Publicidade

Tensões no Oriente Médio, Focus, eleições e mais assuntos desta 2ª

Confira os temas que devem mexer com os mercados nesta segunda-feira (7)

Informação para traders e investidores

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Tensões no Oriente Médio, Focus, eleições e mais assuntos desta 2ª; invistaja.info;


GAZO4 | Liq.2meses: 0.0 | EV/EBIT: 1.03 | P/ACL: -0.03 | P/VP: -0.03 | Cresc.5anos: -0.2821 | ROE: -0.1061

ListenToMarket: Tensões no Oriente Médio, Focus, eleições e mais assuntos desta 2ª – Áudio gerado às: 7:10:40

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

A semana começa com temores crescentes de acirramento ainda maior do conflito no Oriente Médio, na data que marca o primeiro aniversário da guerra entre Israel e Hamas, e após o governo israelense intensificar ataques em Gaza e no Líbano no fim de semana. Às 6h45, o barril do Brent ia a US$ 79,70, alta de 2,11% na sessão.

Nos Estados Unidos, a taxa do título do Tesouro de 10 anos, que serve de referência para a precificação de ativos no mundo, voltou a ultrapassar a barreira dos 4% ao ano, com agentes recalculando as expectativas de cortes de juros após uma semana de dados fortes do mercado de trabalho.

Nesta semana, as atenções nos EUA se voltam para a inflação. Na quinta (10), saem os dados da inflação ao consumidor (CPI) e, na sexta (11), ao produtor (PPI). Na quarta (9), será divulgada ata da última reunião do Fomc, que marcou o início do ciclo de cortes de juros nos EUA.

+Taxas de juros futuras têm alta firme no Brasil com emprego nos EUA e petróleo

No Brasil, o destaque desta segunda-feira fica por conta das atualizações do Boletim Focus, do Banco Central, sobretudo para Selic e inflação. O destaque local da semana, por sua vez, será o IPCA de setembro, previsto para ser divulgado na quarta (9).

Com a agenda econômica esvaziada, os investidores fazem o balanço dos resultados do primeiro turno das eleições municipais no Brasil, avaliando a nova configuração das forças políticas, observando o que pode sinalizar para 2026.

Em São Paulo, haverá segundo turno para a disputa pela prefeitura. No páreo, estarão o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), que busca a recondução para mais 4 anos no cargo, e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL).

Já nas capitais, muitas disputas já foram encerradas no primeiro turno. É o caso do Rio de Janeiro, onde Eduardo Paes foi reeleito para o quarto mandato. Em Recife, João Campos foi reeleito prefeito com 78% dos votos. Bruno Reis, apoiado por ACM Neto, foi reeleito prefeito em Salvador. 11 capitais elegeram seus prefeitos em primeiro turno.

No segundo turno, haverá embates em Belo Horizonte, entre Engler e Fuad, em Manaus, entre David Almeida e Capitão Alberto Neto e em Porto Alegre, entre Sebastião Melo (atual prefeito) e Maria do Rosário. Haverá também disputa de segundo turno em Curitiba e mais 15 capitais.

O que vai mexer com o mercado nesta segunda

Agenda

A diretoria do Banco Central ficará mais focada em compromissos fechados à imprensa nesta segunda-feira. O ministro Fernando Haddad se encontra com Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União.

O presidente Lula se reúne com Ministro da Casa Civil, Rui Costa, na parte da manhã. Na sequência, tem encontro com o secretário especial para assuntos jurídicos da Casa Civil, Marcos Rogerio de Souza.

Brasil

8h FGV: IGP- DI (setembro)

8h25 Relatório Focus

8h30 Anfavea: Produção e venda de veículos

10h15 Secex: Balança comercial (semanal)

EUA

16h Crédito ao consumidor

Política

Congresso

Com o fim do primeiro turno, muitos assuntos que deixaram de ser discutidos no Congresso por conta do período das eleições municipais devem ser retomados, em Brasília, mesmo que ainda se tenha um segundo turno, em algumas cidades.

Entre os temas estão o imbróglio das emendas parlamentares, que teve parte suspensa pelo STF, e medidas de aumento de receitas para serem aprovadas, objetivando o déficit zero no ano que vem.

hotWords: eleições médio, desta mais focus,

Seja anunciante no invistaja.info

Além disso, na terça (6), deve ocorrer a confirmação de Gabriel Galípolo pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, como novo presidente do Banco Central.. Após a aprovação, a nomeação segue para confirmação em plenário do Senado.

Eleições

Nas 103 maiores cidades do País − o famoso “G-103” (grupo dos municípios em que existe a possibilidade de haver segundo turno) −, o Partido Liberal (PL) foi a sigla que mais elegeu representantes já em primeiro turno.

O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro conseguiu garantir 10 prefeitos nas 50 cidades com mais de 200 mil eleitores que já definiram a chapa que comandará o Poder Executivo local pelos próximos 4 anos.

Apesar do clima de polarização cristalizada na cena política nacional, como diversos especialistas já cansaram de apontar, as realidades locais se impuseram na maioria dos casos e foram determinantes na escolha dos eleitores − gerando, assim, uma variedade de perfis entre os protagonistas do pleito.

Uns, como Eduardo Paes (PSD), Bruno Reis (União Brasil) e João Campos (PSB), respectivamente, prefeitos do Rio, de Salvador e do Recife, confirmaram o favoritismo indicado pelos elevados índices de aprovação de suas gestões e conquistaram direito de um novo mandato em primeiro turno

Confira a cobertura completa sobre as eleições 2024 na página especial do (MarketMsg)

Internacional

No aniversário de um ano do conflito recente entre Israel e o Hamas, as tensões se intensificam. Os ataques aéreos israelenses atingiram os subúrbios ao sul de Beirute durante a madrugada deste domingo, o bombardeio mais intenso da capital libanesa desde que Israel intensificou sua campanha contra o grupo Hezbollah, apoiado pelo Irã, no mês passado.

Durante a noite, as explosões causaram estrondos em Beirute e provocaram flashes de vermelho e branco por quase 30 minutos, visíveis a vários quilômetros de distância. Foi o maior ataque israelense a Beirute até o momento, segundo testemunhas e analistas militares em canais de TV locais.

O exército israelense anunciou uma “nova fase” da guerra e realizar novas ofensivas no norte de Gaza e no sul Líbano no fim de semana. No domingo (6), o governo do Irã suspendeu voos de todos os aeroportos do país, assim como havia feito antes dos lançamentos de mísseis em direção ao território de Israel na última semana.

Petróleo

Os preços do petróleo disparam nesta manhã, após iniciaram a sessão em queda. Semana passada, os preços do petróleo fecharam com seus maiores ganhos semanais em mais de um ano devido à crescente ameaça de uma guerra regional no Oriente Médio, embora os ganhos tenham sido limitados porque o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desencorajou Israel de atacar instalações iranianas de petróleo.

Às 6h45, o barril do Brent ia a US$ 79,70, alta de 2,11% na sessão.

Economia

Bets

O presidente Lula disse neste domingo que o governo poderá encerrar a liberação das apostas online no país se a regulamentação, prevista para entrar em vigor completamente até o ano que vem, não tiver resultado para controlar os gastos excessivos e o endividamento da população.

“Se não der resultado com a regulamentação, eu quero dizer que não terei nenhuma dúvida de acabar definitivamente com isso”, garantiu o presidente.

Meta de inflação

A adoção da bandeira tarifária vermelha nas contas de energia elétrica e os efeitos do clima seco e da estiagem sobre os preços de alguns alimentos devem fazer com que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) estoure o teto da meta, de 4,5%, em 2024.

Se o cenário de estouro da meta for confirmado, seria a oitava vez, desde a adoção do regime, em 1999, que a inflação fica fora do intervalo de tolerância, e a terceira só nos últimos quatro anos (2021, 2022 e 2024), período em que o Banco Central está sob o comando de Roberto Campos Neto.

Quando a inflação fica acima do teto ou abaixo do piso estabelecido, o presidente do BC deve escrever uma carta ao Conselho Monetário Nacional (CMN) com a descrição detalhada das razões que levaram ao rompimento do limite.

(Com Estadão Conteúdo e Reuters)

GLEBA PALHANO | mercados | invistaja.info – Tensões no Oriente Médio, Focus, eleições e mais assuntos desta 2ª

REFLEXÃO: Morgan Housel: Se preocupe somente quando você achar que tiver tudo resolvido.

Notícias relacionadas:

Ibovespa em alerta: análise técnica aponta para possível correção

Lula diz que pode acabar com Bets se regulação não der resultado

Conta de luz e alimentos reforçam cenário de estouro da meta de inflação

IPCA no Brasil; dados de inflação e ata do FOMC nos EUA: o que acompanhar na semana

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade