Informação de quem vive o mercado
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Tarifas de Trump vão afetar economia global mais do que o esperado, alerta OCDE; invistaja.info;
CYRE4 | Cresc.5anos: 0.1859 | DY: 0.0 | PSR: 0.391 | P/ACL: 3.42 | EV/EBIT: 4.09 | P/EBIT: 2.13
O crescimento econômico global está desacelerando mais do que o esperado há apenas alguns meses conforme as consequências da guerra comercial do governo dos Estados Unidos afetam mais a economia do país, disse a OCDE nesta terça-feira (3), revisando para baixo suas perspectivas.
A expansão da economia global está em vias de desacelerar de 3,3% no ano passado para 2,9% em 2025 e 2026, disse a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, reduzindo suas estimativas de março de crescimento de 3,1% este ano e 3,0% no próximo ano.
Mas a perspectiva de crescimento provavelmente será ainda mais fraca se o protecionismo aumentar, alimentando ainda mais a inflação, interrompendo as cadeias de oferta e abalando os mercados financeiros, disse a organização sediada em Paris em seu mais recente relatório Perspectiva Econômica.
+Minerva (BEEF3) recompra Bonds no valor de R$ 1,363 bilhão
“Aumentos adicionais nas barreiras comerciais ou incerteza prolongada reduzirão ainda mais as perspectivas de crescimento e provavelmente aumentarão a inflação nos países que impõem tarifas”, disse o secretário geral da OCDE, Mathias Cormann, ao apresentar o relatório.
Se Washington aumentar as tarifas bilaterais em mais 10 pontos percentuais para todos os países, em comparação com as taxas em vigor em meados de maio, a produção econômica global será cerca de 0,3% menor após dois anos, acrescentou Cormann.
“A principal prioridade nesse contexto são o diálogo construtivo para garantir uma solução duradoura para as atuais tensões comerciais”, disse Cormann.
Os anúncios de tarifas feitos pelo presidente dos EUA, Donald Trump, desde que assumiu o cargo em janeiro já agitaram os mercados financeiros e alimentaram a incerteza econômica global, forçando-o a voltar atrás em algumas de suas posições iniciais.
Negociações travadas
No mês passado, os EUA e a China concordaram com uma trégua temporária para reduzir as tarifas, enquanto Trump também adiou as taxas de 50% sobre a União Europeia até 9 de julho.
A OCDE previu que a economia dos EUA crescerá apenas 1,6% este ano e 1,5% no próximo ano, presumindo, para fins de cálculos, que as tarifas em vigor em meados de maio permanecerão assim até o restante de 2025 e 2026.
hotWords: economia trump ocde mais tarifas
Entre em contato para anunciar no invistaja.info
Para 2025, a nova previsão representou um corte considerável, já que a organização esperava anteriormente que a maior economia do mundo cresceria 2,2% este ano e 1,6% no próximo.
Embora as novas tarifas possam criar incentivos para a fabricação nos Estados Unidos, os preços mais altos das importações reduzirão o poder de compra dos consumidores e a incerteza da política econômica retardará o investimento das empresas, alertou a OCDE.
Enquanto isso, as receitas tarifárias mais altas compensarão apenas parcialmente as receitas perdidas devido à prorrogação da Lei de Cortes de Impostos e Empregos de 2017, novos cortes de impostos e crescimento econômico mais fraco, acrescentou.
Como as tarifas alimentam as pressões inflacionárias, o Federal Reserve deve manter a taxa de juros este ano e depois cortá-la para 3,25-3,5% até o final de 2026.
China, UE e Brasil
Na China, as consequências dos aumentos das tarifas dos EUA serão parcialmente compensadas pelos subsídios do governo para um programa de troca de bens de consumo, como telefones celulares e eletrodomésticos, e pelo aumento das transferências de assistência social, informou a OCDE.
O relatório estimou que a segunda maior economia do mundo, que não é membro da OCDE, crescerá 4,7% este ano e 4,3% em 2026, pouco mudando em relação às previsões anteriores de 4,8% em 2025 e 4,4% em 2026.
A perspectiva para a zona do euro permaneceu inalterada em relação a março, com uma previsão de crescimento de 1,0% este ano e 1,2% no próximo, impulsionada por mercados de trabalho resilientes e cortes nas taxas de juros, enquanto mais gastos públicos da Alemanha impulsionarão o crescimento em 2026.
Para o Brasil, a OCDE manteve a projeção de crescimento ete ano em 2025 em 2,1%, e elevou a estimativa para 2026 a 1,6%, de 1,4% antes. Para a organização, a política monetária restritiva e novas barreiras comerciais serão compensadas apenas parcialmente pelo impacto positivo da política fiscal expansionista. A inflação deve permanecer elevada, disse a OCDE, mas cairá de volta para a meta do Banco Centra na segunda metade de 2026.
palavras-chave: Tarifas de Trump vão afetar economia global mais do que o esperado, alerta OCDE; invistaja.info;
FARIA LIMA | economia | invistaja.info – Tarifas de Trump vão afetar economia global mais do que o esperado, alerta OCDE
REFLEXÃO: Eddy Elfenbein, dono do site Crossing Wall Street: Seja paciente e ignore modismos. Foque no valor e não entre em pânico.
Leia também:
“Tarifaço” faz atividade industrial da China esfriar em maio, mostra PMI do Caixin
Inflação da zona do euro fica abaixo da meta e sustenta apostas de corte nos juros
Petz, Itaú, Azul, Tim, Minerva e mais ações para acompanhar nesta 3ª
Minerva (BEEF3) recompra Bonds no valor de R$ 1,363 bilhão