Publicidade

Super 4ª com Copom e Fomc, início de balanços no Brasil: o que acompanhar na semana

Tudo o que o investidor precisa saber antes de operar na semana

Notícias de trader para trader

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Super 4ª com Copom e Fomc, início de balanços no Brasil: o que acompanhar na semana; invistaja.info;


IGBR6 | P/L: 0.06 | Div.Brut/Pat.: -0.54 | ROE: -0.601 | Mrg.Liq.: 53.7932 | EV/EBITDA: -4.76 | EV/EBIT: -4.55

ListenToMarket: Super 4ª com Copom e Fomc, início de balanços no Brasil: o que acompanhar na semana – Áudio gerado às: 9:10:43

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

A primeira “Super Quarta” do ano, com decisões de juros pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central e do FOMC (Federal Open Market Committee, do Federal Reserve), promete manutenção das taxas lá fora e corte aqui no Brasil. Nessa semana, também teremos divulgação de dados do mercado de trabalho tanto aqui quanto nos EUA. Além disso, o pontapé inicial da temporada de resultados do quarto trimestre de 2023 virá com a divulgação do balanço de Santander (SANB11), na quarta-feira (31). Banco Pan (BPAN4) e BR Partners (BRBI11) divulgam resultados dia 1 de fevereiro.

Por aqui, a aguardada decisão do novo patamar da Selic será divulgada após depois das 18h30 (horário de Brasília) na quarta-feira e o consenso do mercado é que haverá um corte de 50 pontos-base da taxa, chegando a 11,25% ao ano. A redução foi antecipada na ata do Copom da última decisão, que reforçou a previsão de reduções da mesma magnitude nas próximas reuniões.

Antes disso, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgará a sondagem da indústria de janeiro e a balança comercial com dados semanais será apresentada, na segunda (29). Na terça-feira (30), a FGV traz a sondagem de serviços de janeiro e o índice geral de preços (IGP-M) de janeiro, com estimativa do Bradesco de aumento de 0,15% na comparação mensal. O principal dado do dia, no entanto, será o relatório do Caged, com os números de geração de emprego formal de dezembro. A expectativa do consenso LSEG é de menos 370 mil.

+Gol (GOLL4) a R$ 1 e desistência de cobertura: o que mudou para o mercado com a RJ nos EUA?

Na quarta, além da decisão do Copom, será apresentada a Pnad Contínua pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com projeção do consenso LSEG de taxa de desemprego a 7,6%. O Banco Central divulgará também os dados semanais de fluxo cambial.“Ajustado sazonalmente, o Caged provavelmente atingirá 153 mil, ante 120 mil no mês anterior. Em relação à taxa de desemprego, esperamos que ela suba para 7,6% (de 7,5%), mas permanecendo estável em 8,0%, ajustada sazonalmente. Finalmente, estimamos um crescimento de +0,6% mês/mês ajustado sazonalmente (-0,1% ao ano) para a produção industrial, com o segmento de mineração/extrativismo expandindo 0,9% mês/mês ajustado sazonalmente (+12,6% ao ano) e o setor manufatureiro avançando 0,2% mês/mês ajustado sazonalmente (-3,2% ao ano)”, considera a equipe econômica do Itaú sobre os dados que serão apresentados na semana.

A semana seguirá agitada, com apresentação do índice PMI da indústria de transformação de janeiro pela S&P Global na quinta-feira, e será fechada com os dados do índice de preços ao consumidor pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e a pesquisa industrial mensal pelo IBGE.

No campo político, a movimentação seguirá mais lenta pelo recesso legislativo até o começo de fevereiro. As atenções seguem com a medida provisória que limita isenções fiscais sobre a folha de pagamento e a próxima reforma do imposto de renda. As alterações poderão abranger a tributação de dividendos, além de apresentar alterações nas faixas mais baixas do tributo. Há, ainda, expectativas sobre a divulgação de mais detalhes do programa “Nova Indústria Brasil”.

hotWords: fomc, copom balanços acompanhar super

Anuncie no invistaja.info

Decisão do FOMC e dados do mercado de trabalho

A agenda econômica segue agitada lá fora, com a semana marcada pela divulgação da decisão de juros do FOMC do Fed, dados do mercado de trabalho e continuidade da temporada de resultados de Wall Street. Dentre os principais balanços apresentados na semana estão algumas das “Magnificent Seven”, sete principais companhias de tecnologia do S&P 500 que têm sido responsáveis por grande parte do desempenho do índice, como Meta, Alphabet, Amazon e Apple. Os EUA iniciam a semana com a apresentação dos dados de confiança do consumidor do Conference Board referentes à janeiro, na terça-feira, e, no dia seguinte, a pesquisa ADP trará a geração de vagas de trabalho do setor privado, com previsão LSEG de 135 mil novas vagas.

Todos os olhares na quarta se voltarão para a decisão de juros do FOMC, que deverá ser de manutenção dos juros no atual intervalo de 5,25-5,50%. Mais importante que a decisão em si é a coletiva realizada por Jerome Powell logo após o anúncio, pois poderá indicar quais serão os rumos do Federal Reserve. As apostas, hoje, estão na redução da taxa na reunião de 1º de maio de 2024, com 51,2% de probabilidade de acordo com a ferramenta CME FedWatch. Sobre alteração já na reunião de 20 de março, as projeções se dividem mas prevalece, com 52,6% de chances, a expectativa de manutenção.

Além de observar a decisão e das declarações do chairman do Federal Reserve, a quinta-feira será marcada pelos números semanais de pedidos de auxílio desemprego e os dados do índice ISM da indústria de transformação de janeiro. A semana se encerra com os principais dados do mercado de trabalho dos EUA: a variação da folha de pagamentos (payroll), com expectativa LSEG de 168 mil novas vagas de emprego, a taxa de desempenho, com projeção LSEG de 3,8%. Será apresentado, ainda, o índice de confiança da Universidade de Michigan, com projeção do consenso LSEG de 78,8.

O foco da semana, na Europa, será a apresentação de PIB do quarto trimestre da Alemanhã e da Zona do Euro, na terça-feira. No dia seguinte, a Alemanha apresenta seu índice de preços ao consumidor de janeiro, com previsão LSEG de avanço de 0,3% na comparação mensal.

A quinta-feira trará a divulgação do Índice PMI S&P Global da indústria de transformação de janeiro do país germânico, do Reino Unido e da própria Zona do Euro. A Zona do Euro também apresentará o índice de preços ao consumidor de janeiro, com previsão de queda de 0,3% na comparação mensal, e a taxa de desemprego de dezembro. A China apenas terá a divulgação do Índice PMI S&P Global da indústria de transformação, na terça-feira, mas segue sem maiores indicadores.

palavras-chave: Super 4ª com Copom e Fomc, início de balanços no Brasil: o que acompanhar na semana; invistaja.info;

CALIFORNIA | mercados | invistaja.info – Super 4ª com Copom e Fomc, início de balanços no Brasil: o que acompanhar na semana

REFLEXÃO: Tim Hanson, da Motley Fool: Compre ações impressionantes por preços que não refletem sua grandiosidade.

Veja também:

Gol perde R$ 179,3 milhões após entrar em recuperação judicial nos EUA

Minha Casa, Minha Vida deve levar crédito imobiliário a recorde em 2024

Petrobras encontra hidrocarboneto na Margem Equatorial, mas viabilidade econômica ainda é inconclusiva

Recuperação judicial da Gol mostra que pandemia ainda persegue companhias aéreas

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress