Publicidade

Ações de Vale (VALE3), CSN (CSNA3) e Usiminas (USIM5) puxam Ibovespa para baixo após dados da China

Mineradoras e siderúrgicas recuam por conta de performance do minério e travam alta do índice
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Informação para o trader investidor

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Ações de Vale (VALE3), CSN (CSNA3) e Usiminas (USIM5) puxam Ibovespa para baixo após dados da China; invistaja.info;


INEP4 | P/L: -0.64 | ROIC: -0.1932 | Mrg.Ebit: -32.5152 | EV/EBIT: -3.96 | ROE: 0.1386 | Liq.2meses: 1452660.0

ListenToMarket: Ações de Vale (VALE3), CSN (CSNA3) e Usiminas (USIM5) puxam Ibovespa para baixo após dados da China – Áudio gerado às: 13:1:4

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

Mineradoras e siderúrgicas são destaque entre as quedas do Ibovespa desta terça-feira (28) e pesam no índice, que cai 0,74%, aos 104.778 pontos, por volta do meio dia. Vale (VALE3), CSN (CSNA3) e Usiminas (USIM5) caem, respectivamente, 2,27%, 0,44% e 1,86%.

A baixa dessas companhias é explicada, principalmente, pela queda do preço do minério de ferro na China, motivada pela recuou de 2,3% da produção de aço na China em dezembro. No porto de Qingdao o preço da commodity desvalorizou mais de 3% durante a madrugada.

“A menor produção levou também ao aumento do estoque do minério na China”, comenta Henrique Esteter, especialista de mercados do (invistaja.info).

+JP Morgan diz que investidores estão muitos pessimistas, mas não vê risco de selloff iminente nos EUA

Apesar disso, essas empresas não são as maiores quedas porcentuais do índice. “Vale e siderúrgicas são empresas que possuem muito peso no Ibovespa. Só a Vale, se você for somar a Bradespar (BRAP4), representa mais de 10% da pontuação”, explica Esteter.

Vale (VALE3)

Sobre a Vale, pesa a informação de que a Samarco, sua joint venture com o grupo anglo-australiano BHP, e seus credores não chegaram a um acordo de recuperação judicial em um primeiro momento, mas que as negociações devem continuar, afirmaram ambas as partes em comunicados na segunda-feira.

Em abril de 2021, a Samarco pediu proteção à Justiça, com dívidas de R$ 50,5 bilhões, em meio a uma batalha com credores donos de bônus emitidos pela empresa. Em julho, os credores rejeitaram uma proposta feita pela Samarco, e novas propostas feitas posteriormente por cada um dos lados não levaram a um acordo.

Em outubro, o prazo da recuperação judicial da Samarco foi estendido para até 9 de abril de 2022.

Altas

Dessa forma, em termos percentuais, as maiores quedas, ao meio dia, estavam com Assaí (ASAI3), Intermédica (GNDI3) e Hapvida (HAPV3).

hotWords: baixo china puxam usiminas para dados (vale3),

Publique seu negócio no invistaja.info

Do outro lado, entre as maiores altas, estão BrMalls (BRML3), Hypera (HYPE3) e Rede D’Or (RDOR3).

As companhias de shopping são destaque entre as altas, surfando ainda na publicação de ontem feita pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) de que as vendas nos centros de compras cresceram, de forma real, 10% no Natal 2021 na comparação com a mesma data do ano passado.

Além da BrMalls, Iguatemi ([ativo=IGTA3]) e Multiplan (MULT3) também sobem.

Ibovespa cai, a despeito de altas no exterior

O principal índice da bolsa brasileira cai, ignorando as movimentações do mercado externo. Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq sobem respectivamente, 0,61%, 0,27% e 0,13%. Os índices europeus também avançam, com DAX, da Alemanha, CAC, da França e STOXX 600, de todo o continente, subindo, na mesma sequência, 0,66%, 0,56% e 0,59%.

“O clima continua positivo nos mercados globais, uma vez que disseminação da Ômicron não tem feito com que os governos tomem medidas restritivas duras até agora. Como a variante parece mesmo ser uma versão mais branda da doença, analistas entendem que a nova onda da Covid não será um risco para a recuperação econômica global”, explicam os analistas da XP Investimentos em relatório.

Pesa no índice, além da performance das mineradoras, também a divulgação de índices. A FGV divulgou pela manhã que a confiança dos setores de serviço e comércio recuaram em dezembro ante novembro.

Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, no início da manhã, que a taxa de desemprego recuou para 12,2% no  trimestre encerrado em outubro, ante 12,6% no segundo trimestre. Apesar da melhora aparente, com a diminuição do número de desempregados, também há pontos negativos.

“Vimos de fato a aceleração dos empregos, mas o nível de renda é ainda bem baixo. A renda média do trabalho é a menor da série histórica iniciada em 2012”, comenta Esteter.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.

palavras-chave: Ações de Vale (VALE3), CSN (CSNA3) e Usiminas (USIM5) puxam Ibovespa para baixo após dados da China; invistaja.info;

FARIA LIMA | mercados | invistaja.info – Ações de Vale (VALE3), CSN (CSNA3) e Usiminas (USIM5) puxam Ibovespa para baixo após dados da China

REFLEXÃO: Eddy Elfenbein, dono do site Crossing Wall Street: Seja paciente e ignore modismos. Foque no valor e não entre em pânico.

Notícias relacionadas:

Prorrogada a suspensão de bloqueio de aposentadoria por ausência de prova de vida

Investidor vê recuperação turbulenta para bolsa brasileira

Relembre cinco momentos marcantes para a filantropia em 2021

Estoque de crédito sobe 1,8% em novembro ante outubro para R$ 4,575 tri, diz BC

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade