Notícias de investidor para investidor
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Produção industrial continua fraca e cenário não é promissor, dizem analistas; invistaja.info;
FFTL3 | ROIC: 0.0891 | Cotacao: 25.0 | P/VP: 2.26 | Div.Brut/Pat.: 0.07 | Cresc.5anos: 0.0779 | EV/EBITDA: 20.55
A indústria continuou em abril se configurando como a parcela mais fraca da economia brasileira, após a divulgação de uma queda de 0,6% na produção industrial do mês, dado que superou as projeções já pessimistas do mercado. Os analistas destacam as fortes contrações no segmentos de bens de capital e duráveis e alguma resiliência entre os não-duráveis e intermediários. Eles advertem ainda que o cenário não parece promissor para o ano.
Para João Savignon, que comanda a área de pesquisa macroeconômica da Kínitro Capital, a queda da indústria no mês já era esperada, mas ela veio maior que a projetada. Para ele isso reforça a visão de que a indústria segue como o elo fraco da atividade econômica e que terá um desempenho débil no ano.
Ele destacou que a queda de bens de capital (-11,5%) foi relevante pois foi a maior registrada desde o auge da pandemia e interrompeu dois meses seguidos de expansão na produção, um período em que havia avançado 8,9%.
+Em esclarecimento, CVC (CVCB3) confirma avaliar follow on e diz conversar com investidores “estratégicos”; ação salta
“Bens duráveis também foi na mesma direção. Ambos foram influenciados pelas reduções nas jornadas de trabalho e paralisações na indústria automotiva, assim como pelo elevado custo do crédito e endividamento das famílias, que prejudicam a demanda por esses bens”, comentou.
Savignon afirmou ainda que os desafios para o setor industrial seguem inalterados, com uma conjuntura difícil para o ano, especialmente no que diz respeito à perspectiva de menor fôlego da demanda por bens e da manutenção dos juros elevados, que eleva o custo do crédito e o endividamento.
Felipe Kotinda, analista do Santander Brasil, destacou que, na abertura do indicador, apenas 9 das 25 atividades industriais cresceram na margem, com o índice de difusão recuando de 64% em março para 36% em abril.
Ele disse que impressão de abril mostra um impacto negativo da manufatura após um número positivo em março, com a mineração também contraindo mais uma vez.
No Banco Original, os economistas Marco Caruso e Igor Cadilhac destacaram o fraco desempenho do setor alimentício no mês entre as atividades da indústria de transformação pesquisadas, com queda de 3,2%. Além disso, máquinas e equipamentos caiu 9,9% e veículos automotores, reboques e carrocerias encolheu 4,6%.
“O movimento das máquinas e equipamentos devolvendo o crescimento de 6,7% no mês passado e os veículos automotores, reboques e carrocerias refletindo as condições financeiras apertadas, era esperado na análise dos indicadores de alta frequência. A surpresa que descolou nossa projeção foi o impacto do maior volume de chuvas no Centro-Oeste, que afetou os produtos alimentícios, sobretudo o açúcar”, comantaram os economistas.
hotWords: analistas promissor, cenário continua industrial
Entre em contato para anunciar no invistaja.info
Ele ainda citaram que, sob ótica das categorias, os bens de capital reverteram o desempenho e recuaram consideravelmente (-11,5%). Analisando estes dados em conjunto com os insumos típicos para a construção civil (-1,9%), Caruso e Cadilhac dizem o desempenho da proxy do PIB de investimentos piorou na ponta.
Eles preveem que a produção industrial em 2023, deve ter uma alta de 0,2% Segundo os economistas do Original, entre as preocupações que colocam um viés e baixa estão, principalmente, a redução dos preços das commodities e o menor crescimento global, o que não favorece as exportações brasileiras. Além disso, os juros altos e o alto comprometimento de renda das famílias são ruins para consumo de bens de maior valor agregado e dependentes de crédito.
Como ponto de atenção para os meses à frente, eles comentaram que a atuação governamental da China, com medidas direcionadas à infraestrutura nacional, pode trazer alguma influência pelo país ser um forte demandante das commodities brasileiras.
No mercado doméstico, as notícias sobre possíveis isenções fiscais para produção de carros populares, ainda que o Brasil tenha problemas estruturais (juro alto, falta de mão de obra qualificada e tecnologia de ponta), uma medida de crédito subsidiado contribuirá para a indústria no ano.
Rodolfo Margato, economista da XP, avaliou que a indústria brasileira apresentou resultados fracos em abril, com as categorias de bens de capital e bens de consumo duráveis despencando e com os setores mais sensíveis ao ciclo econômico enfraquecendo.
Mas ele destacou que o desempenho robusto de setores menos sensíveis ao ciclo econômico respalda melhores perspectivas para o PIB de 2023. “As estimativas de crescimento econômico devem ser revisadas para cima, especialmente após a surpresa positiva com o PIB do 1º trimestre, divulgado ontem pelo IBGE.
Isso a despeito de vários setores da economia brasileira mostram números pouco animadores, com a indústria de transformação sendo um exemplo importante.
Para o Goldman Sachs, a retração de abril foi impulsionada pela contração na produção de bens de capital e de consumo duráveis. “No futuro, o setor industrial deverá enfrentar ventos contrários do impacto defasado de condições financeiras mais apertadas, retornos marginais decrescentes da normalização da atividade pós-pandemia, condições de crédito mais exigentes e demanda externa mais fraca”, comentou o economista Alberto Ramos em relatório.
“Do lado positivo, as transferências fiscais significativas para as famílias, o crescimento dinâmico da renda agrícola e a expansão da massa salarial real da economia devem amortecer a esperada desaceleração da atividade.”
palavras-chave: Produção industrial continua fraca e cenário não é promissor, dizem analistas; invistaja.info;
CALIFORNIA | mercados | invistaja.info – Produção industrial continua fraca e cenário não é promissor, dizem analistas
REFLEXÃO: Bill Mann, da Motley Fool Asset Management: Busque investir em conjunto com grandes gestores, depois, é só ser paciente.
Saiba mais:
CEO do UBS alerta para cortes ‘dolorosos’ de empregos após aquisição do Credit Suisse
Dados mistos do Payroll acrescentam doses de incerteza antes da reunião de junho do Fed
Seja anunciante no invistaja.info