Publicidade

Varejo tem queda de 1,6% em março, aponta o Índice do Varejo Stone

A queda foi puxada pelo comércio digital, que registrou queda mensal de 12,9%, enquanto o varejo físico apresentou baixa de 0,1%

Notícias de trader para trader

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Varejo tem queda de 1,6% em março, aponta o Índice do Varejo Stone; invistaja.info;


ELPL4 | P/EBIT: 0.97 | P/Ativo: 0.109 | P/VP: 0.56 | Liq.2meses: 0.0 | Mrg.Ebit: 0.1588 | EV/EBIT: 3.05

ListenToMarket: Varejo tem queda de 1,6% em março, aponta o Índice do Varejo Stone – Áudio gerado às: 7:10:18

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

O mercado de trabalho continua aquecido, trazendo pressões para a inflação que acabam por retrair o consumo. Por conta disso, as vendas do comércio brasileiro voltaram a apresentar resultados negativos no último mês, com uma retração de 1,6% ante fevereiro, de acordo com o Índice do Varejo Stone (IVS). Em relação ao mesmo período do ano anterior, a queda foi de 1,8%.

Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, destaca que mercado formal surpreendeu positivamente com a criação de quase 200 mil vagas, segundo dados do Caged. E que esse cenário acaba mantendo a pressão sobre a inflação, ao mesmo tempo em que as famílias estão mais endividadas. “Esse aperto no orçamento, somado à inflação, tem pesado no consumo e ajuda a explicar a desaceleração do varejo nos últimos quatro meses”, comentou.

Leia também: Varejo tem queda mensal de 0,9% em vendas em fevereiro, diz Stone

+Brasileirão: Clubes da Série B podem receber 20 vezes menos do que os da elite

A queda foi puxada pelo comércio digital, que registrou queda mensal de 12,9%, enquanto o varejo físico apresentou baixa de 0,1%.

No comparativo anual, o comércio digital também teve retração maior, de 13,1%, e o físico seguiu na mesma linha, com queda de 2,8%.

Leia também: Vendas no varejo do Brasil avançam 0,5% em fevereiro, diz IBGE, em linha com esperado

Segmentos

hotWords: março, stone queda aponta 1,6%

Publique seu negócio no invistaja.info

Na análise mensal, sete dos oito segmentos analisados registraram queda em março. As quedas foram observadas nos setores de Material de Construção (-5,5%), Tecidos, Vestuário e Calçados (-3,4%), Móveis e Eletrodomésticos (-2,7%), Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (-2%), Artigos Farmacêuticos (-1,9%), Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (-0,3%) e Combustíveis e Lubrificantes (-0,1%). A única alta foi do setor de Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (2,2%).

No comparativo anual, o segmento de Material de Construção teve melhor desempenho, com alta de 3,2%, seguido por Combustíveis e Lubrificantes, que cresceu 2,3%. Os demais setores registraram queda: Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (-13,6%), Móveis e Eletrodomésticos (-8,8%), Tecidos, Vestuário e Calçados (-3,9%), Artigos Farmacêuticos (-3,5%), Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (-3,2%) e Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (-1,3%).

Destaques regionais

No recorte regional, sete estados apresentaram crescimento no comparativo anual:  Acre (2,1%), Pará (1,7%), Goiás (1%), Roraima (0,8%), Piauí (0,6%), Sergipe (0,5%) e Amazonas (0,3%).

Já entre os estados com resultados negativos, Rio Grande do Sul apresentou a maior queda, de 8,2%, seguido por Rondônia (-5,5%), Rio Grande do Norte (-5,2%), Mato Grosso do Sul (-4,8%), Pernambuco (-3,7%), Santa Catarina (-3,4%), Distrito Federal e Paraná (-2,9%), Bahia (-2,7%), Ceará (-2,4%), Minas Gerais (-2,2%), Tocantins (-2%), Espírito Santo e Alagoas (-1,7%), Mato Grosso e São Paulo (-1,4%), Paraíba (-0,5%) e Amapá (-0,4%). O estado do Maranhão foi o único que reportou estabilidade, com 0,0%.

palavras-chave: Varejo tem queda de 1,6% em março, aponta o Índice do Varejo Stone; invistaja.info;

CALIFORNIA | economia | invistaja.info – Varejo tem queda de 1,6% em março, aponta o Índice do Varejo Stone

REFLEXÃO: Ben Carlson, autor de A Wealth of Common Sense – A riqueza do senso comum, em tradução livre: Menos é mais. O processo de investimento deve ser mais importante que os resultados. Comportamento correto na hora de investir é a chave.

Leia também:

Tarifas: Trump diz que analisará “toda a cadeia de suprimentos eletrônicos”

Navarro: Tarifas podem contribuir com crescimento do PIB e efeito deflacionário

Número de mortos em desabamento de boate dominicana sobe para 226

Ray Dalio diz que guerra comercial de Trump colocou EUA “perto de uma recessão”

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade