Participação da Petrobras na FBCF caiu para 3,8% em 2020, mostra levantamento

Para 2021, a projeção também é de queda, após a divulgação dos resultados da estatal sobre o desempenho do primeiro trimestre deste ano
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Investindo como um profissional

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Participação da Petrobras na FBCF caiu para 3,8% em 2020, mostra levantamento; invistaja.info;


BIDI3 | Cresc.5anos: 0.3091 | P/VP: 14.38 | ROIC: 0.0 | P/ACL: 0.0 | Mrg.Liq.: 0.0 | DY: 0.0007

A participação da Petrobras na Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) do Brasil vem caindo anualmente, e a tendência é de que esse movimento persista também em 2021. Em 2014, a participação na FBCF da estatal era de 7,6%, passando para 3,8% em 2020, segundo levantamento do economista Cloviomar Caranine, da subseção do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos na Federação Única dos Petroleiros (Dieese/FUP).

Para 2021, a projeção também é de queda, após a divulgação dos resultados da estatal sobre o desempenho do primeiro trimestre deste ano.

Os investimentos realizados, de US$ 1,9 bilhão nos três primeiros meses, vão na linha dos investimentos anteriores e mostram queda de 6,6% em relação ao trimestre anterior, e de 21,3% em relação ao 1º trimestre de 2020.

+Prêmios de títulos do Tesouro Direto têm alta na manhã desta segunda-feira

“A comparação entre os investimentos da Petrobras e o total de investimentos realizados pela economia brasileira (Formação Bruta de Capital Fixo) mostra que a Petrobras vem reduzindo sua participação. Se em 2009, a Petrobras sozinha, respondia por 11,1% de todos os investimentos realizados na economia brasileira, em 2020 foi de 3,8%”, informa o economista.

hotWords: mostra petrobras caiu 3,8% participação

Seja anunciante no invistaja.info

Para ele, a Petrobras tem capacidade de realizar volume maior de investimentos, o que poderia ajudar no enfrentamento da crise econômica, agravada pela pandemia da covid-19.

“Basta ver que, em 2010, o PIB brasileiro cresceu 7,5% em um momento em que as grandes economias mundiais estavam em queda (naquele ano, a participação da Petrobras na FBCF foi de 9,6%). Mas, a partir de 2014, percebe-se uma mudança estrutural, aprofundada em 2016, de redução dos investimentos das estatais (em especial da Petrobras)”, explica Caranine.

Segundo o levantamento, mesmo buscando focar em investimentos em exploração e produção na região Sudeste – e reduzindo presença no Nordeste -, os resultados da Petrobras refletem quedas de investimentos também nessa área, com menos 24% no primeiro trimestre de 2021 contra 2020, ou de 50% no pré e pós-sal, em refino e projetos em energias renováveis, entre outros, informa o economista do Dieese/FUP.

Stock Pickers lança curso online e gratuito que ensina a identificar ativos com ótimo potencial de valorização. Inscreva-se.

palavras-chave: Participação da Petrobras na FBCF caiu para 3,8% em 2020, mostra levantamento; invistaja.info;

GLEBA PALHANO | mercados | invistaja.info – Participação da Petrobras na FBCF caiu para 3,8% em 2020, mostra levantamento

REFLEXÃO: Robert Brokamp, da Motley Fool: Diversificação reduz os riscos, aumenta a previsibilidade e impulsiona os retornos.

Leia também:

Dólar fecha em ligeira queda com mercado de olho no Fed

Ações de Cemig e Rede D’Or sobem após balanços; Vale e siderúrgicas têm alta de até 3,5% e Braskem avança

Ibovespa fecha em alta de 0,9% na contramão de Wall Street e encosta nos 123 mil pontos puxado por Petrobras e Vale

Ação da GetNinjas (NINJ3) fecha em queda de 3,75% em estreia na Bolsa

Anuncie no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.