Publicidade

Probabilidade de inflação passar intervalo de tolerância da meta cai para 17%, diz BC

Projeção do BC aponta que inflação acumulada em quatro trimestres termina 2023 em 4,6%, recuando para 3,6% no 1° tri de 2024

Informação de quem vive o mercado

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Probabilidade de inflação passar intervalo de tolerância da meta cai para 17%, diz BC; invistaja.info;


EQPA7 | Mrg.Ebit: 0.3132 | ROIC: 0.2683 | Cresc.5anos: 0.1791 | Pat.Liq: 4452730000.0 | Cotacao: 8.99 | Liq.2meses: 1605.2

ListenToMarket: Probabilidade de inflação passar intervalo de tolerância da meta cai para 17%, diz BC – Áudio gerado às: 8:50:23

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

A probabilidade de a inflação brasileira ultrapassar os limites do intervalo de tolerância da meta em 2023 (de 4,75%) caiu de 67% para 17%, segundo o Relatório Trimestral de Inflação de dezembro, divulgado nesta quinta-feira (21) pelo Banco Central. Segundo o BC, essa alteração ante o relatório de setembro reflete a queda na projeção de inflação para este ano (de 5,0% para 4,6%) e a redução da incerteza associada a um horizonte mais curto de projeção.

Na projeção do cenário de referência do BC, que utiliza trajetória para o preço do petróleo seguindo aproximadamente a curva futura pelos próximos seis meses, taxa Selic da pesquisa Focus e taxa de câmbio seguindo a PPC, a inflação acumulada em quatro trimestres termina 2023 em 4,6%.

Já no primeiro trimestre de 2024, a inflação projetada cai para 3,6%, influenciada pelo efeito descarte do primeiro trimestre de 2023, quando ocorreu reoneração parcial de gasolina e etanol. A inflação projetada termina 2024 em 3,5% e cai para 3,2% em 2025 e 2026, diante de uma meta para a inflação de 3,00% para esses anos.

Entre os riscos de alta para essas projeções, o BC citou uma revisão das projeções de curto prazo, afetadas pelo aumento do ICMS sobre combustíveis a partir de fevereiro de 2024 e pelo fenômeno do El Niño. Também há risco de indicadores de atividade econômica mais fortes do que o esperado, que podem afetar a estimativa do hiato do produto.

Já os principais fatores de revisão para baixo são uma inflação menor do que a esperada e seus efeitos inerciais, queda do preço do petróleo e das commodities em geral, trajetória levemente mais alta da taxa Selic na pesquisa Focus aumento da incerteza econômica, medido pelo IIE‑Br.

hotWords: para passar intervalo tolerância inflação

Publique seu negócio no invistaja.info

Política monetária

Sobre a condução da política monetária, o BC comenta no relatório que a conjuntura atual, caracterizada por um estágio do processo desinflacionário que tende a ser mais lento, expectativas de inflação com reancoragem apenas parcial e um cenário global desafiador, demanda serenidade e moderação.

O Comitê de Política Monetária (Copom), em sua última reunião do ano, reforçou a necessidade de perseverar com uma política monetária contracionista até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas.

“Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”, diz o texto.

Além disso, o relatório diz que o Comitê enfatiza que a magnitude total do ciclo de flexibilização ao longo do tempo dependerá da evolução da dinâmica inflacionária, “em especial dos componentes mais sensíveis à política monetária e à atividade econômica, das expectativas de inflação, em particular daquelas de maior prazo, de suas projeções de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos.”

palavras-chave: Probabilidade de inflação passar intervalo de tolerância da meta cai para 17%, diz BC; invistaja.info;

BRASIL | mercados | invistaja.info – Probabilidade de inflação passar intervalo de tolerância da meta cai para 17%, diz BC

REFLEXÃO: Michael Batnick, gestor de patrimônios da Ritholtz: Evitar erros catastróficos é mais importante do que construir o portfólio perfeito.

Tópicos mais acessados:

Bolsas da Europa caem após nº 2 do BCE afirmar que ainda é cedo para discutir cortes de juros

Milei anuncia desregulamentação ampla e Argentina tem noite de panelaços de protesto

Bolsas da Ásia fecham mistas, com Tóquio penalizada por escândalo de segurança na Toyota

Bitcoin sobe com Wall Street antes da divulgação do PIB nos EUA

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress