Conteúdo de quem vive de mercado
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: Possível fim da escala 6X1: como afetaria as varejistas?; invistaja.info;
EBTP4 | P/Ativo: 0.346 | EV/EBITDA: 2.81 | P/EBIT: 6.29 | Cresc.5anos: 0.221 | EV/EBIT: 8.33 | ROE: -0.0268
ListenToMarket: Possível fim da escala 6X1: como afetaria as varejistas? – Áudio gerado às: 8:10:12
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
Em novembro, a proposta sobre a possível mudança na escala de trabalho 6 X 1 ganhou força. Membros da Câmara dos Deputados se preparam para apresentar uma PEC para a proposta, que visa reduzir o atual limite semanal constitucional de 44 horas de trabalho para 36 horas, mantendo o máximo de 8 horas por dia.
A proposta já foi assinada por 231 dos 513 deputados, embora as notícias apontem que sua apresentação só deve ocorrer em março de 2025, após as discussões na Câmara dos Deputados e no Senado.
Leia mais:
+Kanzuk questiona se BC terá condições de subir juro a 15% ou sofrerá pressão política
6×1? 4×3? O que PEC sobre escala de trabalho propõe e como funciona lá fora?
Em relatório, Danniela Eiger, Gustavo Senday e Laryssa Summer, analistas da XP, avaliaram as despesas com pessoal dos varejistas em 2023 e sua relevância para a cobertura de ações do setor.
hotWords: escala como possível 6×1:
Entre em contato para anunciar no invistaja.info
Em média, as despesas representam 12% das vendas líquidas, sendo que as varejistas de vestuário média-renda e farmácias apresentam as proporções mais altas (cerca de 15% das vendas líquidas em média), enquanto as varejistas de alimentos têm as mais baixas (7% em média), provavelmente devido à alavancagem operacional, dada a maior escala do segmento.
Nesse sentido, as associações nacionais do comércio, farmácias e supermercados (CNC, Abrafarma e Abras) já se manifestaram contra a mudança, observando que a medida poderia levar a aumentos de preços. A análise de sensibilidade da XP aponta para um aumento de cerca de 1% nos preços para compensar um aumento de 10% nas despesas gerais e administrativas.
“Embora reconheçamos que, se aprovado, o projeto teoricamente permitiria uma escala mais flexível, acreditamos que ele também pressionaria o ambiente, pois: i) aumentaria as despesas com pessoal das empresas, o que poderia levar a preços mais altos; ii) elevaria os salários por conta de maiores desafios para encontrar mão de obra qualificada (por exemplo, vendedores, desenvolvedores etc.); iii) dificuldade financeira para concorrentes menores e menos capitalizados; e iv) redução das horas de trabalho das lojas/funcionários”, apontam os analistas.
Em suma, vê desafios para que essa proposta evolua no atual ambiente político, com as recentes medidas do pacote fiscal anunciadas como prioridade. Contudo, é necessário monitorá-la, pois a exposição das varejistas é alta e, se aprovada, levaria a maiores despesas com pessoal. Isso poderia prejudicar as margens ou ser parcialmente mitigado por aumentos de preços, já que o poder de compra dos consumidores continua limitado.
palavras-chave: Possível fim da escala 6X1: como afetaria as varejistas?; invistaja.info;
BRASIL | mercados | invistaja.info – Possível fim da escala 6X1: como afetaria as varejistas?
REFLEXÃO: Robert Brokamp, da Motley Fool: Diversificação reduz os riscos, aumenta a previsibilidade e impulsiona os retornos.
Tópicos mais acessados:
Petróleo cai com cessar-fogo de Israel e Hezbollah; recua mais de 3% na semana
Petróleo cai com cessar-fogo de Israel e Hezbollah; recua mais de 3% na semana
Lula indica operador chefe do Bradesco para diretoria de Política Monetária do BC
Lula indica operador chefe do Bradesco para diretoria de Política Monetária do BC
Seja anunciante no invistaja.info