Informação para o trader investidor
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: Pix de pessoa física para pessoa jurídica no Itaú empata com pagamentos no débito; invistaja.info;
CEBR5 | P/VP: 0.93 | P/Cap.Giro: 1.45 | PSR: 2.098 | Cotacao: 11.98 | Pat.Liq: 928570000.0 | Mrg.Ebit: 0.414
A cada dia que passa o Pix vem somando transações e aumentando sua popularidade por sem simples e instantâneo. No fim de 2020, quando o Pix foi lançado, especialistas previam que o sistema seria uma ameaça para o cartão de débito, que poderia perder espaço com o tempo.
Menos de dois anos depois, no Itaú, o Pix foi utilizado em 12% dos pagamentos do segundo trimestre de 2022, exatamente mesma fatia que o uso dos cartões de débito (12%). Os cartões de crédito ainda representam a esmagadora maioria das transações do banco, com 76% do total. Os dados são da Análise do Comportamento de Consumo, relatório do Itaú Unibanco que traz um panorama dos gastos dos brasileiros no período mencionado.
“Pix de pessoa física para pessoa jurídica já empata com pagamento no débito”, comentou Mario Miguel, diretor de Cartões do Itaú Unibanco.
+Preso, “Faraó do Bitcoins” declara patrimônio de R$ 60 milhões em candidatura no RJ
No trimestre imediatamente anterior, o Pix correspondeu a 11% das movimentações, cartões de crédito a 62% e cartões de débito, 27%.
O cartão de crédito tem uma posição ainda mais consolidada no varejo e deve estar menos ameaçado pelo Pix, pelo menos no curto prazo. O Banco Central já mencionou que para 2023 os consumidores terão acesso ao Pix Garantido, que será a versão parcelada do sistema de pagamentos.
Especialistas defendem que o cartão de crédito têm um apelo maior com o brasileiro. As versões “black” e “platinum” oferecidas por muitas empresas, com benefícios como milhas e salas VIP em aeroportos, ainda têm muita atratividade.
Ainda, o Pix teve uma evolução de 124% no valor transacionado no período do estudo e 305% na quantidade de operações ante o segundo trimestre de 2021, quando consideradas transações realizadas de pessoa física (CPF) para pessoa jurídica (CNPJ).
A geração ‘Z’ lidera a adoção desse meio de pagamento, com salto de 725% no número operações usando a modalidade.
hotWords: para empata física jurídica pessoa
Entre em contato para anunciar no invistaja.info
O banco compartilhou em seu estudo que o valor transacionado no varejo segue acima dos níveis pré-isolamento, com alta de 35% no segundo trimestre de 2022 ante o mesmo período de 2021 – e de 28% na quantidade de operações. Na comparação com o mesmo intervalo de 2019, antes da pandemia, o aumento nos gastos foi de 63%.
Outro destaque foram as compras utilizando cartões virtuais, que aumentaram mais de três vezes, com crescimento de 312% na quantidade de operações, acompanhado de uma alta de 193% no valor transacionado.
Também vale mencionar o valor transacionado nas carteiras digitais para pagamento por aproximação com o celular, que teve incremento de 136% no segundo trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano anterior, e de 142% na quantidade de transações.
*Com informações da Agência Estado.
palavras-chave: Pix de pessoa física para pessoa jurídica no Itaú empata com pagamentos no débito; invistaja.info;
CALIFORNIA | economia | invistaja.info – Pix de pessoa física para pessoa jurídica no Itaú empata com pagamentos no débito
REFLEXÃO: Barry Ritholtz, da Bloomberg: Mantenha a simplicidade, faço menos e administre sua estupidez.
Notícias relacionadas:
Exclusivo: Contrato futuro de Bitcoin da B3 usará índice da Hashdex e Nasdaq como referência
Preso, “Faraó do Bitcoins” declara patrimônio de R$ 60 milhões em candidatura no RJ
Banco Mundial e plataforma blockchain se unem em projeto de tokenização de crédito carbono
Ata do Fomc deve ser “tira-teima” sobre ritmo de alta de juros nos Estados Unidos, dizem economistas
Entre em contato para anunciar no invistaja.info