Conteúdo de quem vive de mercado
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: TIM (TIMS3) nega formação de consórcio para compra de ativos da Oi móvel (OIBR3); invistaja.info;
GSHP3 | EV/EBITDA: 37.57 | Div.Brut/Pat.: -2.88 | Cresc.5anos: -0.2101 | ROIC: 0.028 | EV/EBIT: 40.23 | P/L: -0.91
ListenToMarket: TIM (TIMS3) nega formação de consórcio para compra de ativos da Oi móvel (OIBR3) – Áudio gerado às: 9:40:36
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
A TIM (TIMS3), em resposta ao Ministério Público Federal (MPF), informou nesta segunda-feira (7) que a operação de venda da Oi móvel da forma como foi desenhada preserva todo o ecossistema de telecomunicações brasileiro.
O MPF recomendou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que reprove a compra da Oi (OIBR3;OIBR4) pela TIM (TIMS3), Vivo (VIVT3) (Telefônica) e Claro devido a “violações à concorrência”.
A avaliação da Procuradoria é que a operação é prejudicial ao mercado e que as teles feriram a lei ao formarem um consórcio para comprar a concorrente.
+Petrobras (PETR4): ministra anuncia venda de fábrica de fertilizantes da estatal à russa Acron
No entanto, a TIM diz que no processo da compra, nunca existiu nenhum consórcio, mas três operações distintas de ativos colocados à venda em função de uma recuperação judicial acompanhada por todas as autoridades competentes, inclusive o MP estadual.
A TIM é compradora da parte maior dos ativos e traduzirá o movimento em maior competição e ampliação dos níveis de serviço para todos seus clientes, incluindo os oriundos da Oi.
O desequilíbrio na dotação de espectro que se criou por meio de outras operações aprovadas é, na verdade, o gerador de assimetria competitiva que essa operação tenta corrigir.
hotWords: (tims3) para (oibr3) formação nega
Publique seu negócio no invistaja.info
Os remédios previstos pela Anatel, os que vierem a ser estabelecidos pelo ACC Cade, o êxito do leilão 5G e a intensa regulação setorial são garantias de um ambiente saudável de competição e investimentos.
Além disso, a aprovação da operação viabiliza um pilar importante: um grande projeto de rede neutra nacional em fibra, um insumo chave para o plano de reconstrução e fortalecimento das telecomunicações no Brasil.
A avaliação desse processo, portanto, precisa levar em conta um quadro amplo de variáveis, em prol de concorrência, investimentos e desenvolvimento tecnológico nas próximas décadas em um setor estratégico para o país.
Vale lembrar que a compra da Oi pelas três teles será julgada pelo tribunal Cade na próxima quarta-feira, dia 9. O parecer do MPF não é vinculativo, ou seja, os conselheiros não são obrigados a seguir o entendimento da Procuradoria.
Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.
palavras-chave: TIM (TIMS3) nega formação de consórcio para compra de ativos da Oi móvel (OIBR3); invistaja.info;
GLEBA PALHANO | mercados | invistaja.info – TIM (TIMS3) nega formação de consórcio para compra de ativos da Oi móvel (OIBR3)
REFLEXÃO: Barry Ritholtz, da Bloomberg: Mantenha a simplicidade, faço menos e administre sua estupidez.
Leia também:
Ibovespa futuro opera em queda, acompanhando exterior, em início de semana movimentada
Projeção do mercado para o IPCA de 2022 sobe de 5,38% para 5,44%, mostra Focus
Oncoclínicas (ONCO3) compra empresa de prevenção e diagnóstico em Sergipe
Determinação do governo é reduzir impostos federais do diesel, diz Ciro Nogueira