Investindo como profissionais
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Vai sobrar petróleo em 2025? Diretor do IEA diz que sim, por fraca demanda da China; invistaja.info;
ELMD3 | Liq.Corr.: 1.71 | P/ACL: -3.71 | Cotacao: 17.05 | P/EBIT: 8.95 | DY: 0.0051 | P/Ativo: 1.03
ListenToMarket: Vai sobrar petróleo em 2025? Diretor do IEA diz que sim, por fraca demanda da China – Áudio gerado às: 11:0:25
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
Cingapura (invistaja.info) – O crescimento da demanda de petróleo da China deverá permanecer fraco em 2025, apesar das recentes medidas de estímulo de Pequim, já que a segunda economia do mundo está eletrificando a frota de automóveis e cresce em um ritmo mais lento, disse o chefe da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) nesta segunda-feira (21).
A China, que foi responsável por mais de 60% do crescimento da demanda global de petróleo na última década, quando sua economia cresceu 6,1% em média, está desacelerando, disse o diretor executivo da IEA, Fatih Birol, à Reuters, durante a conferência da Semana Internacional de Energia de Cingapura.
“A economia chinesa com cerca de 4% (de crescimento) ou em torno disso significaria que a China precisará cada vez menos de energia”, disse ele, acrescentando que a demanda por veículos elétricos, que se tornaram competitivos em termos de custo em relação aos carros convencionais, continuará a crescer.
+Preços ao produtor (PPI) na Alemanha têm em setembro o 15º mês seguido de deflação
“O impacto do estímulo não foi tão significativo quanto alguns dos observadores do mercado esperavam”, disse Birol, referindo-se aos recentes anúncios fiscais de Pequim com o objetivo de reavivar o crescimento econômico.
“Ele ainda é limitado. E, como vemos hoje, será muito difícil ver um grande aumento da demanda chinesa por petróleo.”
hotWords: fraca petróleo china sobrar demanda
Publique seu negócio no invistaja.info
Os preços globais do petróleo estão oscilando em torno de US$ 70 por barril, depois de cair mais de 7% na semana passada, apesar do aumento das tensões geopolíticas no Oriente Médio.
“Um dos dois motivos pelos quais observamos uma reação moderada nos preços do petróleo é que a demanda está fraca este ano e a expectativa é de que ela será fraca no próximo ano”, disse Birol, observando que a demanda chinesa por petróleo teria ficado estável este ano se não fosse pelos produtos petroquímicos.
Outro fator que limita os preços do petróleo é o aumento da oferta dos produtores não pertencentes à Opep — EUA, Canadá, Brasil e Guiana –, que é maior do que o crescimento da demanda global de petróleo, acrescentou.
Quando perguntado se ele espera que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados, um grupo conhecido como Opep+, interrompa os cortes de produção em 2025, Birol disse que cabe à Opep decidir sobre isso.
“O que vejo é que haverá um excedente de petróleo no próximo ano nos mercados se não houver grandes mudanças no contexto geopolítico”, disse ele.
palavras-chave: Vai sobrar petróleo em 2025? Diretor do IEA diz que sim, por fraca demanda da China; invistaja.info;
LONDRINA | mercados | invistaja.info – Vai sobrar petróleo em 2025? Diretor do IEA diz que sim, por fraca demanda da China
REFLEXÃO: Harold Pollack, da Universidade de Chicago: Guarde entre 15 e 20% e invista em fundos de índices com taxa baixa.
Tópicos mais acessados:
América Latina se prepara para impacto das eleições dos EUA sobre comércio e tarifas
BCE: analistas preveem cortes de juros consecutivos até março, com pausa em abril
Sabesp (SBSP3) estima receber R$ 455 mi após acordos envolvendo precatórios
Referendo na Moldávia autoriza adesão do país à UE por pequena margem
Publique seu negócio no invistaja.info