Informação para quem vive o mercado
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: Senador alerta Conselho da Petrobras e Cade sobre risco em venda da Rlam; invistaja.info;
CSRN6 | Mrg.Ebit: 0.1686 | EV/EBIT: 8.77 | P/ACL: -1.16 | P/Ativo: 0.572 | Cresc.5anos: 0.1135 | EV/EBITDA: 7.16
O senador Jean-Paul Prates (PT-RN) enviou ao Conselho de Administração da Petrobras (PETR3;PETR4) e ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ofício alertando que a venda da refinaria da estatal na Bahia, Rlam, está sendo feita sem a devida transparência e poderá trazer consequências para quem aprovar a alienação sem verificar as denúncias que vêm sendo feitas.
O Conselho de Administração da Petrobras se reúne na manhã desta quarta-feira para avaliar a venda da unidade, que pode ser a primeira e última alienação de uma refinaria pelo atual presidente, Roberto Castello Branco, que será substituído pelo general Joaquim Silva e Luna em abril.
Prates destacou no documento, que a própria empresa admitiu que o valor de venda está abaixo do esperado, como indicam também estudos de bancos e instituições, e que não há garantia de que não será formado um monopólio regional após a venda da unidade para o fundo de investimento árabe Mubadala.
+Ibovespa Futuro sobe com recuperação de ações cíclicas no mundo e sinalização pró-vacina de Bolsonaro
“O panorama que observamos é o de mobilização por parte de uma empresa estatal para alienação expedita de seus ativos, evadindo a necessária autorização legal, sem transparência no processo licitatório, por valor abaixo da referência de mercado, num período de transição entre mandatos do presidente e de membros de seu Conselho Administrativo”, ressalta o senador.
hotWords: venda conselho alerta sobre petrobras
Prates observou ainda, que a defesa da Petrobras para a venda “de afogadilho” e por um preço abaixo do que era esperado antes da pandemia, se deve ao risco de não cumprimento do Termo de Cessação de Conduta (TCC) estabelecido com o Cade, o que traria, segundo a Petrobras, “severo risco de não implementação de política de preços competitivos e flexíveis nos próximos três anos”.
“Desse modo, julgo imprescindível recomendar que não ofereça sua anuência à aludida proposta, caso ela se mostre verídica. O afogadilho não pode prejudicar o desenvolvimento do mercado, nem deveria nos levar a deslocar o debate público do que seria a real prioridade do momento: estancar as mais de três mil mortes diárias de vítimas brasileiras do coronavírus”, afirma Prates em ofício enviado ao presidente do Cade, Alexandre Barreto de Souza, e a todos os membros do Conselho.
Participe do Treinamento gratuito Scalper Pro e entenda como extrair lucro e controlar riscos na Bolsa em operações que duram minutos ou segundos! Inscreva-se aqui.
palavras-chave: Senador alerta Conselho da Petrobras e Cade sobre risco em venda da Rlam; invistaja.info;
CALIFORNIA | mercados | invistaja.info – Senador alerta Conselho da Petrobras e Cade sobre risco em venda da Rlam
REFLEXÃO: Michael Batnick, gestor de patrimônios da Ritholtz: Evitar erros catastróficos é mais importante do que construir o portfólio perfeito.
Tópicos mais acessados:
Saúde pede liberação de 20 milhões de doses da Covaxin à Anvisa; agência destaca pendências
Carrefour não pretende fazer cisão entre atacarejo e varejo, diz CEO
BC criará novos rankings “Top 5” para projeções do mercado