Informação para quem vive o mercado
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Senado aprova indicações de Galípolo e Aquino para diretorias do Banco Central; invistaja.info;
GNDI3 | P/EBIT: 87.05 | Liq.Corr.: 1.17 | Cresc.5anos: 0.2523 | ROIC: 0.0309 | Mrg.Liq.: -0.0009 | Mrg.Ebit: 0.0393
ListenToMarket: Senado aprova indicações de Galípolo e Aquino para diretorias do Banco Central – Áudio gerado às: 19:20:25
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
O plenário do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (4), duas indicações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ocuparem diretorias do Banco Central: Gabriel Galípolo, para a diretoria de Política Monetária, e Ailton de Aquino Santos, para a diretoria de Fiscalização da autarquia.
Os nomes foram confirmados algumas horas após a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da casa legislativa realizar sabatina com os dois.
No plenário, a indicação de Galípolo foi aprovada por 39 votos a 12, e a de Aquino, por 42 a 10. A votação no caso de nomeação de autoridades é secreta, portanto não é possível saber como cada parlamentar se posicionou. Os dois agora terão mandato de quatro anos, conforme prevê a lei complementar que estabeleceu a autonomia do Banco Central (LC 179/2021).
+Em sabatina no Senado, Galípolo dá recado de otimismo e diz que mercado já projeta corte nos juros
Os dois indicados deverão assumir seus postos antes da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em agosto. No mercado há expectativas de que o encontro marque o início dos cortes da taxa básica de juros (a Selic), atualmente em 13,75% ao ano.
hotWords: aprova aquino diretorias banco para
Entre em contato para anunciar no invistaja.info
O placar folgado em ambas as votações reflete o clima amistoso das sabatinas, que correram com celeridade ‒ em contraste com o ambiente de tensão entre Lula e o comando do Banco Central, na figura de Roberto Campos Neto.
Lula e seus aliados têm feito duras críticas a Campos Neto, que foi indicado para o posto por Jair Bolsonaro (PL), pela condução de uma política monetária, na avaliação deles, conservadora.
A avaliação é que uma demora no afrouxamento dos juros deve comprometer o desempenho da economia nos dois primeiros anos do novo governo. Há também críticas de empresários do setor produtivo e parte do próprio mercado financeiro.
palavras-chave: Senado aprova indicações de Galípolo e Aquino para diretorias do Banco Central; invistaja.info;
BRASIL | economia | invistaja.info – Senado aprova indicações de Galípolo e Aquino para diretorias do Banco Central
REFLEXÃO: Morgan Housel: Se preocupe somente quando você achar que tiver tudo resolvido.
Notícias relacionadas:
BIS: Incerteza econômica segue desafio para bancos na avaliação da qualidade de crédito
Usiminas (USIM5) elege Marcelo Chara como novo CEO e Alberto Ono como presidente do Conselho
Coteminas (CTNM3), dona da Artex, MMartan e Casa Moysés, vai demitir 700 funcionários em Blumenau