Informação para quem vive o mercado
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Renault registra 9,5 bi de euros em prejuízo com fatia na Nissan, mas ação sobe 1%; invistaja.info;
OPCT3 | Cresc.5anos: 0.2857 | Div.Brut/Pat.: 1.72 | PSR: 0.804 | P/Cap.Giro: 3.55 | Pat.Liq: 944915000.0 | EV/EBITDA: 5.12
A Renault deverá registrar um prejuízo de 9,5 bilhões de euros relacionados a sua participação acionária na Nissan, depois de mudar a forma como contabiliza seus ativos na montadora japonesa. Segundo comunicado divulgado nesta terça-feira, 1, o movimento da francesa não afetará a parceria “pragmática e orientada a negócios”, mas a decisão parece refletir um afastamento nos laços entre as duas companhias que vem acontecendo nos últimos meses.
Em nota, a Renault explica que alinhará o valor das ações da Nissan nos seus balanços corporativos com o preço da ação japonesa. Assim, a participação acionária, avaliada em 35,71%, começará a ser contabilizada como “ativo financeiro” ao invés de “método acionário”, medida que começou a ser válida a partir de ontem (30) e que reduz o risco de novas baixas contábeis.
A francesa acrescentou que a mudança não acarretará em impactos de caixa ou nos cálculos dos dividendos pagos pelo Grupo Renault.
+Bolsas da Europa fecham na maioria em baixa, seguindo semana de ganhos
O preço das ações da Nissan agora está mais baixo do que quando a Renault adquiriu sua participação há mais de duas décadas, exigindo que a empresa francesa reporte perdas no valor contábil de sua participação na Nissan ao vender ações.
Após o anúncio, a ação da Renault subia 0,82% em Paris, por volta de 8h47 (de Brasília). Em Tóquio, a ação da Nissan fechou em queda de 2,4%, abalada também por relatos de que tentará adiar pagamentos para fornecedores em busca de liberar caixa.
*Com informações da Dow Jones Newswires.
FARIA LIMA | mercados | invistaja.info – Renault registra 9,5 bi de euros em prejuízo com fatia na Nissan, mas ação sobe 1%
REFLEXÃO: Tom Gardner, da Motley Fool: Encontre lideres notáveis e uma missão para o longo da vida.
Tópicos mais acessados:
Entregas trimestrais da Tesla podem continuar em queda
Dólar hoje recua com negociações comerciais e dados em foco
Ibovespa Futuro sobe com atenção à judicialização do IOF e negociações comerciais
Ibovespa Futuro sobe com atenção à judicialização do IOF e negociações comerciais