Publicidade

Setor produtivo critica aumento da taxa Selic pelo Banco Central

Segundo entidades, aumento da taxa básica de juros ameaça a recuperação da economia e retrai o consumo

Conteúdos sobre investimentos

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Setor produtivo critica aumento da taxa Selic pelo Banco Central; invistaja.info;


TEKA4 | P/Cap.Giro: -0.0 | Div.Brut/Pat.: -0.32 | Mrg.Ebit: -0.0108 | Cresc.5anos: 0.0472 | EV/EBITDA: 242.49 | P/EBIT: -3.69

ListenToMarket: Setor produtivo critica aumento da taxa Selic pelo Banco Central – Áudio gerado às: 8:40:24

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

A elevação dos juros básicos da economia em 1 ponto percentual recebeu críticas do setor produtivo. Para entidades do comércio e da indústria, a alta da taxa Selic contribui para retrair o consumo e ameaçar a recuperação do emprego e da produção.

Em nota, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) argumentou que a alta de 5,25% para 6,25% ao ano da Selic aumenta o risco de uma nova recessão, num cenário em que nem a produção industrial, nem o emprego se recuperaram dos níveis anteriores à pandemia de covid-19.

“Ao perseguir a meta de inflação do ano que vem com aumentos expressivos da Selic, o Banco Central põe em risco a recuperação econômica e aumenta a probabilidade de uma recessão no próximo ano”, avaliou no comunicado o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

+Klabin comunica morte de Armando Klabin, presidente do conselho

Leia mais:• Com Selic em 6,25% e novas perspectivas de alta, quais as melhores alternativas para investir hoje?

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) tem avaliação semelhante. Para a entidade, o aumento nos juros básicos pune as famílias e as empresas em um momento de frágil recuperação dos efeitos da pandemia e de aumento recente no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que incide sobre o crédito.

“O percentual da renda das famílias comprometido com dívidas é recorde. Saltou de 49,4% em junho de 2020 para 59,2% em maio de 2021, último dado disponível. O aperto monetário agrava esse quadro de endividamento, reduzindo o consumo das famílias e prejudicando a atividade econômica”, destacou a entidade.

A Associação Comercial de São Paulo também criticou a elevação da taxa Selic. Na avaliação da entidade, o varejo começa a sentir o impacto do aumento dos juros e do IOF, à medida que o crédito fica mais caro e diminui o espaço para o consumo.

hotWords: critica setor central pelo taxa

Anuncie no invistaja.info

Firjan

Em nota, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) considerou “excessivo” neste momento acelerar o ritmo de aumento da taxa básica de juros da economia.

Para a Firjan, o aumento da taxa básica de juros 5,25% para 6,25% pode comprometer a recuperação de uma economia ainda fragilizada.

“Acreditamos que a evolução do quadro inflacionário atual e as expectativas inflacionárias à frente seguem sendo de manutenção do ciclo de alta da taxa de juros, dados os fatores relacionados ao risco fiscal e a recomposição da demanda.”

A entidade menciona fatores relacionados à inflação de custos – crise energética e restrição de insumos – que “continuam pressionando e exigindo outros instrumentos para o controle inflacionário, e não somente a elevação da taxa básica de juros”, diz que a estabilidade de preços e o crescimento sólido da atividade econômica passam pela retomada da confiança dos empresários e considera “inadiável” a aprovação de reformas estruturais, como a administrativa.

Analista TOP 3 em rentabilidade de curto prazo compartilha seu método exclusivo na Bolsa

palavras-chave: Setor produtivo critica aumento da taxa Selic pelo Banco Central; invistaja.info;

BRASIL | economia | invistaja.info – Setor produtivo critica aumento da taxa Selic pelo Banco Central

REFLEXÃO: Harold Pollack, da Universidade de Chicago: Guarde entre 15 e 20% e invista em fundos de índices com taxa baixa.

Tópicos mais acessados:

Ultrapar inicia processo de sucessão de postos executivos; Hypera pagará R$ 194,77 mi em JCP e mais notícias

Empresa dos EUA lança serviço que permite minerar Bitcoin em casa

IOF não financiará Auxílio Brasil em 2022, diz secretário

Após suspender vacinação de adolescentes, Ministério da Saúde volta atrás e recomenda imunização do grupo contra Covid

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade