invistaja.info | Informação p/ quem vive o mercado

Publicidade

CMN aprova condições de linhas de crédito para áreas em estado de calamidade pública

Financiamentos serão concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou por meio de instituições financeiras habilitadas; em ambos os casos, as instituições assumirão o risco de crédito

Notícias do mercado financeiro

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: CMN aprova condições de linhas de crédito para áreas em estado de calamidade pública; invistaja.info;


RAPT3 | Liq.Corr.: 1.89 | P/VP: 0.9 | Div.Brut/Pat.: 2.09 | P/Ativo: 0.191 | ROE: 0.1187 | P/ACL: -1.77

ListenToMarket: CMN aprova condições de linhas de crédito para áreas em estado de calamidade pública – Áudio gerado às: 10:30:9

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, na quarta-feira (5), em reunião extraordinária, uma resolução que regulamenta as novas linhas de financiamento destinadas às pessoas físicas e jurídicas localizadas em áreas com calamidade pública decretada.

Segundo a resolução, os financiamentos serão concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou por meio de instituições financeiras por ele habilitadas. Em ambos os casos, as instituições assumirão o risco de crédito das operações.

Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

+Por que “notícias ruins” deixaram de ser positivas para os investidores das Bolsas?

As novas linhas terão taxas máximas de 6% ao ano a 11% ao ano ao tomador final em operações contratadas diretamente pelo BNDES. Já nas operações indiretas, essas taxas variam de 7% ao ano e 12% ao ano.

Os recursos dos financiamentos concedidos são oriundos do superávit financeiro do Fundo Social (FS). As taxas cobradas ao tomador final serão justamente a soma das taxas do fundo e da remuneração do BNDES ou instituição financeira.

hotWords: para pública aprova áreas calamidade

Publique seu negócio no invistaja.info

Para as linhas de projetos de investimento, aquisição de máquinas e equipamentos, materiais de construção ou serviços relacionados, os recursos serão disponibilizados a 1% a.a.

Já para a linha de capital de giro, as taxas serão de 4% a.a. para micro, pequenas e médias empresas que faturam até R$ 300 milhões e de 6% a.a. para empresas com faturamento superior a este valor.

Os prazos de financiamento variam entre 60 e 120 meses e o período de carência será entre 12 e 24 meses, a depender da linha.

O CMN determinou ainda que a remuneração da instituição financeira para cobertura do risco das operações concedidas diretamente pelo BNDES pode ser de até 5% a.a. Já nas operações indiretas, o BNDES terá remuneração de até 1,5% a.a. e a instituição financeira repassadora cobrará adicionalmente até 4,5% a.a. dos mutuários.

As pessoas jurídicas que quiserem receber o apoio financeiro, segundo o CMN, precisarão ter o compromisso de manter ou ampliar o número de empregos existentes anteriormente ao decreto de calamidade pública.

palavras-chave: CMN aprova condições de linhas de crédito para áreas em estado de calamidade pública; invistaja.info;

MARINGÁ | economia | invistaja.info – CMN aprova condições de linhas de crédito para áreas em estado de calamidade pública

REFLEXÃO: Harold Pollack, da Universidade de Chicago: Guarde entre 15 e 20% e invista em fundos de índices com taxa baixa.

Saiba mais:

Campos Neto diz que piora de expectativa do mercado para inflação preocupa BC

Pedidos de auxílio desemprego nos EUA sobem para 229 mil semana

Dólar hoje opera com leve alta frente ao real e atinge a marca de R$ 5,30

Ibovespa Futuro tem leve alta com atenção a falas de membros do BC

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress