invistaja.info | Informação p/ quem vive o mercado

Publicidade

Risco de ação leva conselheiros da Petrobras a não renovar mandato

Há a preocupação de que os conselheiros, como pessoas físicas, acabem sendo atingidos nos processos e fiquem, por exemplo, com os bens bloqueados na Justiça

Notícias de investidor para investidor

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Risco de ação leva conselheiros da Petrobras a não renovar mandato; invistaja.info;


IGBR3 | ROE: 0.0 | P/Ativo: 0.632 | Pat.Liq: -923772000.0 | ROIC: 0.0 | Mrg.Ebit: 0.0 | Liq.Corr.: 0.15

A notícia de que acionistas da Petrobras (PETR3;PETR4) se preparam para entrar com ações coletivas contra a empresa foi um dos motivos que levaram quatro membros do conselho de administração da petroleira a pedirem, na terça-feira, 2, para não ter seus mandatos renovados. Um outro já havia manifestado a intenção de não ser reconduzido pelo governo.

Segundo apurou o Estadão, há a preocupação de que os conselheiros, como pessoas físicas, acabem sendo atingidos nos processos e fiquem, por exemplo, com os bens bloqueados na Justiça. “O risco ficou muito grande”, afirmou um dos membros do colegiado, sob condição de anonimato.

Os acionistas da estatal ameaçam ir à Justiça após o presidente Jair Bolsonaro decidir retirar Roberto Castello Branco da presidência da estatal por não concordar com a política de reajuste de preço do combustível conforme as variações do mercado internacional. O general Joaquim Silva e Luna é apontado para substituir Castello Branco.

+Bolsonaro, sobre queda de 4% PIB: É um dos países que menos caíram no mundo

Além do risco jurídico, outra apreensão no colegiado é com a continuidade do projeto que vinha sendo desenvolvido na empresa, no qual não havia espaço para interferências do governo federal. “(O motivo da saída) não é o novo presidente. Nada contra ele, mas, sim, contra a sinalização que está sendo dada (com a mudança no comando). Para que mudar alguém que está indo muito bem?”, questionou um dos conselheiros que está deixando o colegiado.

“(Antes) o governo estava deixando a empresa ter sua gestão. Havia um conselho bom, com competências diversificadas. Pessoal sério. Diretoria executiva competente e fazendo uma transformação na Petrobras em todos os sentidos. Tem muita coisa de melhorias sendo feita nas áreas digital e de recursos humanos. É uma transformação ampla, com planejamento estratégico bem definido e elaborado. Estava sendo bem executado. Aí, de repente, tem uma intervenção dessa. Para mim, aquele projeto está em dúvida”, acrescenta o mesmo membro.

Leia também: Quais são as consequências da debandada de conselheiros da Petrobras?

hotWords: risco conselheiros leva petrobras

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Na semana passada, os conselheiros aprovaram a convocação de uma assembleia extraordinária de acionistas que decidirá sobre a troca no comando da companhia. Apesar de a maioria dos membros ter aprovado a decisão, que atende um pedido do governo, eles eram contra a mudança na presidência. A preocupação com a possibilidade de que a Petrobras entrasse em uma crise ainda maior caso a assembleia não fosse convocada, porém, prevaleceu, e eles optaram por convocar a reunião.

Fato Relevante

Em comunicado ao mercado, na terça-feira, 2, a companhia informou que João Cox Neto e Nivio Ziviani alegaram razões pessoais para a decisão. Já Paulo Cesar de Souza e Silva só declarou que por conta de seu mandato ser “interrompido inesperadamente, peço, por favor, para não ser reconduzido ao Conselho de Administração na próxima Assembleia”.

A mensagem de Omar Carneiro da Cunha revelou insatisfação com a decisão de Bolsonaro de promover uma troca no comando da estatal.

Já o conselheiro Leonardo Antonelli havia manifestado interesse em sair do conselho dias antes da interferência do presidente da República na companhia.

Estagnado em sua profissão? Série gratuita do (invistaja.info) mostra como você pode se tornar um Analista de Ações em 2021. Clique aqui para se inscrever.

palavras-chave: Risco de ação leva conselheiros da Petrobras a não renovar mandato; invistaja.info;

CALIFORNIA | mercados | invistaja.info – Risco de ação leva conselheiros da Petrobras a não renovar mandato

REFLEXÃO: Rich Greifner, da Motley Fool: Pense a longo prazo, seja paciente e busque por retornos assimétricos.

Leia também:

Hering lucra 12% menos no 4º tri, lucro da Quero-Quero sobe 119% e outros balanços; rumores sobre novo CEO do BB e mais

Agência da UE começa processo de revisão de vacina Sputnik V

Com custo inicial de R$ 1,9 mil, microfranquia vira saída para o desemprego; veja as 10 maiores redes do Brasil

Mais dividendos a caminho? CFO da Minerva Foods está otimista com 2021

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress