Vacinação por comorbidades: veja lista de doenças e como funciona a imunização em diversos estados

Vacinação por comorbidades tem também faixas etárias em alguns estados; em outros, adultos com comorbidades de qualquer idade podem se vacinar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Investindo como um profissional

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Vacinação por comorbidades: veja lista de doenças e como funciona a imunização em diversos estados; invistaja.info;


BMIN4 | P/VP: 0.83 | PSR: 0.0 | Liq.Corr.: 0.0 | ROIC: 0.0 | EV/EBIT: 0.0 | P/L: 49.38

LONDRINA | invistaja.info — A vacinação contra Covid-19 para pessoas com comorbidades avança em diversos estados. Mas muitos brasileiros ainda têm dúvidas sobre que tipo de comorbidade têm direito à vacina — e sobre como está a imunização em sua região.

O (invistaja.info) compilou abaixo a lista com as comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde. Também explicou como funciona a vacinação por comorbidades em diversos estados brasileiros. Lembrando que essa condição de risco precisa ser verificada por meio de um comprovante — exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica.

Em estados como São Paulo, a vacinação por comorbidades tem também faixas etárias. Já estados como o Rio Grande do Sul estão vacinando todas as pessoas com comorbidades que tenham 18 anos ou mais, a idade mínima para tomar imunizantes como AstraZeneca/Oxford e CoronaVac.

+Units do Banco Inter saltam mais de 15% com notícia de aporte de até R$ 2,5 bi pela Stone; BRF e Marfrig caem forte

Vacinação por comorbidades (e por idade)

No estado de São Paulo, a vacinação no estado acompanha um critério de idade. Em 12 de maio, foram vacinadas pessoas com comorbidades que tivessem entre 55 e 59 anos de idade. Em 14 de maio, foram imunizadas pessoas com comorbidades que tivessem entre 50 e 54 anos de idade.

No dia 21 de maio, foram vacinadas pessoas com comorbidades com entre 45 e 49 anos de idade. No dia 28 de maio, será a vez das pessoas com comorbidades que tenham 40 a 44 anos de idade. Mais fases para imunização de pessoas com comorbidades ainda não foram divulgadas pelo governo de São Paulo.

A vacinação por comorbidades separada por faixa etária também acontece no Rio de Janeiro. A imunização começou em 26 de abril, começando por pessoas com 59 anos de idade. A cada dois dias são vacinadas pessoas com um ano de idade a menos, chegando à imunização de pessoas com 49 anos de idade nos dias 28 e 29 de maio.

O Espírito Santo iniciou a vacinação de pessoas com comorbidades em 3 de maio, também seguindo o critério de faixas etárias: de 50 a 59 anos; de 40 a 49 anos; de 30 a 39 anos; e de 18 a 29 anos de idade.

Já o estado de Minas Gerais começou a vacinar pessoas com comorbidades a partir de uma remessa de imunizantes recebida no dia 5 de maio. Em Belo Horizonte, por exemplo, a imunização de pessoas com comorbidades e entre 55 e 59 anos de idade começou em 22 de maio. As faixas etárias vão decrescer até 26 de maio, quando serão vacinadas as pessoas com comorbidades e com 18 a 39 anos de idade.

Em Sergipe, a primeira fase de vacinação para pessoas com comorbidades começou no dia 4 de maio. O estado afirmou que a vacinação ocorrerá entre quem tem entre 18 e 59 anos, começando pelos que têm mais idade.

Em Santa Catarina, no Paraná e no Rio Grande do Sul, o ritmo de vacinação também é por faixa etária. Em Florianópolis, a vacinação de pessoas com comorbidades e 18 anos ou mais começou no dia 20 de maio. Em Curitiba, a vacinação de pessoas com comordidades e 30 anos de idade ou mais se iniciou no dia 12 de maio. Já em Porto Alegre, a primeira dose foi aplicada em pessoas com comorbidades de 18 anos ou mais no dia 19 de maio.

No Mato Grosso, doses foram recebidas no dia 20 de maio. No dia 22 de maio, a capital Cuiabá começou a cadastrar para imunização pessoas com comorbidades entre 18 e 29 anos de idade.

Já no Mato Grosso do Sul, o último carregamento de doses foi recebido em 18 de maio. Na capital Campo Grande, a imunização de pessoas com comorbidades e com 18 anos de idade ou mais já começou.

Em Goiás, a imunização de pessoas com comorbidades entre 18 e 59 anos de idade também começou. O último lote recebido para vacinar esse grupo foi recebido no dia 18 de maio.

No Distrito Federal, a vacinação também está vacinando pessoas com comorbidades, mas com escalonamento de idade. Pessoas com comorbidades e entre 30 e 59 anos de idade já podem fazer agendamento. Pessoas com comorbidades que têm entre 18 e 29 anos de idade podem realizar cadastro, mas ainda sem agendamento.

hotWords: vacinação diversos imunização veja estados lista

Seja anunciante no invistaja.info

O estado do Tocantins recebeu uma remessa de imunizantes no dia 18 de maio, destinada à vacinação das pessoas com comorbidades. O estado não discriminou divisão de vacinação por faixa etária nesse grupo.

Na Bahia, a vacinação também seguiu faixas etárias. A primeira foi anunciada no dia 2 de maio, para pessoas com comorbidades que tivessem 50 anos ou mais. As pessoas com comorbidades e com 18 anos de idade ou mais já foram incluídas na vacinação do estado no dia 17 de maio.

No Maranhão, a vacinação contra Covid-19 para pessoas com comorbidades também avança. O estado está vacinando grávidas e puérperas com comorbidades neste momento.

O Piauí iniciou a vacinação de pessoas com comorbidades no dia 3 de maio, começando pela faixa etária de 55 a 59 anos de idade.

As pessoas com comorbidades também já estão sendo imunizadas contra a Covid-19 no Ceará. No dia 18 de maio, o estado recebeu mais uma remessa de vacinas para seguir vacinando esse grupo. Em seu plano estadual, o Ceará não fez divisões por faixas etárias entre as pessoas com comorbidades.

O Rio Grande do Norte coloca entre os grupos prioritários idosos acima de 75 anos de idade; idosos institucionalizados; população indígena aldeada; população quilombola; e trabalhadores de saúde. As pessoas com comorbidades não estão destacadas, mas 3,68% desse grupo já foi vacinado, segundo monitoramento do estado. Na capital Natal, a vacinação de pessoas com comorbidades que tenham mais de 18 anos de idade foi continuada em 22 de maio.

No painel de distribuição de doses na Paraíba, as pessoas com comorbidades ainda não aparecem contempladas. A vacinação desse público começou na segunda-feira (24) na capital João Pessoa, sem distinção de faixa etária.

Em Pernambuco, algumas comorbidades receberão vacinação sem diferença de faixa etária; outras terão imunização com base nas faixas etárias de seus portadores (veja a distinção por comorbidade). No último boletim do estado, de 23 de maio, cerca de 130 mil pessoas com comorbidades já tinham recebido pelo menos a primeira dose.

O estado do Alagoas afirma que já imunizou todos os grupos prioritários. Em Maceió, as pessoas que têm 59 anos de idade e sem comorbidades começaram a ser vacinadas na segunda-feira (24). Essa imunização também seguirá ordem alfabética de nomes.

No Acre, a vacinação de pessoas com comorbidades já começou. A capital Rio Branco começou a imunizar esse público em 3 de maio, pelas pessoas com comorbidades que têm 59 anos de idade. O último público com comorbidades a ser vacinado na capital foi o que tem 25 anos de idade, com imunização marcada em 17 de maio.

No Amazonas, a imunização desse grupo também já foi iniciada. Em Manaus, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) afirma que começou a vacinar pessoas com comorbidades e com 18 a 59 anos de idade em 29 de março. Também diz que já cumpriu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para vacinação desse grupo.

Em Rondônia, a vacinação de pessoas com comorbidades já começou e está separada por faixa etária também. A remessa recebida no dia 19 de maio, por exemplo, tem entre o público atendido as pessoas com comorbidades que tenham entre 55 e 59 anos de idade.

Em Roraima, a vacinação de pessoas com comorbidades já começou. Na capital Boa Vista, a vacinação de pessoas com comorbidades chegou até a faixa etária de 40 a 44 anos de idade a partir desta segunda-feira (24). A partir de 27 de maio, serão vacinadas pessoas com comorbidades entre 30 a 39 anos idade. A partir de 31 de maio, pessoas com comorbidades entre 18 e 29 anos de idade.

No Amapá, a imunização de pessoas com comorbidades contra Covid-19 começou no dia 12 de abril. Em Macapá, a vacinação na última segunda-feira (24) focou em trabalhadores da educação, idosos,  profissionais da saúde, grávidas e puérperas com comorbidades e deficientes permanentes. Mas pessoas entre 18 e 59 anos com comorbidades também estão nos grupos vacinados.

O estado do Pará anunciou no dia 14 de maio que estava em fase de vacinar idosos, indígenas, trabalhadores de saúde, agentes de segurança pública, populações quilombolas e pessoas com comorbidade. Na capital Belém, pessoas com comorbidades nascidas entre 1980 a 1985 e entre 1962 a 1979 foram vacinadas nesta segunda-feira (24) e continuarão sendo vacinadas nesta terça-feira (25).

Aprenda a identificar os produtos financeiros para blindar seu patrimônio contra o “Risco Brasil”. Inscreva-se no curso gratuito.

palavras-chave: Vacinação por comorbidades: veja lista de doenças e como funciona a imunização em diversos estados; invistaja.info;

MARINGÁ | economia | invistaja.info – Vacinação por comorbidades: veja lista de doenças e como funciona a imunização em diversos estados

REFLEXÃO: Morgan Housel: Se preocupe somente quando você achar que tiver tudo resolvido.

Leia também:

Mineradores de Bitcoin criam conselho para discutir uso de energia limpa durante reunião com Elon Musk

Dólar fecha em queda puxado por exterior em dia de menor volume de negócios no Brasil

“Estamos em um movimento de reprecificação”, diz presidente do BC sobre juros

Ibovespa fecha em alta de 1,2% com Petrobras e varejistas e atinge 124 mil pontos pela 1ª vez desde janeiro

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.