invistaja.info | Informação p/ quem vive o mercado

Publicidade

Ata do Copom e prévia do PIB no Brasil, inflação nos EUA: o que olhar na semana

Tudo o que o investidor precisa saber antes de operar na semana

Informação para traders e investidores

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Ata do Copom e prévia do PIB no Brasil, inflação nos EUA: o que olhar na semana; invistaja.info;


TUPY3 | Cresc.5anos: 0.2776 | Mrg.Liq.: 0.0447 | Mrg.Ebit: 0.0798 | P/EBIT: 4.0 | Div.Brut/Pat.: 1.14 | P/L: 7.14

ListenToMarket: Ata do Copom e prévia do PIB no Brasil, inflação nos EUA: o que olhar na semana – Áudio gerado às: 9:12:32

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

A semana passada foi marcada pela decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) que decidiu pelo corte de 0,25 ponto percentual na taxa Selic. A ata da reunião, a ser divulgada na terça-feira (14) será observada de perto pelos investidores, uma vez que 5 membros do comitê – incluindo o presidente do Banco Central – votaram para uma redução de 0,25 ponto percentual, enquanto 4 diretores optaram por um corte de 0,50 p.p. Ao contrário do início do ciclo, que também começou com um placar dividido, o comunicado não explicitou os motivos dos votos de cada grupo. Além disso, também não há um comprometimento com relação aos próximos passos da política monetária. Assim, o documento a ser divulgado trará mais informações acerca da leitura do BC sobre a conjuntura doméstica e o cenário global.

Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Os próximos dias serão marcados ainda pela apresentação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) e pela Pesquisa Mensal de Serviços Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A semana também contará com o fim da temporada de resultados do primeiro trimestre de 2024, com importantes divulgações, como a Petrobras (PETR4) na segunda-feira (13).

+Preço do diesel e do GLP ficam estáveis na semana; gasolina sobe 0,5%, aponta ANP

No início da semana, destaque fica para o índice de confiança do empresário industrial (ICEI) de maio e serão apresentados os semanais Relatório Focus, pelo Banco Central, e a balança comercial, pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), na segunda. Na terça-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trará a Pesquisa Mensal de Serviços e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) trará o levantamento da safra de grãos de 2023/2024.

Na quarta-feira, o índice IBC-Br de atividade econômica será apresentado pelo Banco Central assim como os dados semanais de fluxo cambial. No dia seguinte, será apresentado o Monitor do PIB de março, além do Indicador de Comércio Exterior. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) trará os Índices de Preços ao Consumidor semanal (IPC-S) e mensal (IGP-10) de maio.

“Esperamos um aumento mensal de 1,08%, levando a taxa anual para -1,3%, em comparação com -3,8% em abril. Os preços industriais no atacado devem acelerar, refletindo os preços do minério de ferro”, comenta a equipe econômica do Itaú sobre o IGP-10.

Por fim, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas apresenta o seu IPC semanal e o IBGE traz a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) contínua trimestral do 1º trimestral. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) traz a sondagem industrial.

No campo político, a expectativa é que os esforços continuem focados em medidas de auxílio ao estado do Rio Grande do Sul diante das enchentes. Nos últimos dias, o Congresso aprovou um projeto de lei proposto pelo governo para declarar estado de calamidade pública, autorizando o uso de fundos na região sem se preocupar com a meta fiscal. Além disso, foi realizado pacote de ajuda de R$ 50 bilhões provenientes de adiantamentos de despesas ou de adiamento temporário de impostos.

