Por falta de peças, GM suspende produção em fábrica de Gravataí

Em nota, a GM informa que a falta de componentes “tem o potencial de afetar de forma temporária e parcial nosso cronograma de produção”
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias do mercado financeiro

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Por falta de peças, GM suspende produção em fábrica de Gravataí; invistaja.info;


MELK3 | ROE: 0.0 | P/Ativo: 0.655 | DY: 0.0 | Mrg.Liq.: 0.0 | P/EBIT: 0.0 | PSR: 0.0

A General Motors dará férias coletivas em março para todos os trabalhadores da área de produção da fábrica de Gravataí (RS) e, na sequência, vai adotar o sistema de lay-off (suspensão temporária de contratos) por período que pode variar de um a cinco meses.

O principal motivo é a falta de componentes para a produção, em especial de semicondutores, problema que afeta montadoras do mundo todo.

No fim de semana passado, a Honda já tinha informado que suspenderá a produção em Sumaré (SP) de 1.º a 10 de março por falta de semicondutores. Em janeiro, ela já tinha suspendido atividades por uma semana pelo mesmo motivo.

+CEO do Goldman critica trabalho remoto e diz que vai corrigir “aberração” o mais rápido possível

Em nota, a GM informa que a falta de componentes “tem o potencial de afetar de forma temporária e parcial nosso cronograma de produção” e que, no momento, “estamos trabalhando com fornecedores, sindicato e demais parceiros do negócio para mitigar os impactos gerados por esta situação”.

Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari, a GM ainda não informou o número total de funcionários que entrarão em lay-off, mas, em sua opinião, pode passar de 2 mil contando pessoal da própria GM e dos fornecedores de autopeças que operam dentro do mesmo complexo produtivo.

Na fábrica de São José dos Campos (SP), não há informação de paradas, “apenas rumores” de que isso possa ocorrer, informa o sindicato local. Em São Caetano do Sul (SP), o tema também não foi levado ao sindicato, mas o presidente da entidade, Aparecido Inácio da Silva, diz que a empresa havia programado sábados extras de trabalho, mas cancelou.

Contratações

hotWords: fábrica suspende falta gravataí

Anuncie no invistaja.info

Por outro lado, a Mercedes-Benz divulgou a contratação no início do ano de 1 mil funcionários para a fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. A maior parte é de temporários e aprendizes. O presidente da empresa no Brasil e América Latina, Karl Deppen, afirma que o grupo confia na melhora do mercado neste ano e está reforçando a produção de caminhões.

O grupo também enfrenta a falta de componentes, mas informa que não precisou fazer paradas até o momento. Deppen afirma ainda que há problemas de logística como falta de contêineres, atrasos na chegada de navios e o frete aéreo – que era uma alternativa para receber peças mais rapidamente – ficou extremamente caro.

“Como o transporte de passageiros diminuiu, não existe porão disponível (em aeronaves)”, diz o executivo. Para ele, o problema ainda vai demorar a ser resolvido e se soma ao aumento dos preços do aço, ferro, borracha e plástico, situação que afeta também os fornecedores.

palavras-chave: Por falta de peças, GM suspende produção em fábrica de Gravataí; invistaja.info;

BRASIL | negocios | invistaja.info – Por falta de peças, GM suspende produção em fábrica de Gravataí

REFLEXÃO: Ben Carlson, autor de A Wealth of Common Sense – A riqueza do senso comum, em tradução livre: Menos é mais. O processo de investimento deve ser mais importante que os resultados. Comportamento correto na hora de investir é a chave.

Leia também:

Aluguel: IGP-M desacelera a 2,53% em fevereiro, após 2,58% em janeiro

Impecável ou decepcionante? Entre divergências sobre números, futuro da Petrobras intriga mais os analistas do que balanço

Ibovespa Futuro opera entre perdas e ganhos com investidores de olho em dados dos EUA e resultados; dólar sobe

Cade aprova Joint Venture sem restrições entre Latam e Delta Airlines

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade