Campos Neto: IPCA foi menos pior que o esperado, mas pior que projetado há um mês

Ele admitiu que as projeções do mercado para a inflação em 2022 continuam em trajetória de elevação
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Investindo como um profissional

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Campos Neto: IPCA foi menos pior que o esperado, mas pior que projetado há um mês; invistaja.info;


MBLY3 | Cresc.5anos: 0.0 | PSR: 0.903 | P/L: -9.94 | Div.Brut/Pat.: 0.12 | P/Ativo: 0.698 | ROE: -0.0944

ListenToMarket: Campos Neto: IPCA foi menos pior que o esperado, mas pior que projetado há um mês – Áudio gerado às: 15:40:24

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, avaliou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 1,16% de setembro foi menos pior do que esperado, mas pior do que projetado há um mês pelo mercado e pelo próprio BC.

“Há sinais mistos no IPCA do mês passado. A inflação de serviços nos IPCA de setembro foi um pouco melhor que a esperada, mas persistiram efeitos em alimentos e energia”, apontou, em participação em evento virtual organizado pelo Itaú BBA.

Ele admitiu que as projeções do mercado para a inflação em 2022 continuam em trajetória de elevação, relacionada com a inércia inflacionária esperada na passagem deste ano para o próximo.

+Dados da Azul, resultado da Camil, joint venture da Grendene com 3G, parceria do Méliuz com Captalys e mais

Campos Neto voltou a destacar que há uma queda mais generalizada nos indicadores de confiança dos consumidores. “Muitas pessoas ainda não recuperaram seus empregos, e isso está se refletindo nos indicadores de confiança”, apontou.

O presidente do Banco Central repetiu que o mercado passou a prever um crescimento menor para a economia brasileira em 2022. Ele lembrou que diversas projeções para o crescimento das economias de países avançados e emergentes têm sido revisadas para baixo, como o exemplo das expectativas de menor demanda e atividade chinesas. Citou que a recuperação da Europa está atrás do visto em outras regiões, ainda que os números sejam melhores na margem.

Repetindo a mesma apresentação feita em ocasiões anteriores, Campos Neto mais uma vez alegou que a alta da inflação é generalizada em diversos países. “Há grande surpresa de inflação em países desenvolvidos, com uma onda de alta de preços de energia. Essa crise de energia começa a abater a Europa, e os preços devem subir”, completou.

hotWords: ipca neto: campos menos esperado,

Anuncie no invistaja.info

Cenário fiscal e de crédito

O presidente do Banco Central voltou também a dizer que a questão fiscal ainda gera um “debate polêmico” no Brasil, embora os indicadores de resultado primário e endividamento bruto estejam melhores que o esperado.

“Parte dessa melhora de fato é causada pela inflação, mas parte é explicada por outros fatores estruturais. Mas essa melhora não se reflete ainda nas curvas de juros. Mesmo com surpresa fiscal, tem dúvidas sobre arcabouço que vai prevalecer com a nova formatação do programa social. Acredito que essas dúvidas trazem incertezas, mas esperamos que em breve essas dúvidas sejam sanadas”, repetiu.

Ao comentar sobre o mercado de crédito, Campos Neto considerou que, mesmo com a Selic em trajetória crescente, os spread bancários ainda estão próximos das mínimas históricas.

Analista da Clear apresenta plano detalhado para começar a construir uma renda diária utilizando a Bolsa de Valores. Inscreva-se grátis.

palavras-chave: Campos Neto: IPCA foi menos pior que o esperado, mas pior que projetado há um mês; invistaja.info;

CALIFORNIA | economia | invistaja.info – Campos Neto: IPCA foi menos pior que o esperado, mas pior que projetado há um mês

REFLEXÃO: Eddy Elfenbein, dono do site Crossing Wall Street: Seja paciente e ignore modismos. Foque no valor e não entre em pânico.

Notícias relacionadas:

Méliuz chega a disparar mais de 7% em meio a anúncio de parceria para cartão de crédito e com alívio na curva de juros

Ibovespa sobe 3% após dado fraco de trabalho nos EUA e com IPCA alto, mas abaixo do esperado; juros DI despencam

Petrobras eleva preço da gasolina em 7,2% para distribuidoras após 58 dias de estabilidade; valor do GLP também sobe

Após pressão de minoritários, Omega faz nova proposta para incorporação de empresa-irmã; ações sobem na Bolsa

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade