Conteúdo de quem vive de mercado
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: UE planeja subsídios para veículos elétricos em resposta à concorrência chinesa; invistaja.info;
LECO3 | Mrg.Ebit: -0.0214 | P/VP: 0.0 | P/Cap.Giro: 0.0 | P/L: 0.0 | PSR: 0.0 | Cresc.5anos: 0.0358
ListenToMarket: UE planeja subsídios para veículos elétricos em resposta à concorrência chinesa – Áudio gerado às: 19:30:19
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
A União Europeia (UE) está estudando a implementação de um programa de subsídios pan-europeus para impulsionar as vendas de veículos elétricos em um esforço para fortalecer a indústria automotiva europeia, que enfrenta desafios crescentes da concorrência chinesa. As informações são do jornal Financial Times.
Teresa Ribera, vice-presidente executiva da Comissão Europeia, anunciou que as autoridades do bloco estão em processo de elaboração de opções para um programa de incentivos durante o Fórum Econômico Mundial em Davos.
Ribera destacou a importância de uma abordagem unificada em vez de depender de subsídios nacionais individuais, evitando uma “corrida” entre os modelos de cada país.
+Ninguém pensa em usar espaço fiscal para reduzir preços de alimentos, diz Haddad
O chanceler alemão, Olaf Scholz, revelou que a Comissão está avaliando um programa de subsídios que ele havia proposto anteriormente, após a Alemanha ter interrompido de uma hora para outra seu próprio esquema em 2023, o que resultou em uma queda significativa nas vendas de veículos elétricos.
Atualmente, muitos estados-membros da UE oferecem incentivos para a compra de veículos elétricos, mas as condições variam bastante, e alguns países não oferecem subsídios de compra.
Um dos principais desafios para a Comissão Europeia será criar um esquema que esteja em conformidade com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) e que evite o direcionamento de subsídios para montadoras chinesas, que estão rapidamente aumentando sua participação no mercado europeu.
hotWords: elétricos veículos subsídios concorrência para
Publique seu negócio no invistaja.info
Ribera admitiu que é necessário encontrar um “equilíbrio complicado” entre a rápida eletrificação e a capacidade das marcas europeias de atender à demanda em termos de quantidade e qualidade.
Ribera, que é responsável pela estratégia de “indústria verde” da UE, enfatizou que um possível esquema de incentivos seria apenas uma das várias medidas necessárias para apoiar um setor considerado vital para a economia europeia.
Ela também descartou a ideia de adiar o prazo de 2035 para a proibição de novas vendas de motores de combustão interna, afirmando que a indústria automotiva precisa de “previsibilidade e clareza”.
Além disso, Ribera se mostrou aberta a flexibilizar as metas anuais de vendas de EVs e as multas que os fabricantes enfrentam por não cumprirem esses objetivos.
Ela afirmou que há uma “conversa aberta” com os fabricantes sobre compromissos alternativos que poderiam ser feitos em termos de investimento, visando garantir que a legislação facilite a transição para veículos elétricos e a descarbonização do setor automotivo europeu.
palavras-chave: UE planeja subsídios para veículos elétricos em resposta à concorrência chinesa; invistaja.info;
GLEBA PALHANO | economia | invistaja.info – UE planeja subsídios para veículos elétricos em resposta à concorrência chinesa
REFLEXÃO: James Early, do Motley Fool: Explore a fraqueza cognitiva dos outros
Leia também:
Petrobras inicia fase vinculante de processo de venda de Campo de Tartaruga
Petrobras inicia fase vinculante de processo de venda de Campo de Tartaruga
S&P 500 atinge recorde de fechamento com falas de Trump e balanços em foco
Ninguém pensa em usar espaço fiscal para reduzir preços de alimentos, diz Haddad
Publique seu negócio no invistaja.info