Publicidade

Opep prevê expansão da produção de líquidos do cartel e também de países de fora

O documento também traz que a oferta de líquidos de países não pertencentes à Opep continuará sua recuperação pós-pandemia

Informação para o trader investidor

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Opep prevê expansão da produção de líquidos do cartel e também de países de fora; invistaja.info;


CVCB3 | P/Cap.Giro: -2.24 | Pat.Liq: 491391000.0 | Mrg.Ebit: -0.1631 | Cresc.5anos: -0.1584 | EV/EBIT: -11.23 | P/ACL: -1.27

ListenToMarket: Opep prevê expansão da produção de líquidos do cartel e também de países de fora – Áudio gerado às: 12:30:30

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) espera que a produção de líquidos do cartel se expanda de 31,6 milhões de barris por dia (mb/d) em 2021 para cerca de 36 mb/d em 2022, se mantendo estável em torno desse nível no médio prazo. No entanto, os líquidos devem aumentar novamente, subindo para 42,4 mb/d até 2045. “Assim, a participação da Opep no fornecimento global de líquidos deverá aumentar de 33% em 2021 para 39% em 2045”, diz o relatório Perspectivas Mundiais do Petróleo, divulgado nesta segunda-feira, 31.

O documento também traz que a oferta de líquidos de países não pertencentes à Opep continuará sua recuperação pós-pandemia e deve crescer de 63,6 mb/d em 2021 para 71,4 mb/d em 2027. Antes disso, deve avançar 65,7 e 67,4 e 68,5 em 2022, 2023 e 2024, respectivamente.

Para o cartel, os EUA continuarão a ser a principal fonte de crescimento a médio prazo, fornecendo 3,9 mb/d ou 50% de produção incremental. Outras fontes importantes de crescimento da oferta a médio prazo são: Brasil (+1,2 mb/d), Guiana (+0,8 mb/d), Canadá (+0,5 mb/d) e Noruega (+0,4 mb/d). Em contraste, as tensões geopolíticas do conflito na Ucrânia devem resultar em uma queda de 0,7 mb/d no fornecimento de líquidos russos, no médio prazo.

+Fundo cripto da Arca dobra captação mesmo com prejuízo em Terra (LUNA)

“Riscos para as perspectivas econômicas, inflação alta, metas de política energética confrontadas com desafios de segurança energética e questões sobre déficits no investimento, juntamente com incertezas geopolíticas persistentes e novas, significam que permanecem riscos significativos em relação às perspectivas de oferta de líquidos de longo prazo”, pondera a Opep.

Por tipo de líquidos produzidos por países de fora da Opep, o relatório traz que, no médio prazo, prevê crescimento de óleo bruto, que representa 4,7 mb/d, ou 60% dos 7,9 mb/d projetados de aumento no horizonte 2021-2027. Já o gás natural representa 1,7 mb/d, ou pouco mais de 20%, e biocombustíveis combinados, ganhos de processamento de refinaria e “outros líquidos” compõem outros 1,4 mb/d, também próximo de 20%.

No longo prazo, porém, a tendência do petróleo bruto é revertida, com oferta em declínio de 3,3 mb/d, “à medida que os campos amadurecem cada vez mais e com o petróleo bruto dos EUA, em particular, vendo um pico”. Ao mesmo tempo, outros líquidos não brutos evidenciam crescimento no período 2021-2045, “mais do que compensando o declínio do petróleo bruto e permitindo um incremento total em líquidos de 3,9 mb/d até 2045”, conclui a Opep.

palavras-chave: Opep prevê expansão da produção de líquidos do cartel e também de países de fora; invistaja.info;

CALIFORNIA | economia | invistaja.info – Opep prevê expansão da produção de líquidos do cartel e também de países de fora

REFLEXÃO: Tom Gardner, da Motley Fool: Encontre lideres notáveis e uma missão para o longo da vida.

Veja também:

AMD e EY querem fazer empresas substituírem Amazon por Web 3.0; entenda

Primeira tarefa de Lula na economia deve ser escolher “time” que traga credibilidade, dizem analistas

Soma (SOMA3) ainda luta para arrumar a casa da Hering um ano após aquisição da marca

Após novos casos de covid na cidade, Disney de Xangai faz lockdown forçado

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress