invistaja.info | Informação p/ quem vive o mercado

Publicidade

Prates se reúne com empresas do Kuwait e fala em parcerias futuras para a Petrobras (PETR4)

Segundo fontes, o presidente da Petrobras aproveitou viagem à Índia, para emendar em novo périplo pelo Oriente Médio, onde busca oportunidades de negócio e cooperação para a Petrobras

Informação de quem vive o mercado

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Prates se reúne com empresas do Kuwait e fala em parcerias futuras para a Petrobras (PETR4); invistaja.info;


CBMA4 | Cotacao: 0.01 | P/EBIT: -0.04 | Liq.2meses: 0.0 | PSR: 2.521 | P/Cap.Giro: -0.5 | Cresc.5anos: -0.118

ListenToMarket: Prates se reúne com empresas do Kuwait e fala em parcerias futuras para a Petrobras (PETR4) – Áudio gerado às: 10:21:15

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

O presidente da Petrobras (PETR4), Jean Paul Prates informou em suas redes sociais que a estatal vai trabalhar por parceiras com três empresas do Kuwait: a Kuwait Petroleum (KPC) e suas subsidiárias Companhia de Indústrias Petroquímicas (PIC, na sigla em inglês) e Companhia de Exploração de Petróleo no Exterior do Kuwait (KUFPEC).

Com relação à última delas, Prates mencionou a possível abertura de uma subsidiária no Brasil. Ele definiu as reuniões que teve com os presidentes das três empresas na manhã deste domingo, 11, como “muito produtivas”.

Segundo fontes, o presidente da Petrobras aproveitou viagem à Índia, para emendar em novo périplo pelo Oriente Médio, onde busca oportunidades de negócio e cooperação para a Petrobras. Em Goa, na Índia, Prates participou da “India Energy Week 2024” e se reuniu com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e outras autoridades estrangeiras e presidentes de grandes empresas do setor.

+Ações do Pinterest caem em meio a luta de plataformas menores por anúncios

Depois do Kuwait, a ideia é visitar os Emirados Árabes, a Arábia Saudita e o Catar, alguns países onde ele já esteve recentemente a fim de estreitar laços.

Nem Prates e nem a Petrobras esclareceram o objeto das parcerias envolvendo empresas do Kuwait, mas, a julgar por suas atividades, isso poderia acontecer no negócio tradicional da estatal brasileira – exploração e produção de óleo e gás – ou em petroquímica, área em que a diretoria de Prates já afirmou ter interesse de expandir atuação.

Arábia Saudita

hotWords: prates para empresas reúne parcerias (petr4)

Publique seu negócio no invistaja.info

Quando do encontro com autoridades sauditas no fim de 2023, Prates chegou a falar no lançamento da Petrobras Arábia, espécie de sociedade especificamente voltada ao mercado de fertilizantes, com abertura de fábricas no Golfo Pérsico e no Brasil ao mesmo tempo. Como mostrou o Broadcast em dezembro, o racional por trás é aproveitar as sinergias dos dois países para reforçar seu acesso a fertilizantes.

Enquanto a Arábia Saudita tem larga oferta de insumos nitrogenados, o Brasil tem potássio, ambas matérias-primas essenciais à produção de fertilizantes, assim como o gás natural, detido pelos dois países, mas a preços “muito mais altos” no Brasil. A combinação dessas ofertas, abriria caminho para produção de fertilizantes a preços mais competitivos no País e para importação de volumes seguros da Arábia Saudita, por exemplo.

Interlocutor

O principal interlocutor de Prates e da Petrobras no Oriente Médio é o secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, o kuwaitiano Haitham al-Ghais. Dele teria vindo o convite para a atual visita.

Prates e al-Ghais se conheceram em evento da Opep e, meses depois, o secretário-geral da organização veio ao Brasil para uma viagem de uma semana. Semanas depois, o Brasil foi convidado a integrar o bloco livre da obrigação das cotas de corte do grupo.

Segundo fontes, o principal interesse desses países no Brasil e na Petrobras é o desenvolvimento de tecnologias de transição energética e descarbonização na cadeia de hidrocarbonetos, base de sua economia.

palavras-chave: Prates se reúne com empresas do Kuwait e fala em parcerias futuras para a Petrobras (PETR4); invistaja.info;

FARIA LIMA | mercados | invistaja.info – Prates se reúne com empresas do Kuwait e fala em parcerias futuras para a Petrobras (PETR4)

REFLEXÃO: Ben Carlson, autor de A Wealth of Common Sense – A riqueza do senso comum, em tradução livre: Menos é mais. O processo de investimento deve ser mais importante que os resultados. Comportamento correto na hora de investir é a chave.

Leia também:

Projeções de março são cruciais para determinar futuro dos juros, afirma dirigente do BCE

Bolsas da Europa operam em alta modesta, à espera de sinais de política monetária

Bolsa australiana fecha em baixa em meio a feriados em várias partes da Ásia

Energia renovável vai ter subsídio de maior peso na conta de luz em 2024, diz Aneel

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress