invistaja.info | Informação p/ quem vive o mercado

Publicidade

‘Questão fiscal será crucial para a inflação em 2023’, diz economista da FGV

André Braz, que coordena os índices de preços da FGV, lembra que desvalorização do real é porta aberta para o aumento da inflação

Notícias de trader para trader

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: ‘Questão fiscal será crucial para a inflação em 2023’, diz economista da FGV; invistaja.info;


SULA11 | ROIC: -0.0562 | Cresc.5anos: 0.0166 | P/VP: 1.22 | Pat.Liq: 8363840000.0 | ROE: 0.0217 | DY: 0.0094

O desafio do novo governo de encontrar uma solução para o problema fiscal é um ponto crucial para o comportamento da inflação em 2023, diz o economista André Braz, coordenador de índices de preços da Fundação Getulio Vargas (FGV). “A questão fiscal é um risco, porque pode mexer com as incertezas, afetar o câmbio e, por sua vez, os preços das commodities e dos combustíveis.” Quanto à volta da inflação em outubro, disse que o efeito do corte de impostos sobre combustíveis e energia elétrica chegou ao fim. A seguir, os principais trechos da entrevista:O que essa virada de três meses de deflação para inflação em outubro indica?A variação negativa do IPCA era muito sustentada pela renúncia fiscal do ICMS sobre gasolina, energia elétrica e serviços de telecomunicações. Se não fosse isso, o IPCA teria tido variação positiva. Ou seja, não era um efeito generalizado, mas sustentado por quedas pontuais. Tanto é assim que o índice de difusão, que mostra o porcentual de itens com variação positiva, permaneceu acima de 60% nesse período.O resultado do IPCA de outubro pode mudar a intenção do BC de começar a cortar juros a partir de meados de 2023?Sim, porque o resultado veio um pouco acima das expectativas, e temos hoje pressões inflacionárias que preocupam. Alguns aumentos que sustentaram o resultado do IPCA de outubro são permanentes, como o reajuste dos planos de saúde. Neste caso, não há revisão para baixo, e a alta deve permanecer até o próximo reajuste. Também o índice de difusão de quase 70% no mês mostra que a inflação está bem espalhada. Isso acende a luz amarela para quem monitora a inflação. No entanto, o resultado de um mês não é suficiente para mudar o cronograma da política monetária. Acredito que a autoridade monetária vai prestar mais atenção a partir do resultado de outubro. À medida que os resultados de novembro e dezembro vierem um pouco acima do previsto, isso poderá indicar um adiamento do início do período de corte de juros.O imbróglio fiscal que o novo governo terá de enfrentar é um risco para o aumento da inflação?É um risco, porque mexe com as incertezas, pode afetar o câmbio e, por sua vez, os preços das commodities e dos combustíveis. Tratar bem a questão fiscal é fundamental para que o novo governo diminua essa incerteza, buscando maior estabilidade cambial. Uma desvalorização do real é uma porta aberta para o aumento da inflação. Quanto mais informação houver sobre o futuro da política fiscal, e se ela for bem recebida pelos agentes econômicos, mais facilmente será possível controlar a inflação.O ponto mais crucial para a inflação de 2023 é a questão fiscal?Acho que sim. A questão fiscal preocupa porque é de onde foi tirado o fôlego para esse recuo abrupto da inflação em 2022. Se a questão não for bem equacionada, ela será um risco, que pode provocar desvalorização cambial mais forte, com desdobramento sobre a inflação.As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

palavras-chave: ‘Questão fiscal será crucial para a inflação em 2023’, diz economista da FGV; invistaja.info;

BRASIL | economia | invistaja.info – ‘Questão fiscal será crucial para a inflação em 2023’, diz economista da FGV

REFLEXÃO: Ben Carlson, autor de A Wealth of Common Sense – A riqueza do senso comum, em tradução livre: Menos é mais. O processo de investimento deve ser mais importante que os resultados. Comportamento correto na hora de investir é a chave.

Tópicos mais acessados:

Via (VIIA3) renova parceria com Bradesco (BBDC4), Cemig (CMIG4) e Cosan (CSAN3) divulgarão balanços e mais

CPI da Alemanha sobe 0,9% em outubro e 10,4% em 12 meses, dentro do esperado

Vivara (VIVA3) lucra R$ 68,127 milhões, queda de 21%; receita sobe 16,5%

Panvel (PNVL3) tem lucro líquido ajustado de R$ 23,6 milhões no 3º tri, alta de 16,3%

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress