invistaja.info | Informação p/ quem vive o mercado

Publicidade

PEC da autonomia financeira do BC pode ser votada antes do recesso, diz relator

“Agora é uma questão política aqui no Senado, mas o relatório está pautado para esta quarta-feira, quando lerei [o parecer] e vamos colocar em votação com os membros da CCJ”, afirmou o senador Plínio Valério (PSDB-AM)

Conteúdo de quem vive de mercado

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: PEC da autonomia financeira do BC pode ser votada antes do recesso, diz relator; invistaja.info;


POWE3 | Liq.Corr.: 1.13 | Pat.Liq: 988330000.0 | P/VP: 0.99 | EV/EBITDA: 10.01 | ROE: 0.0413 | P/EBIT: 17.61

ListenToMarket: PEC da autonomia financeira do BC pode ser votada antes do recesso, diz relator – Áudio gerado às: 14:30:11

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

O relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 65, que trata da autonomia financeira e orçamentária do Banco Central, Plínio Valério (PSDB-AM), projeta que seu parecer possa ser votado ainda antes do recesso do meio do ano Congresso.

“A autonomia do BC é necessária. Agora é uma questão política aqui no Senado, mas o relatório está pautado para esta quarta-feira, quando lerei [o parecer] e vamos colocar em votação com os membros da CCJ [Comissão de Constituição e Justiça]”, disse o parlamentar, em vídeo divulgado nesta segunda-feira (10) pela sua assessoria.

Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

+CEO da Rosneft: objetivos da transição energética são ideológicos e irreais

Depois da CCJ, o relatório, que, entre outros pontos, transforma o BC em uma empresa pública, precisa passar pelo plenário. “Será uma mudança histórica, e a PEC de autoria do senador Vanderlan Cardoso irá equiparar o BC brasileiro aos bancos centrais das grandes economias mundiais”, argumentou Valério.

“O temor de uma parcela de servidores e inativos com o fim da autarquia será derrubado quando forem explicitadas as regras de transição para o novo regime com todas as garantias de estabilidade e possibilidade de recomposição de salários tão defasados para as funções que exercem”, complementou, em relação a uma manifestação contrária ao Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal).

Leia também:

hotWords: antes relator financeira autonomia

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Autonomia financeira do BC: o que pode mudar se o Congresso aprovar a PEC?Autonomia financeira do BC vai andar independentemente do governo, diz relatorCampos Neto: autonomia financeira é “passo natural”, mas BC não quer “ruído” com governo

O senador foi o autor da Lei Complementar 179 sancionada em 2021 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e que conferiu autonomia operacional ao BC. O atual presidente da instituição, Roberto Campos Neto, deixa o comando do BC no fim do ano e tem defendido a ampliação da autonomia da autarquia.

A PEC 65 acrescenta novos parágrafos ao artigo 164 da Constituição. Pela proposta, o BC – hoje, uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda – passaria a ser uma empresa pública com autonomia técnica, operacional, administrativa, orçamentária e financeira “que exerce atividade estatal e dotada de poder de polícia, incluindo poderes de regulação, supervisão e resolução”.

De acordo com a PEC, uma lei complementar futura disporá sobre os objetivos, a estrutura e a organização do banco, assegurando a autonomia de gestão administrativa, contábil, orçamentária, financeira, operacional e patrimonial, sob supervisão do Congresso, a quem caberá a aprovação do orçamento anual do banco. O BC não será vinculado a nenhum ministério ou a qualquer outro órgão público.

Segundo o texto do substitutivo, lei complementar deverá criar uma trava de controle do crescimento das despesas com quadro de pessoal e outros investimentos do BC. A política monetária executada pelo banco continuará a cargo do Conselho Monetário Nacional (CMN), inclusive a definição das metas de inflação.

palavras-chave: PEC da autonomia financeira do BC pode ser votada antes do recesso, diz relator; invistaja.info;

GLEBA PALHANO | economia | invistaja.info – PEC da autonomia financeira do BC pode ser votada antes do recesso, diz relator

REFLEXÃO: Tom Gardner, da Motley Fool: Encontre lideres notáveis e uma missão para o longo da vida.

Saiba mais:

BCE pode esperar várias reuniões entre cortes de juros, diz Lagarde

Brasil eleva exportação de carne de frango apesar de queda nos embarques do RS

Economia, imigração e guerra: principais preocupações na eleição da UE, diz pesquisa

Ao Vivo: Vale (VALE3) ou Petrobras (PETR4), qual é a melhor ação?

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress