Informação para traders e investidores
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: Sanções ao diesel russo podem pressionar margem das distribuidoras de combustíveis; invistaja.info;
CEPE5 | P/ACL: -0.33 | Mrg.Ebit: 0.1615 | EV/EBITDA: 6.1 | EV/EBIT: 8.16 | Mrg.Liq.: 0.015 | P/Cap.Giro: 103.22
ListenToMarket: Sanções ao diesel russo podem pressionar margem das distribuidoras de combustíveis – Áudio gerado às: 10:22:24
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
As distribuidoras de combustíveis no Brasil estão em busca de novas fontes de suprimento de diesel após as sanções impostas pelo Reino Unido a uma empresa russa de comercialização, a 2Rivers (antiga Coral Energy Group).
Segundo a Folha de S. Paulo, o Brasil importa cerca de 20% do diesel que consome e, deste total, cerca de 80% é fornecido atualmente pela 2Rivers, citando dados da Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis). Para efeito de contexto, aproximadamente 25% da demanda interna brasileira é suprida por importações, enquanto o restante vem de refinarias locais — sobretudo da Petrobras (PETR4).
+Dólar acumula queda de 10% no ano e análise aponta continuidade do movimento de baixa
O Goldman Sachs avalia a notícia como negativa, pois uma fonte de suprimento mais cara pode acirrar o ambiente competitivo, uma vez que a eventual substituição do diesel russo — tradicionalmente mais barato — pelo produto da Costa do Golfo tende a reduzir a competitividade das maiores distribuidoras.
Segundo o Goldman, isso pode levar a margens pressionadas e/ou perda de participação de mercado, somando-se a outros fatores adversos previstos para o segundo trimestre, como perdas de estoque (em função dos recentes cortes de preços promovidos pela Petrobras) e a continuidade do efeito de excesso de oferta observado no primeiro trimestre.
palavras-chave: Sanções ao diesel russo podem pressionar margem das distribuidoras de combustíveis; invistaja.info;
GLEBA PALHANO | mercados | invistaja.info – Sanções ao diesel russo podem pressionar margem das distribuidoras de combustíveis
REFLEXÃO: Michael Kitces, conselheiro financeiro: Invista pensando no longo prazo, não especule, mas, não ignore as flutuações do mercado.
Veja também:
EXCLUSIVO: Reserva quer faturar R$ 1,5 bi este ano e vai entrar em moda ‘wellness’
Minério de ferro sobe com dólar mais fraco e demanda estável
Dólar hoje ronda estabilidade com políticas comercial e fiscal dos EUA em foco
Ibovespa Futuro acompanha exterior e opera em baixa com temores fiscais nos EUA
Entre em contato para anunciar no invistaja.info