Conteúdo de quem vive de mercado
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: Putin pede que Dilma Rousseff estenda mandato à frente do Banco do BRICS; invistaja.info;
GRND3 | P/Ativo: 1.196 | P/VP: 1.31 | ROE: 0.156 | P/ACL: 2.1 | Mrg.Liq.: 0.2303 | Pat.Liq: 3644360000.0
ListenToMarket: Putin pede que Dilma Rousseff estenda mandato à frente do Banco do BRICS – Áudio gerado às: 8:0:14
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou na quinta-feira (24) que propôs ao Brasil que a ex-presidente Dilma Rousseff siga como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), a instituição financeira criada pelos membros do BRICS, em 2014, e sediada em Xangai, na China. Os recursos geridos pelo banco e emprestados nos países do grupo são um dos principais atrativos do BRICS.
A presidência do NDB é exercida por períodos de cinco anos, em sistema de rodízio. O mandato de Dilma se encerraria em julho de 2025, mas agora ela estenderá sua permanência à frente da instituição.
+Ibovespa fecha em alta após cinco quedas com alívio nos DIs; IRB é destaque de queda
Pelo regime de governança do banco, os países membros se revezam e indicam o presidente – os nomes precisam ser aprovados pelos representantes de cada país, chamados “governadores”. Eles também dividem indicações das vice-presidências do banco.
hotWords: estenda putin banco rousseff pede
Entre em contato para anunciar no invistaja.info
O primeiro país foi a comandar o NDB foi a Índia, entre 2015 e 2020. O Brasil assumiu em seguida, ainda durante o governo Jair Bolsonaro. Ao tomar posse em 2023, Lula interveio na instituição e indicou Dilma para substituir o diplomata e economista Marcos Troyjo.
Agora, seria a vez de a Rússia assumir. No entanto, as sanções impostas pelo Ocidente por causa da guerra na Ucrânia impactaram a relação do banco com a Rússia, e, para contornar problemas, Putin foi forçado a manobrar e abrir mão de indicar um executivo russo de sua confiança. Essa escolha poderia gerar embaraços ao NDB.
“A Rússia propôs estender a presidência do Brasil e a presidência de Dilma Rousseff neste banco, uma vez que o Brasil está presidindo o G-20 este ano, e no próximo ano assumirá a presidência dos BRICS. Tendo em mente a situação ao redor da Rússia, acreditamos que esta abordagem ajudará as instituições que queremos ver se desenvolvendo ainda mais a evitar desafios que são específicos da Rússia”, disse Putin, em pronunciamento à imprensa ao final da 16ª Cúpula do BRICS.
Fazem parte do NDB atualmente os cinco fundadores – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – e os incorporados Bangladesh, Emirados Árabes Unidos e Egito, além do Uruguai, atualmente em processo de adesão.
palavras-chave: Putin pede que Dilma Rousseff estenda mandato à frente do Banco do BRICS; invistaja.info;
MARINGÁ | economia | invistaja.info – Putin pede que Dilma Rousseff estenda mandato à frente do Banco do BRICS
REFLEXÃO: Ben Carlson, autor de A Wealth of Common Sense – A riqueza do senso comum, em tradução livre: Menos é mais. O processo de investimento deve ser mais importante que os resultados. Comportamento correto na hora de investir é a chave.
Saiba mais:
IPC-Fipe acelera para 0,62% na 3ª quadrissemana de outubro
Brasil veta Venezuela como “parceiro” do BRICS; regime de Maduro diz que ato é hostil
Raízen (RAIZ4) mói 32,9 mi de toneladas de cana no 2º tri da safra 2024/25
Balanço da Vale, acordo de Mariana, Haddad, Campos Neto e mais destaques desta 6ª