Investindo como um profissional
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: “Se a Petrobras tem algum investimento para fazer no Oriente Médio, eu não sei no quê”, diz Lula; invistaja.info;
CVCB3 | P/VP: 4.22 | P/Ativo: 0.457 | P/ACL: -1.34 | ROE: -1.098 | PSR: 1.458 | Liq.2meses: 76665500.0
ListenToMarket: “Se a Petrobras tem algum investimento para fazer no Oriente Médio, eu não sei no quê”, diz Lula – Áudio gerado às: 10:10:21
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
A declaração do presidente da Petrobras (PETR3;PETR4), Jean Paul Prates, sobre a possibilidade de criar uma subsidiária no Oriente Médio pegou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de surpresa. “Se a Petrobras tem algum investimento para fazer aqui, eu não sei no quê”, afirmou Lula em entrevista coletiva neste domingo (3).
Prates afirmou, na sexta-feira (1), que a estatal deverá começar um estudo neste mês para analisar a viabilidade de abrir uma subsidiária da empresa no Oriente Médio. Ele se referiu à iniciativa como “Petrobras Arábia”. A ideia seria fortalecer os laços comerciais da companhia na região do Golfo Pérsico.
O anúncio ocorreu após a sinalização de adesão do Brasil à Opep+. A entidade é um grupo formado por 23 países entre membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados. No caso da Opep, os países têm obrigações a cumprir, como o aumento ou a redução da produção de petróleo, o que não ocorre com os membros da Opep+. Entre os aliados que compõem a entidade estão países como Azerbaijão, Bahrein, Malásia, México e Rússia.
+MEC publica novas decisões sobre ensino a distância no Diário Oficial: quais os impactos para o setor na Bolsa?
Questionado sobre o funcionamento da Petrobras Arábia, Lula redirecionou a pergunta ao presidente da estatal. “Não fui informado que vamos criar uma Petrobras aqui”, afirmou. “A cabeça dele [Prates] é muito fértil, ele pensa em velocidade de Fórmula 1 e eu funciono em velocidade de Volkswagen”.
hotWords: lula “se para oriente médio, fazer
Lula salientou, no entanto, que a estatal não deixará de prospectar petróleo. “É importante lembrar disso, pois o combustível fóssil ainda vai funcionar durante muito tempo na economia mundial”, disse. “E enquanto ele funcionar, nós vamos conseguir buscar petróleo e melhorar a nossa gasolina”.
No sábado (2), Lula havia dito que, mesmo participando da Opep+, o Brasil não vai “apitar nada” nas decisões do bloco. Ele argumentou que a participação brasileira é importante para convencer países produtores de petróleo a reduzirem a exploração de combustíveis fósseis. Segundo o Ministério de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a adesão não imporá ao País cotas de produção.
Antes desse episódio, o plano de investimentos da Petrobras já havia causado desgaste por não incluir eixos considerados estratégicos pelo governo brasileiro, como biocombustíveis.
palavras-chave: “Se a Petrobras tem algum investimento para fazer no Oriente Médio, eu não sei no quê”, diz Lula; invistaja.info;
CALIFORNIA | mercados | invistaja.info – “Se a Petrobras tem algum investimento para fazer no Oriente Médio, eu não sei no quê”, diz Lula
REFLEXÃO: Robert Brokamp, da Motley Fool: Diversificação reduz os riscos, aumenta a previsibilidade e impulsiona os retornos.
Leia também:
PIB no Brasil e na Zona do Euro e relatório de emprego nos EUA: o que acompanhar na semana
Prates estuda abrir ‘Petrobras Arábia’ após convite da Opep+ ao Brasil
Brasil lança programa de R$ 1 bilhão para restaurar floresta amazônica
Justiça autoriza penhora de bens do CEO e do CFO da SouthRock e de empresas do grupo