Investindo como um profissional
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Petrobras (PETR4) não construirá plataformas inteiras no Brasil, diz diretor; invistaja.info;
PRGA4 | Mrg.Liq.: -0.0584 | Div.Brut/Pat.: 2.09 | Liq.Corr.: 1.19 | DY: 0.0 | P/ACL: -4.16 | PSR: 1.509
ListenToMarket: Petrobras (PETR4) não construirá plataformas inteiras no Brasil, diz diretor – Áudio gerado às: 9:10:28
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
HOUSTON (MarketMsg) – A Petrobras (PETR4) vai ajudar a revitalizar a indústria de construção naval do Brasil, com contratos para descomissionar plataformas antigas ou fabricar módulos para novas embarcações, mas não para construir plataformas inteiras, disse à Reuters o diretor-executivo de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Carlos Travassos.
Empregos criados pela indústria naval ancorados por contratos da Petrobras são um pilar fundamental para o programa político do presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde sua primeira eleição em 2002.
Naquele ano, ele disse que as plataformas poderiam ser construídas no Brasil, e ordenou a volta de duas que estavam no oceano Atlântico a caminho da Ásia para obras, argumentando que a Petrobras não poderia exportar esses empregos. Lula recentemente concluiu a alteração completa da alta cúpula da Petrobras.
+Ministério da Agricultura confirma R$ 200 milhões para complementar Plano Safra 2022/2023
No entanto, a companhia vê limitações para trazer para o Brasil trabalhos como a construção do casco, que normalmente é feito na Ásia, para as duas dúzias de plataformas do tipo FPSO que planeja até 2027, disse o diretor.
“Nenhum país faz o FPSO inteiro”, disse Travassos em Houston, usando a sigla para as plataformas flutuantes capazes de armazenar e transferir petróleo. “A indústria (naval) brasileira precisa apostar em suas vocações.”
Leia também:
Os cascos dessas embarcações são altamente customizados e qualquer país levaria anos na curva de aprendizagem antes de estabelecer uma linha de produção estável, disse ele. O processo inicial provavelmente resultaria em custos mais altos e entregas atrasadas.
Também adiaria os planos da empresa de aumentar sua produção em projetos liderados por ela em quase um quarto, para 4,7 milhões de barris por dia de petróleo e gás em 2027. Cada FPSO pode custar até 3 bilhões de dólares para ser construído.
hotWords: brasil, construirá (petr4) inteiras
Entre em contato para anunciar no invistaja.info
A estratégia de construção naval da Petrobras põe à prova a disposição de Lula de usar a estatal para gerar empregos no país, estratégia que aplicou em seus dois primeiros mandatos, mas não sem polêmica.
Os sindicatos de metalúrgicos e da indústria naval, que apoiaram a eleição de Lula, enviaram cartas abertas no mês passado pressionando publicamente o governo para rever o processo de contratação da Petrobras, de forma a aumentar encomendas no Brasil.
Eles criticaram o sistema de contratações concentrado em apenas três estaleiros: EBR, Keppel Fels e Jurong, os dois últimos do mesmo grupo asiático.
“Vemos uma oportunidade muito boa para o mercado (naval) brasileiro, mas não é em casco de FPSO. Vemos em módulo, onde tem muita tecnologia abarcada,” disse Travassos.
Construir módulos é menos complexo, disse Travassos. Requer canteiros de obras menores, pode ser replicado mais facilmente e a experiência da força de trabalho pode ser transferida para a construção de plantas de refino, biodiesel ou hidrogênio.
“Uma vez que o Brasil se qualifique para construir módulos, terá uma oportunidade muito maior de perpetuar o negócio, em vez de aprender a fazer cascos de FPSO e competir com a Coreia, a China”, disse.
Os sindicatos da siderurgia e o lobby da construção naval pediram que a Petrobras elevasse voluntariamente o conteúdo local de pelo menos cinco plataformas, para os campos de Albacora, SEAP e Sépia e Atapu.
“O que eu tenho de conteúdo local colocado hoje não consegue ser atendido pelo mercado. Então não faz sentido elevá-lo”, disse Travassos.
palavras-chave: Petrobras (PETR4) não construirá plataformas inteiras no Brasil, diz diretor; invistaja.info;
CALIFORNIA | negocios | invistaja.info – Petrobras (PETR4) não construirá plataformas inteiras no Brasil, diz diretor
REFLEXÃO: Bill Mann, da Motley Fool Asset Management: Busque investir em conjunto com grandes gestores, depois, é só ser paciente.
Notícias relacionadas:
IPC-S acelera a 0,61% na 1ª quadrissemana de maio, após 0,50% no encerramento de abril, diz FGV
Petrobras (PETR4), Equinor e Repsol aprovam investimentos no desenvolvimento do bloco BM-C-33
Lula: ainda não entrei contra privatização da Eletrobras, pretendo entrar
Boletim Focus: projeção de inflação para 2023 recua para 6,02%
Seja anunciante no invistaja.info