Investindo como um profissional
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: Para Campos Neto, Brasil pode surpreender e crescer um pouco mais de 2% neste ano; invistaja.info;
BAZA3 | ROIC: 0.0 | Cotacao: 90.0 | P/ACL: 0.0 | P/Cap.Giro: 0.0 | ROE: 0.2056 | Pat.Liq: 5811580000.0
ListenToMarket: Para Campos Neto, Brasil pode surpreender e crescer um pouco mais de 2% neste ano – Áudio gerado às: 13:31:4
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse nesta quarta-feira (7) que o crescimento econômico do Brasil pode surpreender neste ano e ficar um pouco acima de 2% – patamar que tem sido defendido pelo governo federal.
A mais recente estimativa oficial do BC para o Produto Interno Bruto (PIB), divulgada em dezembro, aponta para um crescimento menor, de 1,7% em 2024. Apesar das projeções menos otimistas de grande parte do mercado, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) afirmou ontem que a economia brasileira deve se expandir pelo menos 2%.
“Penso que temos um horizonte para 2024 que pode surpreender positivamente, inclusive combinado com a queda da taxa de juros. Ela [Selic] vindo para um patamar mais razoável e condizente com o comportamento dos preços, penso que nós poderemos ter um 2024 que supere as expectativas iniciais”, disse Haddad. “Não vejo razão para crescermos menos de 2%. Já tem gente séria do mercado falando em 2,5%, em 2,6%”.
+Inflação de serviços teve ligeira piora, mas segue convergência, diz Campos Neto
Campos Neto disse em palestra no evento Blue Connections, que o resultado da balança comercial do país em 2024 deve seguir acima da média, mas ser um pouco pior, como consequência de uma base de comparação muito alta em 2023, devido à super safra. Para além da atividade de curto prazo, o presidente do BC defendeu que o país precisa trabalhar em direção a um crescimento estrutural maior no longo prazo.
hotWords: pouco surpreender neste neto, crescer mais
Seja anunciante no invistaja.info
Déficit zeroO presidente do BC afirmou também que é importante que governo tente perseguir sua meta fiscal, mesmo que seja difícil, pois a “saúde” das contas públicas tem relação direta com o processo de afrouxamento monetário. Ele reconheceu que o governo está “fazendo uma força” para alcançar o objetivo, que estipula um déficit primário zero para 2024.
Ontem ele havia dito que a confirmação da meta fiscal de déficit zero em 2024, prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado, ajudou a ancorar expectativas do mercado e nortear decisões de política monetária.
O mercado financeiro, no entanto, tem duvidado da capacidade do governo de alcançar a meta, devido à resistência no Congresso a algumas medidas que buscam aumentar a arrecadação, como a reoneração gradual da folha de pagamentos, e à piora na relação com parlamentares, principalmente o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
(Com Reuters)
FARIA LIMA | mercados | invistaja.info – Para Campos Neto, Brasil pode surpreender e crescer um pouco mais de 2% neste ano
REFLEXÃO: Rich Greifner, da Motley Fool: Pense a longo prazo, seja paciente e busque por retornos assimétricos.
Leia também:
Snap: ação desaba mais de 30% após relatar vendas de anúncios abaixo de rivais
Inflação de serviços teve ligeira piora, mas segue convergência, diz Campos Neto
S&P 500 atinge novo pico recorde com balanços e perspectivas para juros em destaque
Comércio tem altos e baixos em 2023, mas inflação em queda e renda maior devem ajudar
Seja anunciante no invistaja.info