Conteúdos sobre investimentos
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Vale: acordo de Mariana desconstrói ação no exterior e marca nova fase, diz diretoria; invistaja.info;
OGXP3 | P/ACL: 0.0 | P/Ativo: 0.925 | P/Cap.Giro: 0.0 | PSR: 0.0 | Mrg.Ebit: 0.0 | P/L: -2.15
ListenToMarket: Vale: acordo de Mariana desconstrói ação no exterior e marca nova fase, diz diretoria – Áudio gerado às: 16:20:35
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
O destaque da teleconferência de resultados do terceiro trimestre da Vale (VALE3) foi, como o esperado, o acordo de Mariana (MG), fechado com autoridades brasileiras nesta sexta-feira (25).
As mineradoras Vale, BHP e Samarco assinaram com autoridades um acordo definitivo que envolve um total de 170 bilhões de reais para reparação e compensação pelo rompimento de barragem em Mariana, que ocorreu em novembro de 2015.
Para a diretoria da companhia, o acerto representa uma potencial nova fase para a Vale e tem o condão de deixar para trás questionamentos sobre a tragédia. Além disso, “desconstrói o principal argumento de advogados das vítimas do rompimento da barragem em ação movida contra a BHP na Justiça de Londres”, disse nesta sexta-feira o vice-presidente Executivo de Assuntos Corporativos e Institucionais da Vale, Alexandre D’Ambrosio.
+Usiminas (USIM5) volta a animar após bater projeção no 3T e traz bons sinais à frente
Segundo o diretor, o argumento seria de que o Brasil não teria capacidade de resolver de forma célere e justa a questão.
“O caso aqui no Brasil desconstrói o principal argumento dos advogados no Reino Unido, que é de que esse tipo de problema não está sendo resolvido de forma séria no Brasil, e que acabou de cair por terra com esse acordo, porque ele mostra que, de fato, a resolução aqui é possível, é eficiente, é rápida e é o local correto”, afirmou, durante conferência com analistas para comentar os resultados trimestrais.
“A decisão de assinar o acordo hoje é um passo importantíssimo”, disse o presidente da Vale, Gustavo Pimenta,. “A jurisdição correta para se fazer o acordo é o Brasil, é onde a decisão deve ser discutida e tomada. Por isso, estamos muito felizes com o desfecho hoje”, reforçou o CEO.
Pimenta também afirmou durante a conferência que “a assinatura de um acordo definitivo para a reparação integral confirma que as instituições brasileiras são sólidas, competentes e legítimas para resolver nossas questões”.
“O acordo também reforça nosso compromisso para com as pessoas, as comunidades e o meio ambiente”, adicionou.
“Temos uma maior obrigação para cumprir no curto prazo e impacto diminuíra com tempo”, diz Murilo Muller, CFO da mineradora. O executivo comentou o cronograma de obrigações de pagamentos previsto no acordo, com obrigações ao longo de 20 anos.
hotWords: acordo nova fase, exterior diretoria vale:
Quando questionado sobre potencial impacto de novas provisões no pagamento de dividendos e, até mesmo, de dividendo extraordinários, o executivo (CEO) destacou que a companhia sempre encontrou formas de navegar e que assim faria novamente. “Sempre fizemos e vamos continuar fazendo”, afirmou Pimenta.
Foco em otimização e flexibilidade
Pelo aspecto operacional, a otimização de portfólio foi citada como um dos focos da mineradora daqui para frente. “Temos agido muito no portfólio de produtos e nossa ideia é ter um portfólio flexível, que a gente consiga ajustar para otimizar o valor”, diz Rogério Nogueira, atualmente como vice presidente de Soluções em Minério de Ferro.
O presidente da Vale, Gustavo Pimenta, citou a necessidade de busca de desempenho com cultura de segurança e performance, destacando a busca pela capacidade de forma criativa para o minério de ferro. “A gente perdeu um pouco nossa competitividade por vários motivos, mas tenho confiança de que conseguiremos buscar agenda com afinco e tenho confiança na nossa capacidade de entregar”.
Sobre níquel, a Vale considera ainda que o minério é relevante para transição energética mas a diretoria assume que é necessário que seja construído portfólio correto para que a empresa possa navegar no segmento. “Já temos passado por algumas melhorias no custo unitário e algumas iniciativas implementadas no sentido de aumentar a produtividade já tem trazido frutos”, diz Shaun Usmar, diretor da divisão de metais básicos.
Sobre ampliação da atuação da companhia para outras frentes, o CEO afirmou que a companhia, hoje, não visa novos produtos e que estão satisfeitos com os atuais, embora sempre dispostos a analisar oportunidades.
“Estamos felizes com o portfólio que temos. Eu queria ter mais cobre do que temos, mas é um trabalho que vamos fazer. O que temos hoje são as commodities que sabemos que podemos entregar. Sempre estamos abertos mas estamos felizes com as commodities que temos e queremos crescer nelas”, afirmou o presidente da mineradora na última pergunta da teleconferência.
(com Reuters)
palavras-chave: Vale: acordo de Mariana desconstrói ação no exterior e marca nova fase, diz diretoria; invistaja.info;
FARIA LIMA | mercados | invistaja.info – Vale: acordo de Mariana desconstrói ação no exterior e marca nova fase, diz diretoria
REFLEXÃO: Tim Hanson, da Motley Fool: Compre ações impressionantes por preços que não refletem sua grandiosidade.
Leia também:
Ânimo continua e risco-país da Argentina cai para menos de 1.000 pontos nesta sexta
Embraer vende aeronaves à República Tcheca e reforça (de novo) momento positivo
Bolsas da Europa fecham sem direção única e caem na semana; juros e balanços no radar
Usiminas (USIM5) espera mais redução de custo no 4º trimestre