Informação para traders e investidores
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: Volume de serviços cresce 0,5% em agosto frente julho, em linha com o esperado; alta na comparação anual é de 16,7%; invistaja.info;
SOJA3 | Pat.Liq: 538581000.0 | P/VP: 3.16 | ROIC: 0.1245 | PSR: 2.879 | P/EBIT: 17.97 | Cresc.5anos: 0.0
ListenToMarket: Volume de serviços cresce 0,5% em agosto frente julho, em linha com o esperado; alta na comparação anual é de 16,7% – Áudio gerado às: 9:10:29
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
LONDRINA | invistaja.info — O volume de serviços no Brasil avançou 0,5% em agosto na comparação com julho, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quinta-feira (14).
Na comparação com agosto de 2020, o volume de serviços cresceu 16,7%, sexta taxa positiva consecutiva. No acumulado do ano, o setor avançou 11,5% frente a igual período do ano anterior. Em 12 meses, ao passar de 2,9% em julho para 5,1% em agosto, manteve a trajetória ascendente iniciada em fevereiro deste ano (-8,6%) e alcançou a taxa mais intensa da série histórica, iniciada em dezembro de 2012.
A expectativa de analistas ouvidos pela Refinitiv era de alta de 0,5% frente ao mês imediatamente anterior, e de 16,3% frente ao mesmo período do ano anterior.
+Samarco: Justiça prorroga por mais 6 meses recuperação judicial
“O setor de serviços mantém sua trajetória de recuperação em agosto, sobretudo nos serviços considerados não presenciais, mas também nos presenciais, com o avanço da vacinação e o aumento da mobilidade das pessoas. Desde junho do ano passado, o setor acumula 14 taxas positivas e somente uma negativa, registrada em março, quando algumas atividades consideradas não essenciais foram fechadas por determinação de governos locais em meio ao avanço da segunda onda do coronavírus”, explica o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.
O avanço dos serviços em agosto foi impulsionado por quatro das cinco atividades, com destaque para serviços de informação e comunicação (1,2%) e transportes (1,1%), após resultados negativos em julho.
hotWords: agosto julho, cresce comparação volume 0,5% anual
“O primeiro foi impulsionado pelos serviços de desenvolvimento e licenciamento de softwares, portais e provedores de conteúdo e ferramentas de buscas na internet, além de edição integrada e impressão de livro. O segundo pelo transporte aéreo de passageiros e operação de aeroportos, na medida em que houve maior fluxo de passageiros se deslocando e aumentando a receita das companhias aéreas e das concessionárias de aeroportos. Destaco ainda a parte de logística de cargas”, detalha Rodrigo Lobo.
Os serviços prestados às famílias avançaram 4,1% em agosto, quinta taxa positiva desde abril, acumulando crescimento de 50,5%. Esse avanço vem, novamente, do segmento de alojamento e alimentação, como os hotéis e restaurantes. Mesmo com o avanço em agosto, serviços prestados às famílias operam 17,4% abaixo do patamar de fevereiro de 2020.
Com o menor impacto no índice, outros serviços (1,5%) eliminaram o recuo do mês anterior (-0,2%). “Essa atividade foi impulsionada pelos serviços financeiros auxiliares e, em menor medida, pelos serviços de pós-colheita correlacionados à agropecuária, como contratação de mão de obra para colheita da safra ou plantação de algum produto agrícola e locação de maquinário. Uma vez que é feita a colheita, há um conjunto de serviços que são utilizados nesse processo agrícola”, explica Lobo.
(com Agência de Notícias do IBGE)
Analista da Clear apresenta plano detalhado para começar a construir uma renda diária utilizando a Bolsa de Valores. Inscreva-se grátis.
palavras-chave: Volume de serviços cresce 0,5% em agosto frente julho, em linha com o esperado; alta na comparação anual é de 16,7%; invistaja.info;
BRASIL | economia | invistaja.info – Volume de serviços cresce 0,5% em agosto frente julho, em linha com o esperado; alta na comparação anual é de 16,7%
REFLEXÃO: Robert Brokamp, da Motley Fool: Diversificação reduz os riscos, aumenta a previsibilidade e impulsiona os retornos.
Tópicos mais acessados:
Crise de energia causa migração para petróleo e demanda pode subir com força, diz AIE
Após decidir unificar produção, Honda abre programa de demissões
Presidente turco demite membros do BC contrários a cortar juros
Entre em contato para anunciar no invistaja.info