Temporada de resultados

Confira as divulgações da semana:

13 de maio

AZUL

FERBASAVESTEANIMACEDROHAPVIDACLEARSALEENJOEIEVENGRUPO NATURAGRUPO SBFITAUSAKORA SAUDELOCALIZAMELNICKOCEANPACTONCOCLINICASPETROBRASPORTOBELLORAIZENTECHNOSTERRASANTAPATRACK FIELDUNICASAIRBBRASIL REBOA SAFRAJHSF PART

hotWords: semana brasil, eua: prévia

Publique seu negócio no invistaja.info

14 de maioAERISBANRISULBRADESPARBRQDOTZ SAENEVAEUCATEXGOLHELBORJBSLOJAS MARISAMETALFRIOMULTILASERNUBANKNUTRIPLANTPORTO SEGUROPOSITIVO TECQUALITY SOFTSEQUOIA LOGSPRINGSTAURUS ARMASTUPYVITTIAVIVER

15 de maio

GAFISATCAGRIBRASILAGROGALAXYALLIARALPHAVILLEAMBIPARBAHEMABANCO BMGBBMLOGISTICABIOMMBRISANETCELESCDASAEQUATORIALEUROFARMA SAFER HERINGERGETNINJASIMC S/AINTER SALIFEMEDLIGHT S/ALUPATECHMARFRIGORIZONPOMIFRUTASPRATICARENOVAROSSI RESIDSAFIRA ENERGTRIUNFO PARTUNIFIQUEWESTWINGDIMED – PANVEL

Inflação e indústria dos EUA em destaque

Nos EUA, os destaques serão os dados da indústria. Na terça-feira, será apresentado o índice de preços ao produtos de abril e o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, discursará.

No dia seguinte, o índice de preços ao consumidor será apresentado, com projeção LSEG de alta de 0,4% na comparação mensal. O Bank of America, por sua vez, espera alta menor, de 0,33%, enquanto o núcleo da inflação iria para 0,28% de alta mensal. Essa seria uma moderação importante em relação à média de avanço de 0,37% no primeiro trimestre. “No entanto, na nossa opinião, não será suficiente moderação para proporcionar muita confiança ao Fed sobre a desaceleração do ritmo de preços”, aponta o banco americano.

Também na quarta, as vendas no varejo serão conhecidas, com estimativa LSEG de 0,2% (mês a mês) e o índice Empire Manufacturing de atividade será divulgado, com estimativa LSEG de -10. Na quarta-feira, será apresentado o índice de atividade do Fed Filadélfia com dados de maio e projeção LSEG de 8, os pedidos de auxílio desemprego serão conhecidos assim como os dados da produção industrial, com expectativa LSEG de 0,2% na comparação mensal. Na sexta-feira, o Conference Board apresenta os indicadores antecedentes de abril.

No exterior, a Alemanha apresenta o índice de preços ao consumidor de abril e o levantamento ZEW de sentimento econômico de maio na terça-feira. Na quarta, será a vez da Zona do Euro divulgar o PIB do 1º trimestre com dados preliminares e a produção industrial de março. Nesse dia, o Japão também apresentará seu PIB do 1º trimestre.

Na quinta-feira, a China trará diversos dados econômicos, como a produção industrial, os investimentos em ativos fixos, a taxa de desemprego e os dados de venda no varejo. Sem dada ainda fixa, a China também apresentará os dados de crédito agregado na semana, assim como os novos empréstimos.

palavras-chave: Ata do Copom e prévia do PIB no Brasil, inflação nos EUA: o que olhar na semana; invistaja.info;

BRASIL | mercados | invistaja.info – Ata do Copom e prévia do PIB no Brasil, inflação nos EUA: o que olhar na semana

REFLEXÃO: Tom Gardner, da Motley Fool: Encontre lideres notáveis e uma missão para o longo da vida.

Notícias relacionadas:

Preço do diesel e do GLP ficam estáveis na semana; gasolina sobe 0,5%, aponta ANP

Azul (AZUL4): como o “efeito Gol” e o macro afetarão o resultado do 1º tri da aérea?

Magalu: estratégia dá frutos, mas ação desaba após 1T24; ainda não é suficiente?

Dólar hoje fecha em alta e avança 1,75% na semana com dados dos EUA e “Fed-boys”

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress