invistaja.info | Informação p/ quem vive o mercado

Publicidade

Brasil passa a apoiar negociações para quebra de patentes de vacinas

País quer acelerar produção em países em desenvolvimento

Informação para traders e investidores

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Brasil passa a apoiar negociações para quebra de patentes de vacinas; invistaja.info;


JSLG3 | P/Ativo: 0.632 | P/VP: 2.58 | Cresc.5anos: -0.2604 | Div.Brut/Pat.: 2.11 | PSR: 2.266 | EV/EBIT: 26.4

ListenToMarket: Brasil passa a apoiar negociações para quebra de patentes de vacinas – Áudio gerado às: 19:30:49

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

Após a aprovação pelo Senado do projeto de lei que autoriza a quebra temporária de patentes e insumos de vacinas contra a Covid-19, o governo brasileiro passou a apoiar as negociações na Organização Mundial do Comércio (OMC) em torno da medida.

A nova posição do governo brasileiro foi divulgada no fim da tarde desta sexta-feira (7) em nota conjunta dos Ministérios das Relações Exteriores, da Saúde, da Economia e de Ciência, Tecnologia e Inovações.

Segundo o comunicado, o governo brasileiro “recebeu com satisfação” a disposição dos Estados Unidos em discutir, na OMC, um acordo multilateral que permita a quebra temporária de patentes e torne viáveis esforços para aumentar a produção e a distribuição global de insumos e de vacinas. A mudança de posição do governo norte-americano havia sido anunciada na última quarta-feira (5).

+Vendas no varejo caem 0,6% em março, mas resultado é bem melhor do que o esperado

“O Brasil compartilha o objetivo expresso pela representante comercial do governo dos EUA, embaixadora Katherine Tai, de prover vacinas seguras e eficientes ao maior número de pessoas possível no menor intervalo de tempo possível”, destacou o texto. Na OMC, informou o comunicado, o Brasil continuará a trabalhar com a diretora-geral do órgão, Ngozi Okonjo-Iweala, e com os demais países para a construção de uma solução “consensual e cooperativa”.

A nota conjunta acrescenta que a flexibilização de posições dos Estados Unidos e de vários países em torno da quebra temporária de patentes será importante para contribuir para uma resposta internacional adequada à pandemia de covid-19. O texto recorda que o licenciamento compulsório de patentes está previsto na legislação brasileira e no Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (Trips, na sigla em inglês).

hotWords: passa patentes vacinas apoiar para

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Segundo o governo brasileiro, além da suspensão de dispositivos do Acordo Trips para o combate à pandemia, o Brasil trabalhará pela implementação de uma proposta de “terceira via”, que envolve a cooperação entre países detentores de tecnologias para a produção de vacinas e o funcionamento de fábricas atualmente com capacidade ociosa em países em desenvolvimento. Em particular, o Brasil discutirá, em maior profundidade, com os Estados Unidos, sua nova posição e suas implicações práticas para facilitar o acesso a vacinas e a medicamentos no combate à covid-19.

“O governo brasileiro aprofundará, com flexibilidade, pragmatismo e responsabilidade, consultas com todos os seus parceiros internacionais, bem como junto ao setor privado, para desenvolver os entendimentos multilaterais necessários a uma rápida e segura produção e distribuição de vacinas”, ressaltou o comunicado.

Ontem (6), o chanceler Carlos Alberto Franco França tinha afirmado, em audiência pública no Senado, que o país mantinha a posição contrária à quebra de patentes da vacina e de insumos contra a covid-19. No entanto, ele tinha admitido que o governo brasileiro poderia rever a posição caso a mudança de postura do governo norte-americano atendesse aos interesses do país.

Em 2021 você pode fazer da Bolsa a sua nova fonte de renda. Inscreva-se e participe gratuitamente da Maratona Full Trader, o maior evento de Trade do Brasil.

palavras-chave: Brasil passa a apoiar negociações para quebra de patentes de vacinas; invistaja.info;

GLEBA PALHANO | economia | invistaja.info – Brasil passa a apoiar negociações para quebra de patentes de vacinas

REFLEXÃO: Robert Brokamp, da Motley Fool: Diversificação reduz os riscos, aumenta a previsibilidade e impulsiona os retornos.

Saiba mais:

Dólar emenda 6 semanas de queda e vai à mínima desde janeiro puxado por exterior e BC

Ação da JHSF sobe quase 3% e mais reações a balanços; frigoríficos revertem queda e Eletrobras avança 4%

OMS dá aprovação de emergência para vacina da Sinopharm; análise da CoronaVac fica para próxima semana

Números da B2W mostram oportunidades e desafios da fusão com a Lojas Americanas

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress