Notícias do mercado financeiro
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: S&P rebaixa nota de crédito da Braskem para ‘CCC-‘ com perspectiva negativa; invistaja.info;
CBEE3 | Cresc.5anos: 0.0497 | P/VP: 0.49 | PSR: 0.445 | Liq.Corr.: 0.53 | EV/EBIT: 8.0 | Liq.2meses: 989.91
A S&P Global Ratings rebaixou a sua classificação de crédito global da Braskem (BRKM5) de “B+” para “CCC-“. A agência também reduziu os ratings para nível de emissão sobre as notas seniores não garantidas da empresa de “B+” para “CCC-“, e sobre suas notas subordinadas de “CCC+” para “C”. A perspectiva é negativa, segundo a agência.
“Considerando as condições desafiadoras da indústria e o alto endividamento da empresa, há uma probabilidade aumentada de uma reestruturação da dívida nos próximos seis meses”, disse a agência.
+Ibovespa Ao Vivo: Confira o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros nesta segunda
Segundo a S&P Global, a perspectiva negativa reflete o potencial de um rebaixamento nos próximos seis meses, caso a empresa anuncie um processo de reestruturação da dívida que considere equivalente a um default. “A liquidez da Braskem pode diminuir rapidamente dependendo de sua taxa de queima de caixa e da capacidade da empresa de renovar sua linha de crédito rotativo com vencimento em dezembro de 2026.”
hotWords: rebaixa para ‘ccc-‘ perspectiva braskem
Em junho de 2025, a Braskem tinha uma posição de caixa de R$ 9,3 bilhões e a linha de crédito rotativo equivalente a cerca de R$ 5,5 bilhões disponível até dezembro de 2026, informou a S&P. “No entanto, nas condições atuais, achamos que pode ser difícil para a empresa renovar a linha de crédito rotativo com termos semelhantes.”
Segundo a S&P Global, uma ação de classificação positiva dependeria da avaliação sobre se o risco da reestruturação da dívida diminuiu consideravelmente. “Isso poderia ocorrer se a empresa conseguir melhorar sua liquidez, estendendo sua linha de crédito rotativo, e/ou se o alívio fiscal REIQ e PRESIQ para a indústria química brasileira for aprovado, apoiando expectativas de fluxos de caixa mais fortes.”
Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Braskem comentou sobre o rebaixamento da S&P e também o da Fitch: “A companhia reforça o compromisso com seus stakeholders e segue com foco na implementação das iniciativas de resiliência e de transformação para mitigar os relevantes impactos decorrentes do prolongado ciclo de baixa global da indústria e para o fortalecimento da competitividade da indústria química brasileira.”
palavras-chave: S&P rebaixa nota de crédito da Braskem para ‘CCC-‘ com perspectiva negativa; invistaja.info;
BELO HORIZONTE | mercados | invistaja.info – S&P rebaixa nota de crédito da Braskem para ‘CCC-‘ com perspectiva negativa
REFLEXÃO: Ben Carlson, autor de A Wealth of Common Sense – A riqueza do senso comum, em tradução livre: Menos é mais. O processo de investimento deve ser mais importante que os resultados. Comportamento correto na hora de investir é a chave.
Veja também:
“Dólar vai cair muito, no mínimo entre 5% e 10%”, diz ex-economista-chefe do FMI
“Dólar vai cair muito, no mínimo entre 5% e 10%”, diz ex-economista-chefe do FMI
Galípolo diz que ainda há muito esforço a ser feito pelo Banco Central
Itaú (ITUB4) vê 2026 como ano para acelerar rentabilidade, e XP reitera compra
Entre em contato para anunciar no invistaja.info