Publicidade

Trump retoma ataques a Powell, em pressão que começou no 1º mandato e se intensificou

Repetindo o apelido de “Atrasado Demais” e insistindo que o líder do BC americano se recusa a reduzir juros, Trump disse que as “famílias estão sendo prejudicadas” com as taxas nos níveis atuais

Notícias de investidor para investidor

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Trump retoma ataques a Powell, em pressão que começou no 1º mandato e se intensificou; invistaja.info;


LREN4 | EV/EBITDA: -0.25 | P/VP: 0.01 | Cresc.5anos: 0.1731 | P/ACL: 0.05 | Cotacao: 105.0 | Liq.2meses: 0.0

ListenToMarket: Trump retoma ataques a Powell, em pressão que começou no 1º mandato e se intensificou – Áudio gerado às: 12:40:33

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou nesta quarta-feira, 23, a criticar o chefe do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, em publicação na Truth Social. Repetindo o apelido de “Atrasado Demais” e insistindo que o líder do BC americano se recusa a reduzir juros, o republicano afirmou que as “famílias estão sendo prejudicadas” com as taxas nos níveis atuais.

“Nossa taxa deveria estar 3 pontos porcentuais abaixo do nível atual, o que nos economizaria US$ 1 trilhão por ano. Esse sujeito teimoso no Fed Powell simplesmente não entende, nunca entendeu e nunca vai entender”, escreveu Trump. Ele ainda sugeriu que o Conselho do Fed “deveria agir, mas não tem coragem para isso!”.

+Trump: Se países não abrirem mercados para EUA, tarifas muito maiores serão colocadas

Os ataques são antigos e datam ainda do primeiro mandato do republicano, poucas meses após Trump indicar Powell à presidência do Fed no final de 2017. Quando o BC americano elevou juros em 2018, Trump disse que a autoridade monetária representava um “problema muito maior que a China”.

hotWords: mandato trump pressão intensificou começou

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Após ser eleito para voltar para Casa Branca, o republicano reforçou as críticas. No início de janeiro, o republicano já cogitava uma reformulação na liderança do banco central, incluindo a substituição do atual presidente da instituição. Um mês antes, em dezembro, Trump havia declarado, porém, que não pretendia demitir Powell.

Três dias após a posse, durante o Fórum Econômico de Davos, Trump criticou o nível das taxas de juros mantido pelo Fed e afirmou que pediria uma redução. “Falarei com Powell no momento apropriado e espero que o Fed me escute sobre juros”, disse em 23 de janeiro.

As investidas contra o Fed se intensificaram logo depois. Em 29 de janeiro, Trump afirmou que a autoridade monetária tem “feito um trabalho terrível” na regulamentação bancária. Os ataques mais diretos a Powell começaram no início de abril, quando o republicano pediu que o presidente do Fed cortasse os juros e deixasse de “fazer política”. Desde então, Trump já fez críticas públicas a Powell em pelo menos 24 ocasiões – por redes sociais ou em eventos – com maior frequência nos meses de junho e julho.

As críticas não partem apenas de Trump. Membros do governo, especialmente os conselheiros econômicos da Casa Branca, Peter Navarro e Kevin Hassett, também vêm atacando o Fed. Nesta quarta o secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou que o processo para escolher um substituto para Powell está em andamento, mas ressaltou que não há pressa. Tentando conter o clima de tensão, ele repetiu declarações de Trump de que a demissão do chefe do banco central não está sendo considerada.

palavras-chave: Trump retoma ataques a Powell, em pressão que começou no 1º mandato e se intensificou; invistaja.info;

BRASÍLIA | economia | invistaja.info – Trump retoma ataques a Powell, em pressão que começou no 1º mandato e se intensificou

REFLEXÃO: Harold Pollack, da Universidade de Chicago: Guarde entre 15 e 20% e invista em fundos de índices com taxa baixa.

Tópicos mais acessados:

Vale: como os analistas viram os dados de produção em meio à alta recente das ações

Trump: Se países não abrirem mercados para EUA, tarifas muito maiores serão colocadas

Trump: Se países não abrirem mercados para EUA, tarifas muito maiores serão colocadas

Bessent: processo de substituto de Powell está em andamento, mas não temos pressa

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress