Caos logístico abala exportação de carne do Paraguai e Uruguai

Falta de contêineres, elevação dos fretes e as incertezas em relação aos prazos de transporte impactam diretamente o setor
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias de trader para trader

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Caos logístico abala exportação de carne do Paraguai e Uruguai; invistaja.info;


FRAS3 | Div.Brut/Pat.: 0.81 | Liq.Corr.: 2.0 | P/VP: 3.34 | P/Cap.Giro: 5.01 | EV/EBIT: 12.44 | P/Ativo: 1.224

ListenToMarket: Caos logístico abala exportação de carne do Paraguai e Uruguai – Áudio gerado às: 10:10:22

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

(invistaja.info) – Interrupções no transporte marítimo global e rios atingidos pela seca ameaçam reduzir as exportações de carne bovina do Uruguai e do Paraguai, em um momento em que a alta de preços dos alimentos aumenta a inflação em todo o mundo.

No Paraguai, que não tem saída para o mar, os abates nos frigoríficos devem diminuir de 20% a 25% este mês devido à falta de contêineres, à elevação dos fretes e às incertezas em relação aos prazos de transporte, afirmou Korni Pauls, vice-presidente da Câmara Paraguaia de Carnes.

“Isso vai continuar pelo menos até setembro e outubro”, disse Pauls em entrevista por telefone. “Essa redução dos abates se refletirá nos volumes de exportação em setembro.”

+Banco do Brasil aprova R$ 527,136 milhões de remuneração aos acionistas em juros sobre o capital próprio

Pauls fez os comentários depois que frigoríficos uruguaios alertaram sobre potenciais cortes de produção no mês que vem. A carne congelada está se acumulando em armazéns refrigerados porque os navios porta-contêineres estão desviando do porto de Montevidéu em favor de escalas mais lucrativas.

Alguns frigoríficos uruguaios estão mandando contêineres por terra a portos no sul do Brasil ou mesmo a Valparaíso, no Chile.

O aperto no mercado de contêineres e portos sobrecarregados nos EUA, Europa e Ásia fazem com que companhias de navegação cancelem paradas nos portos da costa atlântica da América do Sul.

hotWords: paraguai caos carne logístico

Anuncie no invistaja.info

Nem mesmo o Brasil, maior exportador mundial de carne vermelha, está imune: a carne bovina está se acumulando nos portos porque não há disponibilidade suficiente de contêineres refrigerados. Embora seus números sejam menores do que os do Brasil, Paraguai e Uruguai se aproximam regularmente do topo do ranking mundial de exportação de carne bovina.

Nos últimos meses, frigoríficos paraguaios começaram a transportar pequenos volumes de carne refrigerada até os portos de Santos e Paranaguá, a um custo imenso, disse Pauls.

O Paraguai é menos dependente do transporte marítimo do que o Uruguai porque leva cerca de 45% de suas exportações de carne bovina em caminhões até consumidores no Brasil, Chile e Uruguai.

No entanto, os custos de envio para alguns mercados no exterior subiram até 30% porque, com a queda do nível da água nos rios Paraguai e Paraná em meio à seca, as barcas que usam essas hidrovias para ligar o Paraguai a portos em Buenos Aires e Montevidéu estão operando com 40% da capacidade, explicou Pauls.

“As rotas têm cronogramas definidos que não estão sendo respeitados”, disse ele. “A viagem de Assunção à Europa costumava levar de 40 a 42 dias, agora são 60 dias.”

As melhores recomendações de investimentos por 30 dias grátis: conheça o Expert Pass

palavras-chave: Caos logístico abala exportação de carne do Paraguai e Uruguai; invistaja.info;

FARIA LIMA | negocios | invistaja.info – Caos logístico abala exportação de carne do Paraguai e Uruguai

REFLEXÃO: Michael Batnick, gestor de patrimônios da Ritholtz: Evitar erros catastróficos é mais importante do que construir o portfólio perfeito.

Leia também:

Falta de chips continua em 2022, diz fornecedora de montadoras

Banco Inter fecha acordo para comprar fintech USEND nos EUA

Inflação PCE nos EUA cresce a 0,4% em julho; núcleo fica em linha com o esperado

Nova proposta fixa “sublimite” para precatório

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade