Conteúdos sobre investimentos
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Bolsas da Europa fecham na maioria em baixa, seguindo semana de ganhos; invistaja.info;
DHBI4 | P/EBIT: -0.2 | P/L: -0.04 | Cresc.5anos: -0.2362 | ROIC: -0.105 | Div.Brut/Pat.: -0.99 | Cotacao: 1.01
As bolsas da Europa fecharam na maioria em baixa nesta segunda-feira, 30, em um cenário de realização de lucros após os avanços da última semana, e com atenções aos desdobramentos do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A postura comercial da administração norte-americana segue em foco mas outras decisões também são observadas.
O índice pan-europeu Stoxx 6000 fechou em baixa de 0,42%, a 541 37 pontos. Em Londres, o FTSE 100 caiu 0,43%, a 8.760,96 pontos. Em Frankfurt, o DAX recuou 0,51%, a 23.909,61 pontos. Em Paris, o CAC40 teve queda de 0,33%, a 7.665,91 pontos.
O governo do Reino Unido anunciou que o acordo comercial que reduziu tarifas dos EUA para carros e peças de aeronaves britânicos entrou em vigor hoje. A fabricante britânica de motores para aviões Rolls-Royce subiu 1,59% em Londres.
+Caged, Focus, resultado primário, fórum do BCE e mais destaques desta 2ª
Já o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, disse no domingo à noite que as negociações comerciais com os EUA foram retomadas após o governo canadense desistir de tributar empresas de tecnologia americanas.
Os EUA têm a expectativa de fechar “vários” acordos comerciais antes de 9 de julho, segundo declaração recente do secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent.
hotWords: europa maioria fecham semana baixa,
Seja anunciante no invistaja.info
As ações reagiram ao plano de Trump (apoiado pelo Senado) de eliminar gradualmente os subsídios à energia limpa. A Orsted despencou 3,72% e a Vestas 7,97% em Copenhague, enquanto a EDP Renováveis caiu 4,29% em Lisboa, pressionando o PSI 20 à uma queda de 0,89%, a 7.456,27 pontos. Por trás do movimento, está a proposta que exige que os projetos elegíveis para incentivos de energia limpa sejam apenas aqueles que concluam a construção até 2027. Até agora, a exigência era que a construção começasse até o final de 2025.
O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, afirmou que a economia da zona do euro está estagnada por uma “enorme e brutal incerteza” em torno da política comercial global e, por mais que considere o crescimento econômico no primeiro trimestre como “bom”, acredita que no segundo e terceiro trimestres, “será quase estável”.
Entre os indicadores, taxa anual de inflação ao consumidor (CPI, pela sigla em inglês) da Alemanha teve alta de 2,0% em junho, uma desaceleração na comparação a maio, quando teve alta de 2 1%. O resultado contrariou a previsão de analistas, que previam avanço de 2,2%. Já as vendas no varejo alemão tiveram uma inesperada queda de 1,6% em maio. No Reino Unido, foi registrado crescimento de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2025.
Por outro lado, em Milão, o FTSE MIB subiu 0,13%, a 39.792,22 pontos. Em Madri, o Ibex35 teve alta de 0,16%, a 13.991,90 pontos.
palavras-chave: Bolsas da Europa fecham na maioria em baixa, seguindo semana de ganhos; invistaja.info;
GLEBA PALHANO | mercados | invistaja.info – Bolsas da Europa fecham na maioria em baixa, seguindo semana de ganhos
REFLEXÃO: Michael Kitces, conselheiro financeiro: Invista pensando no longo prazo, não especule, mas, não ignore as flutuações do mercado.
Tópicos mais acessados:
JPMorgan vê cenário desafiador para aço brasileiro e reforça preferência por Gerdau
Mais da metade dos postos de saúde do país tem só um médico
Dólar cai com otimismo sobre acordos comerciais dos EUA, em dia de formação da Ptax
Bessent: EUA podem voltar às tarifas de 2 de abril caso não haja avanço em acordos
Entre em contato para anunciar no invistaja.info