comércio entre Europa e Ásia.

+Inflação americana e IPCA prometem trazer volatilidade à bolsa, junto com ata do Fomc

Antes do ano passado, o comércio global só havia caído em dois anos desde que a OMC foi criada em 1995. O comércio global caiu 5% durante a pandemia em 2020 e mais de 12% durante a crise financeira global de 2009.

Em 2023, a demanda de importação foi particularmente fraca na Europa, onde o impacto dos preços mais altos de energia e da inflação foi mais intenso.

hotWords: constante lenta, prevê recuperar global

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

A OMC disse que os riscos para sua previsão de 2024 estavam inclinados para o lado negativo, com seu intervalo de previsão sendo de queda de 1,6% a alta de 5,8%.

O economista-chefe da OMC, Ralph Ossa, disse que há evidências de fragmentação do comércio, mas não de desglobalização, com o comércio continuando a crescer, mas a um ritmo mais lento do que na década de 1990.

A OMC estimou anteriormente que uma dissociação total do mundo em blocos geopolíticos poderia reduzir o PIB global em 5%.

No Mar Vermelho, por onde normalmente passam 12% do comércio global, a OMC disse que o transporte marítimo foi reduzido, mas não interrompido, e as taxas de frete marítimo estão contidas.

Ossa disse que a situação precisa ser monitorada de perto, acrescentando que o risco de picos nos preços do petróleo decorrentes de uma escalada da crise no Oriente Médio provavelmente seria mais significativo do que a própria interrupção do Canal de Suez.

palavras-chave: OMC prevê que comércio global vai se recuperar de forma lenta, porém constante; invistaja.info;

GLEBA PALHANO | mercados | invistaja.info – OMC prevê que comércio global vai se recuperar de forma lenta, porém constante

REFLEXÃO: Michael Kitces, conselheiro financeiro: Invista pensando no longo prazo, não especule, mas, não ignore as flutuações do mercado.

Veja também:

FMI alerta que política industrial não é remédio para crescimento econômico lento

Mercadante evita falar de Petrobras (PETR4) em evento no BNDES

Ibovespa ignora IPCA mais fraco e cai 0,8%, com influência de alta dos juros dos EUA

Piora da inflação nos EUA pode influenciar nas decisões do Copom, diz economista

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress