Publicidade

Quais elétricas ganham e quais perdem com novas regras para leilão da Aneel em junho?

Mudanças nas regras do leilão de potência impactam têm movimentado ações da Eneva, mas outros papéis também são afetados

Conteúdo de quem vive de mercado

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Quais elétricas ganham e quais perdem com novas regras para leilão da Aneel em junho?; invistaja.info;


FRAS3 | Cotacao: 20.48 | Mrg.Ebit: 0.1369 | P/VP: 2.7 | EV/EBIT: 11.85 | PSR: 1.536 | Div.Brut/Pat.: 0.56

ListenToMarket: Quais elétricas ganham e quais perdem com novas regras para leilão da Aneel em junho? – Áudio gerado às: 14:10:16

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

As novas regras de leilão para junho da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para contratar mais potência para o sistema elétrico brasileiro foram divulgadas na véspera e já abalaram ações de elétricas.

Na última quinta-feira, as ações da Eneva (ENEV3) caíram 9,3% com o mercado repercutindo as novidades , ainda que registrando recuperação de cerca de 5% nesta sexta-feira (3). A visão era de que as novas regras poderiam limitar a capacidade da empresa de participar com usinas térmicas a gás, como as do complexo Parnaíba, mas analistas viram o movimento como exagerado e veem oportunidades de mitigação e potenciais ajustes no texto governamental que poderiam beneficiar a empresa.

O mercado avalia que as diretrizes anunciadas pelo MME para o leilão de potência elétrica marcam uma mudança importante no setor energético brasileiro, com impactos distintos entre os principais players.

+Setor industrial dos EUA melhora em dezembro com produção e novos pedidos

Segundo o relatório da XP Investimentos, a decisão de separar usinas existentes e novas visa estimular a expansão da capacidade instalada, mas pode prejudicar termelétricas existentes cujos contratos de compra de energia (PPAs) expirarem após julho de 2027, que ficarão impossibilitadas de competir nos produtos a partir de 2028. Entre as afetadas, conforme a corretora, destacam-se as usinas Parnaíba I e III, da Eneva, embora ainda haja oportunidades para novos projetos próximos à usina Celse, em Sergipe.

A XP identifica Copel (CPLE6), Auren (AURE3) e Eletrobras (ELET3, ELET6) como as principais beneficiárias das novas regras, devido à definição de um único produto hidrelétrico para 2030, que permite a ampliação de capacidade hídrica.

O relatório do Itaú BBA, por outro lado, diz que o atraso na publicação das diretrizes por parte do MME vinha postergando o andamento operacional de órgãos como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), mas agora a definição dos principais pontos viabiliza o certame, previsto para ocorrer em 27 de junho.

hotWords: novas quais junho? regras para aneel

Anuncie no invistaja.info

Os analistas do Itaú BBA apontam que a criação de sete produtos específicos, com diferentes prazos de suprimento e características técnicas, configura um mercado mais segmentado, permitindo maior competitividade. Entre as empresas que devem se beneficiar das regras, o Itaú também destaca Copel, Auren, Engie (EGIE3) e Eletrobras.

O BBA também concorda que a Eneva é identificada como uma das mais impactadas negativamente, sobretudo devido às limitações impostas para térmicas com PPAs expirando e critérios mais rigorosos para elegibilidade.

As regras de flexibilidade exigem que os ativos atendam a critérios mínimos específicos, divididos entre novos e existentes, sendo mais rigorosos para os projetos greenfield. Além disso, as diretrizes confirmam que termelétricas movidas a carvão, diesel ou óleo combustível estão excluídas da competição, alinhando-se ao objetivo de transição energética.

A segmentação dos produtos térmicos por ano de início de suprimento e a introdução de um único produto hidrelétrico para 2030 visam alinhar incentivos para novos investimentos, mantendo a segurança do sistema elétrico.

palavras-chave: Quais elétricas ganham e quais perdem com novas regras para leilão da Aneel em junho?; invistaja.info;

GLEBA PALHANO | mercados | invistaja.info – Quais elétricas ganham e quais perdem com novas regras para leilão da Aneel em junho?

REFLEXÃO: Ben Carlson, autor de A Wealth of Common Sense – A riqueza do senso comum, em tradução livre: Menos é mais. O processo de investimento deve ser mais importante que os resultados. Comportamento correto na hora de investir é a chave.

Leia também:

ETF de Bitcoin da BlackRock registra recorde de resgates após ano de alta histórica

Setor industrial dos EUA melhora em dezembro com produção e novos pedidos

Produção nacional de petróleo e gás em novembro foi de 4,3 mi barris por dia, diz ANP

Black Friday: 8 dicas para alavancar vendas na data mais importante do varejo

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade