Publicidade

STF analisa se operadoras de internet, TV a cabo e telefone podem cobrar fidelização

Associação de provedores entrou com ação contra lei do Rio de Janeiro proibiu a aplicação de multa por quebra de fidelidade durante a pandemia

Investindo como profissionais

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: STF analisa se operadoras de internet, TV a cabo e telefone podem cobrar fidelização; invistaja.info;


OSXB3 | ROE: -0.0224 | Mrg.Ebit: -2.1244 | Liq.2meses: 88788.5 | EV/EBIT: -75.92 | P/L: 0.13 | P/ACL: -0.0

O Supremo Tribunal Federal (STF) passou a analisar se operadoras de TV a cabo e internet podem cobrar pela fidelização do cliente. A ação foi proposta pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), contra uma lei do estado do Rio de Janeiro, que proibiu a aplicação de multa por quebra de fidelidade nos serviços de internet, TV por assinatura e telefonia durante a pandemia.

A Abrint alega que a Lei 8.888/2020 viola a competência exclusiva da União de legislar sobre serviços de telecomunicações e direito civil, conforme o artigo 22 da Constituição. Diz também que a lei afronta os princípios constitucionais da livre iniciativa e da ordem econômica, pois a fidelidade contratual é escolha do consumidor (que pode recusá-la e deixar de ser cliente da empresa a qualquer momento).

A associação diz também que a lei afeta a competitividade dos micro, pequenos e médios provedores regionais e prejudica a prestação de serviços à população. Afirma ainda que os contratos exigem a vinculação do usuário à empresa por um prazo mínimo e que são concedidos descontos em troca da fidelidade, como prevê a resolução 632/2014 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

+Vale (VALE3) e bancos sobem; Petrobras (PETR4) sofre com commodities

A decisão tem potencial de afetar diversas empresas com capital aberto na B3, como as gigantes Vivo (VIVT3), TIM (TIMS3) e Oi (OIBR3), além de provedores regionais, como a cearense Brisanet (BRIT3), a paulsita Desktop (DESK3) e a catarinense Unifique (FIQE3), caso a lei seja considerada legal e outros estados adotem medidas semelhantes.

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, deu 10 dias para o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), e a Assembleia Legislativa do estado prestarem informações. Em seguida, o advogado-geral da União, Bruno Bianco, e o procurador-geral da República, Augusto Aras, terão cinco dias para se manifestar.

hotWords: internet, cobrar operadoras fidelização telefone

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Moraes aplicou à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7211 um rito abreviado, devido à relevância da ação “e do seu especial significado para a ordem social e a segurança jurídica”. O julgamento no plenário será diretamente do mérito, sem análise liminar, e a decisão a ser tomada será definitiva.

palavras-chave: STF analisa se operadoras de internet, TV a cabo e telefone podem cobrar fidelização; invistaja.info;

GLEBA PALHANO | mercados | invistaja.info – STF analisa se operadoras de internet, TV a cabo e telefone podem cobrar fidelização

REFLEXÃO: Michael Kitces, conselheiro financeiro: Invista pensando no longo prazo, não especule, mas, não ignore as flutuações do mercado.

Veja também:

Twitter (TWTR34) reverte lucro e tem prejuízo de US$ 270 mi no 2º trimestre; ação recua 2% no pré-market

SEC não comprova suposta investigação contra Binance sobre cripto BNB

Ibovespa futuro opera próximo à estabilidade, com atenção a balanços nos EUA; juros e dólar recuam

Ministro da Defesa da Rússia assinará acordo sobre grãos na Turquia, diz Kremlin

Anuncie no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress