Petrobras anuncia elevação do preço do gás natural em 39% para distribuidoras a partir de 1 de maio

Em termos de dólar por milhão de Btu (US$/MMBtu), o aumento será de 32%
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Investindo como profissionais

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Petrobras anuncia elevação do preço do gás natural em 39% para distribuidoras a partir de 1 de maio; invistaja.info;


LOGG3 | Liq.Corr.: 2.37 | Liq.2meses: 14721100.0 | DY: 0.0178 | Cresc.5anos: 0.1066 | P/VP: 1.01 | P/L: 22.04

PORTO ALEGRE | invistaja.info — A Petrobras (PETR3;PETR4) informou que, a partir de 1 de maio, os preços de venda de gás natural para as distribuidoras terão aumento, de 39% em reais por metro cúbico com relação ao último trimestre. Em termos de dólar por milhão de Btu (US$/MMBtu), o aumento será de 32%.

A companhia destacou que a variação decorre da aplicação das fórmulas dos contratos de fornecimento, que vinculam o preço à cotação do petróleo e à taxa de câmbio. As atualizações dos preços dos contratos são trimestrais. Para os meses de maio, junho e julho, a referência são os preços dos meses de janeiro, fevereiro e março. Durante esse período, o petróleo teve uma alta de 38%, seguindo a tendência de alta das commodities globais, destacou a companhia.

Além disso, os preços domésticos das commodities tiveram alta devido à desvalorização do real.

+Índices futuros dos EUA sobem após dados positivos sobre emprego; Bolsas na Ásia e na Europa estão fechadas por feriados

“Os preços de gás natural da Petrobras também incluem o repasse dos custos incorridos pela companhia para o transporte do energético até o ponto de entrega às distribuidoras, que são definidos por tarifas reguladas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Esta parcela do preço é atualizada anualmente no mês de maio pelo IGP-M, que, para o período de aferição (março de 2020 a março de 2021), registrou alta de 31%”, avaliam.

Apesar do aumento em maio, junho e julho, ao longo de 2020, os preços do gás natural às distribuidoras chegaram a ter redução acumulada de 35% em reais e de 48% em dólares, disse a empresa, devido ao efeito da queda dos preços do petróleo no início do ano.

“A Petrobras esclarece que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelas margens das distribuidoras (e, no caso do GNV, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais. Além disso, o processo de aprovação das tarifas é realizado pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas”, informou a estatal em comunicado. Os contratos de venda para as distribuidoras são públicos e estão disponíveis para consulta no site da ANP.

palavras-chave: Petrobras anuncia elevação do preço do gás natural em 39% para distribuidoras a partir de 1 de maio; invistaja.info;

GLEBA PALHANO | mercados | invistaja.info – Petrobras anuncia elevação do preço do gás natural em 39% para distribuidoras a partir de 1 de maio

REFLEXÃO: Eddy Elfenbein, dono do site Crossing Wall Street: Seja paciente e ignore modismos. Foque no valor e não entre em pânico.

Tópicos mais acessados:

Brasil registra mais 1.240 mortes por Covid-19 e total vai a 331.433

Impasse no Orçamento agrava incerteza fiscal, diz presidente do Banco Central

Renúncia de conselheiros do BB, programa de recompra de ações da Vale, notícias de Petrobras e mais destaques

As atuais linhas de crédito para micro, pequenas e médias empresas enfrentarem a pandemia

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade