Investindo como profissionais
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: Pausa de 90 dias? Boato sobre tarifas causa “montanha-russa” nos mercados globais; invistaja.info;
DHBI4 | P/EBIT: -0.2 | Mrg.Ebit: -0.2358 | Liq.2meses: 0.0 | Cotacao: 1.01 | Div.Brut/Pat.: -0.99 | Cresc.5anos: -0.2362
Um boato a respeito de uma suposta pausa de 90 nas tarifas impostas pelos Estados Unidos causou uma “montanha-russa” nas bolsas globais nesta segunda-feira (7), com preços virando de forte queda para alta, e para perdas novamente, à medida que a história era espalhada – e depois desmentida – pela emissora americana CNBC.
Tudo começou quando a TV sinalizou ao vivo que o diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, Kevin Hassett, teria afirmado que o presidente Donald Trump estaria avaliando suspender por 90 dias a nova política tarifária para todos os países, com exceção da China.
A “fake news” foi recebida como uma sinalização oficial de que Trump considera uma flexibilização parcial da política tarifária, em meio a pressões de investidores e líderes empresariais contra o pacote de tarifas que entrou em vigor no sábado (5). No domingo (6), o bilionário Bill Ackman foi um dos que defendeu uma pausa imediata das tarifas para evitar o que ele chamou de “inverno nuclear econômico”.
A ideia de que Trump estaria considerando pausar as tarifas teve efeito imediato nos mercados, e os índices americanos viraram. Às 11h08, esse era o estado dos índices americanos:
Dow Jones: -2,76% (na abertura: -2,97%)S&P 500: -2,17% (na abertura: -3,29%)Nasdaq: -1,80% (na abertura: -4,01%)
hotWords: mercados dias? sobre causa globais
Logo após a suposta pausa, às 11h16 eles ficaram assim:
Dow Jones: +1,37%S&P 500: +2,48%Nasdaq: +3,48%
Mas, o mercado voltou a azedar assim que a Casa Branca negou a informação. Os âncoras da CNBC ainda se perguntavam no ar de onde teria vindo a afirmação de Hasset, quando secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou à emissora que eram “fake news”.
O próprio Trump postou nas redes sociais um vídeo da apresentadora da Fox Business, Maria Bartiromo, dizia que, apesar da turbulência, “o presidente Trump não vai ceder”.
palavras-chave: Pausa de 90 dias? Boato sobre tarifas causa “montanha-russa” nos mercados globais; invistaja.info;
GLEBA PALHANO | mercados | invistaja.info – Pausa de 90 dias? Boato sobre tarifas causa “montanha-russa” nos mercados globais
REFLEXÃO: Michael Batnick, gestor de patrimônios da Ritholtz: Evitar erros catastróficos é mais importante do que construir o portfólio perfeito.
Leia também:
UE está pronta para acordo, mas pode tomar medidas contrárias, diz von der Leyen
Azevêdo: tarifas de Trump podem ser forma dolorosa de provocar reformulação na OMC
Em raro post, Druckenmiller rejeita escalada tarifária defendida por Trump
Dólar hoje avança por temores de recessão global com guerra de tarifas