Publicidade

Senado dos EUA considera impeachment de Trump constitucional

Ao todo, foram 56 votos favoráveis e 44 contrários, sendo que seis senadores republicanos votaram pela constitucionalidade da ação
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

invistaja.info | Informação para quem vive o mercado

(ANSA) – O Senado dos Estados Unidos decidiu nesta terça-feira (9) abrir formalmente o segundo julgamento de impeachment contra o ex-presidente Donald Trump, que é acusado de “instigação à insurreição”, após a exibição de um vídeo com imagens que relembrou o brutal ataque ao Congresso americano.

A maioria dos senadores considerou que o processo é “constitucional”, apesar dos apelos de alguns republicanos para suspender o julgamento já que Trump não está mais no cargo.

Ao todo, foram 56 votos favoráveis e 44 contrários, sendo que seis senadores republicanos – Bill Cassidy, Susan Collins, Lisa Murkowski, Mitt Romney, Ben Sasse e Pat Toomey – votaram pela constitucionalidade da ação.

+Duratex tem lucro recorde de R$ 301,6 mi no 4º tri; dados de tráfego da Azul, investidores monitoram Petrobras e mais

Na abertura da sessão, a acusação recorreu a imagens da violência em 6 de janeiro para reviver os momentos de terror.

palavras-chave: Senado dos EUA considera impeachment de Trump constitucional; invistaja.info;

Em seus argumentos iniciais, os promotores ressaltaram que o processo contra o republicano é baseado em “fatos concretos e sólidos”.

O deputado democrata Jamie Raskin, o principal dos oito promotores do impeachment, apresentou um vídeo de cerca de 10 minutos com trechos do discurso do republicano e com imagens da invasão ao Capitólio por grupos de extrema direita.

“Se isso não é um crime e um delito digno de impeachment sob nossa Constituição, não vejo o que poderia ser”, disse Raskin.

Para o democrata, “Donald Trump violou claramente seu juramento como presidente”.

Já o congressista Joe Neguse argumentou que o julgamento do magnata é constitucional e ressaltou que não está escrito na Constituição do país que ex-presidente não poderiam ser alvos de processos.

Logo depois, o advogado de Trump, Bruce Castor, alegou ilegalidade no processo e afirmou que seu cliente também condena a violência do dia 6 de janeiro.

A defesa afirma que o processo é um “ato político” e “inconstitucional” pelo fato de Trump não estar mais na Casa Branca, enquanto a acusação qualifica o republicano como “ameaça à democracia”. Se for condenado, o magnata pode perder seus direitos políticos e ficar inelegível para 2024.

Segundo fontes citadas pela CNN, Trump não está contente com a atuação de seus advogados neste primeiro dia do julgamento.

O presidente Joe Biden, por sua vez, não acompanha a sessão contra seu antecessor, segundo a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki.

Esse será o quarto processo de impeachment na história dos EUA, o segundo contra Trump e o primeiro contra um ex-presidente. Todos os três anteriores terminaram com absolvição. Com 50 votos no Senado, os democratas precisarão atrair o apoio de pelo menos 17 dos 50 republicanos na casa para alcançar o mínimo necessário de 67 para condenar Trump.

Próximos passos

Etapas Após a decisão de considerar o processo de impeachment constitucional, os próximos passos incluem a apresentação dos argumentos da defesa e acusação, a partir desta quarta-feira (10). Cada lado terá até 16 horas, distribuídas por dois dias.

Na sequência, os senadores farão perguntas para as duas equipes, e uma votação por maioria simples decidirá sobre a eventual convocação de testemunhas.

O próprio Trump já rejeitou um convite para depor no processo. A expectativa é de que o julgamento termine na próxima semana. (ANSA)

BRASIL | mercados | invistaja.info – Senado dos EUA considera impeachment de Trump constitucional

palavras-chave: Senado dos EUA considera impeachment de Trump constitucional; invistaja.info;

Veja também:

Twitter registra alta anual no lucro e receita do 4º trimestre

Câmara aprova urgência de projeto de autonomia do Banco Central

Apostando no time, gestor da Kiron projeta crescimento de dois dígitos para Rede D’Or

Ação da Sabesp dispara 7% com ânimo sobre proposta de revisão tarifária; Petrobras e PetroRio caem, enquanto bancos avançam

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade