Publicidade

Quedas em NY e do petróleo derrubam o Ibovespa em semana de decisões sobre juros

Aqui no Brasil, os resultados trimestrais do Banco do Brasil (BBAS3), Bradesco (BBDC3;BBDC4) e Itaú Unibanco (ITUB4) também ficam no foco

Notícias de trader para trader

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Quedas em NY e do petróleo derrubam o Ibovespa em semana de decisões sobre juros; invistaja.info;


BIOM4 | Cotacao: 8.68 | P/Ativo: 2.363 | ROIC: -0.2476 | EV/EBITDA: -15.03 | P/ACL: 28.06 | Liq.2meses: 0.0

ListenToMarket: Quedas em NY e do petróleo derrubam o Ibovespa em semana de decisões sobre juros – Áudio gerado às: 12:31:18

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

A desvalorização do petróleo e dos índices de ações norte-americanos influencia negativamente o Ibovespa na primeira hora da sessão desta segunda-feira, 5, de agenda moderada. A safra semanal de divulgações de indicadores ganhará força nos próximos dias, quando sairão índices de gerente de compras (PMIs, na sigla em inglês) mundiais e Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril, além de decisões sobre juros no Brasil, nos Estados Unidos e na Inglaterra.

Aqui no Brasil, os resultados trimestrais do Banco do Brasil (BBAS3), Bradesco (BBDC3;BBDC4) e Itaú Unibanco (ITUB4) também ficam no foco. Na sexta-feira, o principal indicador da B3 fechou com alta de 0,05%, aos 135.133,88 pontos, e subiu 0,29% na semana.

+Warren Buffet anuncia aposentadoria e confirma Greg Abel como sucessor na Berkshire

“A semana será marcada por uma agenda carregada, com diversos balanços de empresas relevantes no índice, como Itaú e Bradesco, além da divulgação do IPCA no Brasil e da decisão de política monetária tanto no Brasil quanto nos EUA. Esses dados devem ser acompanhados de perto pelos investidores, pois serão fatores importantes para direcionar o índice nos próximos dias”, diz avalia Bruna Sene, analista de renda variável da Rico.

A queda do Índice Bovespa é puxada principalmente pelo declínio dos papéis da Petrobras, que têm o segundo maior peso na carteira, após Vale, na esteira do petróleo. A commodity recua acima de 2,00%, em meio à decisão da Opep+ de acelerar os aumentos na produção do petróleo a partir de junho.

O recuo das bolsas norte-americanas e na Europa, em sua maioria, mais o declínio do petróleo, afirma a Bruna Sene em nota, contribui para uma movimento de realização do Ibovespa, que acumula ganhos de 11% em 2025.

hotWords: petróleo decisões derrubam quedas ibovespa

Publique seu negócio no invistaja.info

Aqui, sinais de fim de ciclo de alta da Selic também ficam no foco. A expectativa é de um novo aumento de até 0,50 ponto porcentual no juro básico na quarta-feira pelo Copom, após elevação de um ponto. Espera-se que o Banco Central indique quando será o último aumento.

Já as ações da Vale (VALE3) viravam para o negativo, em meio à ausência do mercado de minério de ferro em Dalian, devido a feriado na China, que termina amanhã.

O petróleo tipo Brent, que é referência para a Petrobras (PETR3;PETR4), acumula desvalorização de 18% em 2025, e o WTI, de -19%. Além da decisão da Opep+, o recuo reflete o tarifaço do presidente americano, Donald Trump, imposto a vários países, o que pode levar a um arrefecimento da demanda global, indica Alison Correia, analista de investimentos e sócio-fundador da Dom Investimentos, em relatório.

“O preço já está caindo, tendência de baixa, expectativa de recessão e tem ainda os principais produtores anunciando que vão produzir mais. E naturalmente o preço vai cair mais. Esse é o principal ponto para o dia de hoje”, afirma Correia.

Nesta segunda-feira, o boletim Focus trouxe poucas alterações. Um dos destaques foi a mediana para a inflação suavizada nos próximos 12 meses. A taxa passou de 4,95% para 4,97%. Ao mesmo tempo, a pesquisa indicou que o Copom vai aumentar a Selic a 15% no fim do ciclo de aperto, em junho. Mas passou a apontar para um primeiro corte de juros, de 0,25 ponto porcentual, em dezembro. Com isso, a taxa terminaria 2025 em 14,75%.

Às 11h24, o Ibovespa caía 0,91%, aos 133.900,86 pontos, após ceder 0,96%, na mínima aos 133.832,08 pontos. Na máxima, subiu 0,05% e marcou 135.198,13 pontos. Petrobras cedia entre 2,04% (PN) e 1,71% (ON). Vale caía 0,06%.

palavras-chave: Quedas em NY e do petróleo derrubam o Ibovespa em semana de decisões sobre juros; invistaja.info;

BELO HORIZONTE | mercados | invistaja.info – Quedas em NY e do petróleo derrubam o Ibovespa em semana de decisões sobre juros

REFLEXÃO: Michael Batnick, gestor de patrimônios da Ritholtz: Evitar erros catastróficos é mais importante do que construir o portfólio perfeito.

Veja também:

Setor de serviços dos EUA acelera em abril; pressões de preços aumentam

Tragédias climáticas como no Rio Grande do Sul expõem falhas de proteção no Brasil

Berkshire: ação cai forte com dúvida de investidores; como será nova era sem Buffett?

Em meio ao “milagre econômico” na Argentina, nem todos estão ganhando

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress