Negociando na bolsa de valores
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: Redução das chuvas abre espaço para retomada da mineração em Minas Gerais; invistaja.info;
PETR4 | Liq.2meses: 2060570000.0 | ROIC: 0.1961 | Liq.Corr.: 1.2 | Mrg.Ebit: 0.4399 | Div.Brut/Pat.: 0.88 | PSR: 1.005
ListenToMarket: Redução das chuvas abre espaço para retomada da mineração em Minas Gerais – Áudio gerado às: 14:40:33
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
(invistaja.info) — A perspectiva de redução das chuvas em Minas Gerais abre caminho para a retomada da produção de minério de ferro na região, o que seria uma boa notícia para as siderúrgicas chinesas.
As chuvas acima da média no estado levaram a Vale (VALE3), CSN (CSNA3), Gerdau (GGBR4) e Usiminas (USIM5) a interromperem as atividades de mineração na área. A produtora de zinco Nexa Resources também reduziu a capacidade da mina Vazante para 60%.
O clima agora deve melhorar. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê precipitação mais fraca e isolada nas principais áreas produtoras de minério do estado. A Gerdau já começou a planejar a retomada de sua unidade de mineração nos próximos dias, caso o tempo continue melhorando.
+Mercado de opções de criptomoedas impede Bitcoin de cair abaixo de US$ 40 mil, diz fundo
“A partir da próxima semana, a tendência é poder voltar à atividade normal”, disse Anete Fernandes, meteorologista do Inmet. “Podemos ver pancadas mais recorrentes e volume significativo novamente no final de janeiro, mas nada próximo ao início do ano.”
A redução da chuva no Brasil fornece um novo driver para a recuperação dos futuros de minério de ferro. As paralisações desde 8 de janeiro afetaram cerca de 1,8 milhão de toneladas das exportações do estado, segundo cálculos da Secretaria de Geologia e Mineração do Ministério de Minas e Energia (MME), com base em informações das empresas. Essas perdas podem ser recuperadas ao longo do ano.
hotWords: chuvas abre para redução mineração
Embora as tempestades ainda afetem partes das ferrovias usadas para transportar grãos e minério, normalmente não demora muito para restaurar os serviços, disse o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Ainda assim, os danos precisarão ser avaliados assim que a chuva parar. “Precisa de tempo firme.”
A recuperação das ferrovias pode levar algumas semanas.
As chuvas também levantaram preocupações sobre o impacto nas barragens de rejeitos na região, palco dos desastres de Mariana e Brumadinho, em 2015 e 2019.
O total de barragens em nível de emergência em Minas Gerais subiu de 36 para 40 após as chuvas, de acordo com a Agência Nacional de Mineração. Na quinta-feira, a Vale elevou o protocolo de emergência para nível 2 na barragem Área IX, em Ouro Preto, e iniciou protocolo de emergência em nível 1 no dique Elefante, na mina de Água Limpa, ambos em Minas Gerais. A empresa disse que as medidas não impactam a produção.
Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui!
palavras-chave: Redução das chuvas abre espaço para retomada da mineração em Minas Gerais; invistaja.info;
GLEBA PALHANO | economia | invistaja.info – Redução das chuvas abre espaço para retomada da mineração em Minas Gerais
REFLEXÃO: Tom Gardner, da Motley Fool: Encontre lideres notáveis e uma missão para o longo da vida.
Saiba mais:
Após início de ano difícil, Bitcoin ensaia recuperação, dizem analistas
Crise de energia na Europa piora com risco de guerra na Ucrânia
Apesar de vendas acima do esperado, varejo deve seguir impactado por inflação e juros altos
Mercado de opções de criptomoedas impede Bitcoin de cair abaixo de US$ 40 mil, diz fundo
Publique seu negócio no invistaja.info