Publicidade

OPAs hostis? Empresas têm adotado medidas para se blindar de ofertas de compra

Mas, se não tiver meios de lançar mão da blindagem, a avaliação de fechar capital não é uma questão simples para as companhias

Investindo como profissionais

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: OPAs hostis? Empresas têm adotado medidas para se blindar de ofertas de compra; invistaja.info;


PORP4 | EV/EBITDA: 0.0 | PSR: 0.0 | EV/EBIT: 0.0 | P/EBIT: 0.0 | Cresc.5anos: 0.1366 | ROE: -0.0208

ListenToMarket: OPAs hostis? Empresas têm adotado medidas para se blindar de ofertas de compra – Áudio gerado às: 10:10:58

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

Uma consequência da queda expressiva nos preços das ações é que as companhias listadas em Bolsa ficam expostas a ofensivas de compradores por meio de ofertas hostis, via mercado, e em transações nem sempre vistas como vantajosas pelos controladores.

Para se blindar de ofertas desse tipo, a farmacêutica Hypera (HYPE3), por exemplo, anunciou na semana passada que o Grupo Votorantim dobrou sua participação no capital da empresa, chegando a 11%.

Já a Hapvida (HAPV3), do segmento de planos de saúde, também aprovou no mês passado a inclusão, no estatuto da companhia, da “pílula de veneno”, que obriga uma oferta pública de aquisição de ações (OPA) no caso de qualquer acionista ou grupo de acionistas atingir participação igual ou superior a 20% do seu capital.

+B3 divulga 1ª prévia da nova carteira do Ibovespa com entrada de 1 ação e 2 saídas

Mas, se não tiver meios de lançar mão da blindagem, a avaliação de fechar capital não é uma questão simples para as companhias. Pois pode esbarrar em brigas entre acionistas que não queiram se desfazer das ações na baixa, gerando desgastes e riscos de imagem.

Além disso, fechar capital tem custos relevantes, especialmente porque, caso mais adiante a empresa decida voltar ao mercado, por meio de oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), terá de aguardar uma janela e ainda pode vir acompanhada de certa desconfiança de investidores com aquela companhia – que era aberta, fechou o capital e quer ser aberta de novo.

hotWords: blindar opas compra ofertas para

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

DECISÕES DA MATRIZ

Outro fator que vem deixando analistas e investidores atentos à movimentação das empresas no mercado acionário são decisões tomadas pelas matrizes de grupos estrangeiros com ações listadas na B3 – como aconteceu com o Carrefour, que em fevereiro anunciou a intenção de fechar o capital do Carrefour Brasil (CRFB3) – a matriz tem 70% do capital da subsidiária , a Península, da família Diniz, 7,3%, e o restante é pulverizado.

Após esse movimento da varejista francesa, os analistas do Bradesco BBI foram atrás de potenciais novos casos e encontraram 31 empresas listadas na América Latina já dominadas por estrangeiros e que, eventualmente, poderiam querer comprar as demais ações. Nelas, os estrangeiros já têm participação média de 54% no capital.

O time de analistas do Bradesco BBI vê, no entanto, como “exageradas” as preocupações com a diminuição do mercado de ações do Brasil. O número de ações listadas localmente caiu 13% nas últimas duas décadas.

Em recentes reuniões do Santander Brasil (SANB11) com investidores no Rio, uma dos principais questionamentos dos investidores se referia a um potencial fechamento de capital da subsidiária brasileira pela matriz espanhola, de acordo com relatório da Genial Investimentos.

Eduardo Nishio, analista da Genial, ressalta no texto que o tema é uma “especulação” e que não houve nenhuma sinalização do Santander Espanha sobre um movimento neste sentido. A razão das perguntas, diz ele, deveu-se ao fato de que a filial brasileira está “barata” em relação aos múltiplos da matriz em Madri. Também porque, em 2023, o Santander fechou o capital da subsidiária no México.

palavras-chave: OPAs hostis? Empresas têm adotado medidas para se blindar de ofertas de compra; invistaja.info;

FLORIANÓPOLIS | mercados | invistaja.info – OPAs hostis? Empresas têm adotado medidas para se blindar de ofertas de compra

REFLEXÃO: Barry Ritholtz, da Bloomberg: Mantenha a simplicidade, faço menos e administre sua estupidez.

Leia também:

B3 divulga 1ª prévia da nova carteira do Ibovespa com entrada de 1 ação e 2 saídas

Argentina busca acordo comercial com EUA em meio à iminência de tarifas de Trump

Argentina busca acordo comercial com EUA em meio à iminência de tarifas de Trump

Michael Klein quer destituir presidente do conselho da Casas Bahia (BHIA3)

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress